Ir ao conteúdo

Polarizacao de transistor com duas fontes.

jhonalvez

Posts recomendados

Postado

Ola gente, é o seguinte: eu estava ontem tentando controlar um motor DC por um sinal pwm de um microcontrolador. Mas eu nao sei muita coisa assim. então eu liguei o circuito pwm, e ele esta funcionando perfeitamente, daí então, quando liguei em um transistor, o tip 32, ele nao funcionou. Eu fiz o seguinte.

polarizei o coletor e o emissor com uma fonte externa, que aguenta mais corrente, mas a base, eu liguei somente o sinal pwm do PIC. Daí hoje eu pensei nisso, mas nao sei se está certo: o motor nao funcionou porque seria preciso ser o GND do PIC para o transistor funcionar, e nao o da fonte, o sinal pwm está sozinho na base do transistor. É por isso mesmo que nao funcionou? E se eu juntasse o Gnd do circuito de pwm com o gnd da fonte, teria algum problema.

E outra coisa que eu pensei: então é pra isso que serve o FET, e MOSFET? tipo o IRF520.

Obrigado pelas respostas desde ja.

Postado

É necessário unir os negativos das duas fontes.

O TIP32 é um transistor PNP. Ele conduz quando a tensão em sua base é negativa (cerca de 0,7 V) em relação à tensão do emissor. Nesse caso, se a tensão que alimenta o transistor é maior do que aquela que alimenta o PIC, por exemplo 5 V para o PIC e 12 V para o transistor, ele irá conduzir tanto quando a saída do PIC estiver em nível baixo, como quando estiver em nível alto.

Se fosse o TIP31, que é NPN, o transistor iria conduzir somente quando a saída do PIC estivesse em nível alto, pois esse transistor conduz quando a tensão em sua base é positiva em relação a tensão do emissor.

É necessário ligar um resistor entre a saída do PIC e a base do transistor, senão a saída do PIC será danificada, levando junto, às vezes, o restante do circuito interno do PIC (já perdi dois PIC desse jeito).

É necessário proteger o transistor ligando um diodo retificador em paralelo com o motor, porém com a polaridade invertida.

O que ocorre é que quando a alimentação de um indutor é desligada, a redução brusca do campo magnético gera uma tensão inversa capaz de queimar o transistor.

A saída de um PIC geralmente tem a capacidade de fornecer 25 mA de corrente. Sendo assim, e como o ganho de corrente de um TIP31 pode ser de apenas 25, seria possível alimentar um motor de pouco mais de meio ampere.

As ligações seriam feitas dessa forma:

Saída do PIC ligado na base do TIP31 através de um resistor de 180 ohms. Emissor do transistor nos negativos das duas fontes. Coletor do transistor no terminal negativo do motor e no ânodo do diodo. Terminal positivo do motor no cátodo do diodo e no positivo da fonte de maior valor.

Um transistor MOSFET é melhor para esse fim, pois trata-se de um dispositivo que é acionado com uma corrente ínfima de porta, desprezível até. Um IRF520 suporta uma corrente de dreno de 9 A. Além disso ele já tem o diodo protetor incorporado no encapsulamento. As ligações seriam assim: saída do PIC ligado na porta do IRF520 através de um resistor de 10K. Fonte do IRF520 no negativo das duas fontes de alimentação. Dreno do IRF520 no terminal negativo do motor. Terminal positivo do motor no positivo da fonte de alimentação de maior valor.

Tanto TIP como o IRF podem precisar de dissipador de calor.

Postado

Hmm, bem esclarecedor.

Mas então para que serve um transistor pnp? então nao seria possivel ligar o pnp?

E eu estava pensando: existe uma forma de ligacao em que o transistor fica sempre acionado quando nao ha tensão entre os terminais, e quando ele é polarizado, ele corta?

E quanto ao MOSFET, ele nao é acionado pela tensão aplicada no gate? como calcular?

Postado

O transistor PNP é usado, por exemplo, na saída de amplificadores de áudio para amplificar o semiciclo negativo do sinal:

AmplificadorclasseB.png

O uso do TIP32 nessa situação exigiria que se usasse de algum artifício utilizando outros componentes, sendo que, basta usar um transistor NPN, ou seja, não tem lógica usar um PNP.

Mas o melhor mesmo é o MOSFET.

Para que o transistor esteja acionado é necessário que ele esteja corretamente polarizado, ou seja, que exista tensão entre os seus terminais.

Os transistores MOSFET tem uma corrente de porta tão pequena que diz-se que são dispositivos acionados por tensão. No IRF520, por exemplo, a tensão mínima entre a sua porta e a sua fonte para que ele conduza é de +4 V. Para uma tensão entre dreno e fonte de 12 V, e uma tensão entre porta e fonte de 5 V, creio que ele possa fornecer até 3 A de corrente de dreno.

Segue link para um tutorial sobre transistores, inclusive MOSFETs em Inglês:

http://www.electronics-tutorials.ws/transistor/tran_1.html

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!