Ir ao conteúdo

Ajuda com montagem de circuito

T4g0

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde.

Sou novo aqui no Fórum e iniciante na eletrônica, por isso gostaria da ajuda de vocês.

Preciso montar um projeto para a faculdade e estou com dúvidas quanto a montagem.

O projeto é uma Chave de retardo com circuito RC e transistor.

Alguém pode me ajudar com essa dúvida?

Desde já agradeço pela atenção.

Postado

Se o comportamento esperado for o de que o acionamento da carga seja efetuado após determinado tempo que a chave tenha sido fechada, isso pode ser conseguido com o circuito abaixo.

Nele, somente após determinado período de tempo é que o LED irá acender.

Circuitopararetardonoacionamento.png

Postado

muito obrigado.

Irei mostrar para o professor e ver se é isso mesmo.

mas pelo que eu vi só existe um led, tem como eu adicionar um led que indica que o sistema foi acionado e após o tempo determinado ele aciona o led principal?

Postado

Para esse circuito qual as medidas mais fáceis para usar em cada componente?

Tipo resistor de qtos A e capacitor?

Postado

Os valores dependem da tensão de alimentação e do tempo que se quer de retardo.

Não uso simuladores. Se souber usar algum você pode testar o circuito com estes valores que coloquei para ver se funciona e como fica a temporização:

Circuitopararetardonoacionamento4.png

Repare que acrescentei outro resistor.

Esse circuito está errado. Leiam comentário do mroberto98 adiante

Postado

Acho que o resistor na base deveria ser menor, 100k e muito alto para polarizar o transistor... Com 100k tera 14uA na base.

com o resistor de 1k para limitar a corrente para o led, o transistor devera saturar para garantir o brilho ideal no led.

Para uma bateria de 9v, o resistor para o led ter um acendimento ideal seria em torno de 470 Ohms. Eu colocaria um de 6k8 no lugar do R3, e no lugar do R2 eu colocaria um de 470ohms.

o valor do capacitor dependera do tempo que quer.

Postado

Com esse valor de 100uF sera algo em torno de 0,3 segundos!

a solução e aumentar o capacitor mas vai ficar mais caro, se quer algo q dure mais tempo, a solução e aumentar o valor do R3 para poder diminuir o valor do capacitor mas ai vai faltar polarizaçao para o transistor....

• Membro VIP
Postado
Sim, assim:

Circuitopararetardonoacionamento3.png

Só uma pequena correção ai.. Desse modo dai o led 2 jamais se acenderá. A máxima tensão ai na junção base emissoer será de 0,7 Volts e o led necessita de no mínimo 1,8 Volts para acender, al;ém do que nem seria um acendimento rápido, ao se virar a chave, e sim com alguma temporização.. Aproveitando seu esquemático e só fazendo um remendo, uma solução poderia ser assim....

Também pode se usar um transistor Darlington para popder aumentar o resistor de base e assim o tempo..

Lednotimer_zps82e06f64.jpg:original

Postado

OK irei tentar fazer, pois como sou inciante não entendo muito bem dos cálculos que preciso para ter os valores ideias para esse circuito.

Preciso de um projeto que seja simples e que funcione, pois ainda sou limitado em eletrônica.

Obrigado a todos pela ajuda

Postado
Acho que o resistor na base deveria ser menor, 100k e muito alto para polarizar o transistor... Com 100k tera 14uA na base.

com o resistor de 1k para limitar a corrente para o led, o transistor devera saturar para garantir o brilho ideal no led.

Para uma bateria de 9v, o resistor para o led ter um acendimento ideal seria em torno de 470 Ohms. Eu colocaria um de 6k8 no lugar do R3, e no lugar do R2 eu colocaria um de 470ohms.

o valor do capacitor dependera do tempo que quer.

Realmente o valor do resistor de base está muito alto, não me atentei que a tensão de polarização da base do transistor será a tensão no LED, ou seja, 1,8 V e não 9 V da fonte.

Só uma pequena correção ai.. Desse modo dai o led 2 jamais se acenderá. A máxima tensão ai na junção base emissoer será de 0,7 Volts e o led necessita de no mínimo 1,8 Volts para acender, al;ém do que nem seria um acendimento rápido, ao se virar a chave, e sim com alguma temporização.. Aproveitando seu esquemático e só fazendo um remendo, uma solução poderia ser assim....

Também pode se usar um transistor Darlington para popder aumentar o resistor de base e assim o tempo..

