Ir ao conteúdo

Dicas sobre um Sensor Capacitivo de Toque

piterog

Posts recomendados

Postado

Boas pessoal!

Seguinte.. to a algum tempo correndo atrás de um circuito que fizesse o seguinte:

Ao tocar ou aproximar meu dedo de uma chapa(de latão ou alguma coisa que conduza) ele acenderá um conjunto ( mais ou menos uns 15 ou 20 ) leds de alto brilho, e junto irá acionará um motor (creio eu que de passo) para que ele fique girando o conjunto de leds, em mais ou menos 0,5Hz.

A parte de motor vai ser depois porque eu ainda não peguei nenhum motor de passo pra fazer isso!

Mas a parte mais difícil creio que seja a parte do Switcher Capacitivo, eu achei alguns circuitos na net mas a maioria é pra 220v.. e precisa de um CI que eu encontrei somente na Farnell, o preço do CI é R$03,50 e o frete é R$48,00 ¬¬

Bom, espero que algum consiga me dar um caminho a seguir... obrigado!

Postado

Amigo.. eu acho que aqueles circuitos são para detectar qualquer tipo de objeto.. a ideia era por esse meu sensor embaixo de de uma "luminária" entente... então a ação seria:

Levo a mão embaixo da luminária e ela acende, levo a mão novamente e ela apaga!

Obrigado!

Postado

Olá.

Eu lembro-me de um circuito bem básico que me fez entender como funciona este processo.

Vais precisar de :

Led - Vermelho

Transistor NPN - BC547

Resistor - 220

Ligue o resistor ao colector do transistor e em seguida ligue a outra extremidade do resistor a um dos terminais do led e depois ligue 2 fios( 1 na outra extremidade do led e outro no emissor do transistor) em seguida ligue a uma fonte.

Depois toca com o teu dedo no extremo do led ligado a fonte e outro dedo na base do transistor.

Espero ter-te ajudado em algo.

c b e

Postado
Amigo.. eu acho que aqueles circuitos são para detectar qualquer tipo de objeto.. a ideia era por esse meu sensor embaixo de de uma "luminária" entente... então a ação seria:

Levo a mão embaixo da luminária e ela acende, levo a mão novamente e ela apaga!

Obrigado!

Pesquise sobre sensor ultrassom de proximidade. Esse método é utilizado em torneiras automáticas.

Postado

Mas na maioria, senão totalidade dos circuitos que eu achei usam PIC, e to sem gravador de PIC aqui, até sei mexer um pouco com eles, mas o que me falta e o gravador ;/

Tá ruim hein ;/ faz tempo que eu procuro alguma coisa, mas não vai ;(

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!