Ir ao conteúdo

Qual a função do Pixel Rate?

marcioal1991

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, faz bastante tempo que pesquiso sobre este assunto e ainda não cheguei a entendimento correto.

Possuo uma GTX 550Ti na qual tem:

Pixel Rate: 21600 MPixel/s

Texel Rate: 28800MTexel/s

e estava comparando com a GTX 650Ti:

Pixel Rate: 59392 MPixel/s

Texel Rate: 14848 MTexel/s

A GTX650Ti possui 2x mais Texel Rate e 1/2 de Pixel Rate se comparado com a GTX550Ti. Fui ver varios testes de ambas (inclusive o do clubedohardware) e vi que a GTX650Ti tem um desempenho de 30% a 50% maior no modelo de referencia e com um pequeno overclock pode chegar a 70%. Eu sei que tem toda a arquitetura das VGAS, CUDA cores (que aumentou para valores absurdos) e etc.

O trabalho dos ROPs é um dos ultimos estagios de toda a execução do frame (senão o ultimo) na qual transforma a Textura em Pixel para o monitor. Ai que esta o que não entendo. Pelo o que eu entendo quanto maior a resolução, maior o Pixel Rate necessario, porém mesmo eu colocando um resolução baixa e textura baixas em algum jogo, a GTX550ti, mal alcança a GTX650Ti (esta com resolução alta).

Isto acontece com a GTX460 768MB, ela tem menos Pixel Rate e um pouco mais de Texel Rate do que a GTX550Ti e o desempenho é relativamente maior.

Dai minha pergunta é: No que o Pixel Rate afeta diretamente? Chega a ser um fator levado em conta na compra de uma VGA?

PS: Pelo o que eu vejo, o Pixel Rate seria um tipo de "gargalo" na VGA, se a gente se basear nos numeros, mas não praticamente parece que pouco importa.

EDIT: Estava vendo agora, uma amiga minha tem a Radeon HD 7950, e o Pixel Rate dela é praticamente o mesmo que o meu, ou seja, uma placa top com pouco Pixel Rate e não tendo problema nenhum em jogos

• Membro VIP
Postado

Dê uma lida AQUI.

Lembrando que não é uma única característica que torna uma placa mais rápida que outra, e sim o conjunto de características e tecnologias que esta carrega. ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!