Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi para todos. Estou com um problema chato que está me torrando a paciência já. Tenho um modem da TP-Link, modelo TD 8816 versão branca, acho que é antigo, pois no site da TP-Link o mesmo é preto agora.

Eu troco a senha do mesmo, mas ele não reconhece e consequentemente eu não consigo acessar a interface dele. Parece que ele está mudando sozinho ou esquecendo a senha. Só dando reset pra daí eu conseguir acessá-lo. Será que tem alguém mudando minha senha? Onde eu vivo é bem seguro, aqui por perto não tem ninguém com capacidade pra conseguir invadir minha rede (uso o TD 8816 com outro roteador Wi-Fi da TP-Link). Como eu descubro qual o problema com o modem?

• 5 semanas depois...
Postado

Boa noite man!!você conseguiu resolver esse problema? Eu tb tenho um td 8816 só que do preto e tá com o mesmo problema!!realmente é chato toda vez que se precisa acessar o modem ter que reconfigurá-lo!!

• 3 semanas depois...
Postado

Fala amigo. Vamos lá.

Três possíveis causas pra isso:

(1) Levou o modem na garantia já que ele está perdendo a configuração? Dá esse problema na memória flash interna dele e perde configuração toda vez que é religado. Ai não tem o que fazer, manda pra garantia ou já era mesmo (essa memória é soldada e interna).

(2) Capaz que alguém da sua rede esteja alterando a senha do modem, seja pra brincar ou sei lá o quê, já que você disse que usa roteador e compartilha acesso.

Por que todo aparelho desse tipo de fábrica costuma vim com usuário e senha admin/admin e cara, essa informação praticamente todo mundo sabe. Então qualquer um da sua rede pode acessar o modem e alterar a senha interna dele.

Resolva alterando a senha padrão deste modem.

Vá no seu navegador, entre no menu do modem com IP padrão 192.168.1.1, digite admin/admin como usuário e senha por enquanto.

Depois vá lá em cima em Maintenance -> Adminstration.

Confirma se o usuário é admin.

Então digite nos dois campos de senha a sua senha particular pra configurar o modem (você que define a sua senha neste momento). Clique em Save depois pra salvar e é provável que esse problema de alguém de mudar configuração dele pare.

(3) Algum malware ou script está modificando a configuração do seu modem.

Sim, isto existe! Principalmente no caso acima que o script muda sua configuração do modem se o usuário e senha estiverem padrão de fábrica.

Esta brecha acontece muito pro malware modificar o DNS e as vítimas acessam sites falsos que capturam dados em vez dos verdadeiros.

Vá na internet e pesquise a matéria de um consultor de segurança chamado Flávio que trabalha na Kaspersky, ele fez uma matéria especial explicando esta vulnerabilidade de modems ADSL, especialmente os 500B da D-Link.

Pode atualizar o firmware do seu TD8816 se quiser, pois pode resolver esta questão de segurança causada por estes scripts, mas tenha muito atenção ao atualizar.

Espero que tenha lido e ajudado. Até.

• 2 anos depois...
Postado

Peço desculpas por ressuscitar este tópico, mas eu já tive esse problema e consegui resolvê-lo.

Trata-se de uma pequena vulnerabilidade encontrada em alguns modens (versões antigas) desse modelo TD-8816. Neste artigo, você pode encontrar mais informações sobre a tal vulnerabilidade (em inglês). No entanto, por praticidade, vou deixar uma solução rápida abaixo*:

1. Resete as configurações de seu modem segurando o botão pequeno atrás dele com um lápis. Segure por aproximadamente 30 segundos.

2. Nesse ponto, você deve ter acesso ao usuário e senha padrão: admin/admin. Entre nas configurações do modem e insira o usuário e senha padrão. Normalmente você acessa por 192.168.1.1 ou 192.168.0.1.

3. Realize as configurações principais através do wizard. Você pode acessá-lo clicando no primeiro botão do menu, Quick Start. Lá você vai informar as configurações do modem, como Bridge ou PPPoe, horário, usuário e senha fornecido pela operadora da internet.

4. Agora você vai bloquear a tal vulnerabilidade. No menu, vá em Access Management -> ACL.

4.1. A primeira opção, ACL, vai estar desativada. Clique em activated.

4.2. Em ACL Rule Index, provavelmente estará com o valor 1, deixe esse valor.

4.3. Active : Yes

4.4. Secure IP Address: 0.0.0.0 ~ 0.0.0.0

4.5. Application: ALL

4.6. Interface: LAN

5. Após configurado, clique em Save.

Realizado todos esses passos, você anula a vulnerabilidade que permite que seu modem seja alvo de hackers que acessam seu modem e alteram a senha e usuário para entrar nas configurações do modem. As configurações deverão ficar semelhantes a imagem anexada a esse post.

*Uma última observação: Se você ler o artigo que mencionei anteriormente, você vai perceber que isso desativa a opção de router do modem. Logo, o modem funcionará apenas como modem.

Configuração do modem (bug).png

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!