Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro travando e bios apitando direto


Almagnum

Posts recomendados

Prezados Colegas

Para quem interessar possa, a cerca de dois meses meu computador mais antigo, um HP Pavilion 6530br (Desktop) - Core 2Duo - 250Gb - 2Gb RAM, comprado em dezembro de 2008, e que nunca havia dado qualquer defeito, começou a travar e apitar direto (apito contínuo).

Ligava normalmente e poucos minutos depois travava teclado e mouse e ao mesmo tempo começava a apitar.

Qualquer coisa que estivesse rodando continuava sem problemas, mas não se conseguia fazer nada devido estar o teclado e o mouse sem ação.

Só conseguia desligar pelo botão do gabinete e fazia logoff normalmente, de forma que quando religava o computador corria tudo normal, sem nenhuma mensagem de erro, etc. Aliás em nenhum momento era mostrada qualquer mensagem de erro do sistema, etc.

Como de praxe, removi placas de memória, limpei contatos, examinei tensões da fonte, removi o cooler do processador, troquei a pasta térmica, examinei teclado e mouse, examinei visualmente componentes e capacitores da placa placa-mãe, rodei (quando dava tempo, antes de travar, pois às vezes demorava alguns minutos normal antes de travar) testes de hardware e nada de achar qualquer problema.

Cabe ressaltar que sempre mantenho meu micro limpo, aspirado, isento de qualquer poeira.

Ah! Também notava que às vezes, um pouco antes de começar a travar, o micro ficava emitindo sons de conexão e desconexão de dispositivos usb, inclusive com a energia das caixas de som usb falhando (led da caixa piscando).

Finalmente, depois de uns quinze dias de trabalho e muita pesquisa descobri definitivamente qual a origem do problema!

Por incrível que pareça o problema estava na bateria da bios, a velha CR2032!

Pois, como já falei, nenhuma mensagem de erro relativa a qualquer problema, principalmente com relação à bateria era exibida, tampouco havia qualquer problema de desconfiguração de data e horário, atraso do relógio, etc., clássicos avisos de que a bateria da bios não está bem.

Foi quando já estava quase desistindo de tentar consertar o micro que resolvi medir a tensão da mesma. Estava em 2,74 volts, e apesar de aparentemente não haver razão para substituí-la, instalei uma nova, que media 3,3 volts.

Foi quando de uma vez por todas o problema foi resolvido.

Depois, pesquisando pela net aprendi que esta bateria além de manter a hora do sistema, também cuida de manter as configurações do teclado, mouse, usb, etc.

Interessante era que ela tinha potência suficiente para manter o relógio ajustado mas falhava na manutenção das configurações dos periféricos descritos acima. Então, com as oscilações de potência da mesma, quando o micro estava ligado, ficava como se estivesse conectando e desconectando o teclado, o mouse, ou as caixas de som, motivo pelo qual o micro travava e apitava.

Então é essa a experiência que tenho para contar aos colegas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBSERVAÇÕES:

A bateria interna só funciona quando pc está desligado, no seu circuito existe um transistor que funciona como no-break; quando o pc está ligado todo o sistema de alimentação da bateria é substituído pela tensão fornecida pela fonte, 3,3v, é ai que o citado transistor entra em ação, ele é uma chave que liga e desliga a corrente da bateria.

Quando esse transistor deixa de funcionar, o CMOS zera, o setup reseta, quando desliga o PC; daí a necessidade de pressionar F1 todas as vezes que liga o PC.

Quando isto acontece tem a necessidade de trocar o transistor, ou fechá-lo com solda, só que neste último caso reduz-se a vida útil da bateria em +ou- 40%, tendo em vista ela ficar fornecendo corrente ininterruptamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hadrecal

Sempre que reiniciava a máquina, depois dos travamentos, nunca houve necessidade de utilizar a tecla F1, pois como falei ela desligava normalmente, através do botão do gabinete, e religava sem qualquer problema, ou mensagem de erro, porém vindo a travar novamente a qualquer momento.

Então, se, como você falou "quando o pc está ligado todo o sistema de alimentação da bateria é substituído pela tensão fornecida pela fonte, 3,3v", estaria o meu pc com problemas neste transistor que funciona como no-break, de forma que mesmo ligado, também como você falou, a bateria é quem estaria alimentando a placa, e como já estava com a tensão mais baixa não suportava tal "missão", e com a substituição da mesma por uma nova, ela (a bateria nova) é quem está sustentando tudo?

Apesar da bateria já estar fraca, estaria na verdade também o meu pc com problemas neste transistor ou na saída 3,3 volts da fonte?

Ou, devido a bateria estar fraca, o pc desconfigurava quando desligado e ao religá-lo travava alguns minutos depois? Mas, neste caso, não deveria haver desconfiguração do relógio também (o que não ocorria)?

Só sei que depois de substituída a bateria, o que já faz uns dois meses, nunca mais o pc deu qualquer problema!

Agradeço por discutir comigo este tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, hadrecal, mas volto a perguntar:

Apesar da bateria já estar fraca, estaria na verdade também o meu pc com problemas neste transistor ou na saída 3,3 volts da fonte, e a bateria nova sustentando tudo sozinha, sem a ajuda da fonte, quando o pc está ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, hadrecal, mas volto a perguntar:

Apesar da bateria já estar fraca, estaria na verdade também o meu pc com problemas neste transistor ou na saída 3,3 volts da fonte, e a bateria nova sustentando tudo sozinha, sem a ajuda da fonte, quando o pc está ligado?

Creio que o seu pc não tem problemas neste setor, se tivesse, você teria que usar o F1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso hadrecal! Pelo jeito tá tudo ok, sim!

Pena que por orientação de um colega técnico, com já falei, acabei mexendo no cooler do processador, pensando ele que o problema estava na pasta térmica original ressecada, e acabei remontando o mesmo com a pasta normal de silicone. Ou seja: tirei a original da Intel, à base de prata, que depois fiquei sabendo poderia ficar por lá uns dez anos sem problemas, por uma de qualidade inferior, a qual terei agora que de vez em quando substituí-la.

Mas pra falar a verdade eu não percebi muita diferença na temperatura do processador em relação a estas duas pastas (silicone e prata)! Acho até que com a nova de silicone ficou 1°C mais frio o processador, medido com o SpeedFan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!