Lednotimer_zps82e06f64.jpg:original

Realmente Faller. Foi uma capivarada minha. :lol: Coloquei um aviso no post.

Postado

Vou pegar esse esquema e no fim de semana comprarei as peças para poder montar, pois é só quando eu tenho tempo para poder fazer meus trabalhos da facul.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda de todos

Postado

Se fosse para eu fazer, nao faria um circuito simples, veja esse forum onde eu ja tinha feito um:

http://forum.clubedohardware.com.br/circuito-retardar-acionamento/1114903

usei rele porque o autor queria ligar aparelho na rede eletrica...

Em aprox. 2s ele e ativado...

Nao que eu queira te dar o circuito pronto mas se voce precisa ta ai...

Isso depende de cada um, eu aprendendo eletronica sempre pegava circuitos prontos mas eu analisava, n simplesmente montava e pronto.

Postado
Se fosse para eu fazer, nao faria um circuito simples, veja esse forum onde eu ja tinha feito um:

http://forum.clubedohardware.com.br/circuito-retardar-acionamento/1114903

usei rele porque o autor queria ligar aparelho na rede eletrica...

Em aprox. 2s ele e ativado...

Nao que eu queira te dar o circuito pronto mas se voce precisa ta ai...

Isso depende de cada um, eu aprendendo eletronica sempre pegava circuitos prontos mas eu analisava, n simplesmente montava e pronto.

Ok Obrigado irei dar uma olhada no projeto.

Também não vou só pegar o circuito pronto montar e pronto, preciso entender o que acontece no circuito pois tenho interesse nessa área e quero aprender bastante sobre.

Valeu pela ajuda.

Postado

Bom... na minha opinião, seria mais simples a montagem de um circuito retardador usando um CI timer 555. Seria perfeito se precisar de algum circuito retardador que seja variável. Podes ajustar um potenciômetro até a medida necessária e medir seu valor, para substitui-lo por um resistor de valor aproximado. Não é minha intenção colocar o circuito pronto aqui, mas vou mostrar um dos exemplos possíveis:

http://www.fullcustom.es/foro/viewtopic.php?f=3&t=4047

é um outro fórum, não entendi direito por que estava em espanhol, mas parece que pode durar vários segundos. Na 3ª mensagem tem o esquema. Provavelmente este não seja o circuito ideal para seu uso mas pode procurar entender o funcionamento e fazer os ajustes necessários.

A respeito do conflito gerado neste tópico: Acho que não há problema em alguém vir aqui pedir ajuda na hora de elaborar algum trabalho. Depende especialmente das intenções da pessoa que irá o fazer. Uns procurariam aprender, e criar sua própria ideia a partir do exemplo e outros fariam tudo copiando (nesse caso, o autor do tópico [T4g0] parece ter boas intenções:D) por isso daria no mesmo pesquisar em algum livro, ou consultar alguém, tanto quanto aqui no fórum. Na minha opinião não haveria razão para problemas.:D

Postado

O ci555 e uma otima solução, da para se ter mais tempo e também da para ajustar.

Mas nao acho que seja uma boa para alguem que esta estudando. Nao aconselho ninguem que esta aprendendo fazer coisas usando integrados onde ja tem o circuito completo pronto... A nao ser que ele tenha em maos a diagramaçao do ci e se submeter a compreender o funcionanamento...

Uma vez eu fiz um circuito temporizador de ate 60min. Nao daria para uaar um circuito simples como pque eu postei pois seria um capacitor muito grande, ai eu fiz com varios contadores, a cada carga do capacitor seria um ciclo e ele contava 1 e descarregava o capacitor para carregalo novamente.. Assim o circuito ia contando quantas cargas foi feita ate chegar numa tal contagem e ativaria outro circuito (terminava a contagem). O circuito ficou grande e tambem nao terminei. Ficou grande porque fiz apenas com componentes discretos, usei alguns ci mas basicos, o max q usei foi flip flops, portas logicas, e so que eu me lembre.

O resto foi tudo a base de Transistor!!!

Acabei desistindo do projeto porque nao ficaria uma contagem precisa ja que seria a base de carga e descarga de um capacitor. Seria mais fácil fazer um oscilador preciso e contadores. E regular a frequencia para decidir o tempo..

Postado

Ok obrigado.

Minha intenção é realmente ter a ajuda para poder entender como funciona esse tipo de circuito.

Vou pegar tudo o que me disponibilizaram e vou ver qual modo consigo fazer entendendo o sistema de montagem e funcionamento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!