Ir ao conteúdo

Duvidas sobre transfomadores...

New Nerd

Posts recomendados

Postado

Eu estou montando o circuito no Multisim 11 para poder fazer simulações.

Mas o programa está me parecendo limitado...

Se funcionar bem na simulação ai compro os componentes para fazer.

aqui com alterações:

AKi2.jpg

Mas acho que tem coisa errada ainda... :unsure:

:rolleyes:

Postado

aqui com alterações:

AKi2.jpg

Mais uma vez não vai funcionar.

Não se conecta o oscilador diretamente no transformador de potência.

O oscilador funciona em baixíssima potência, não teria potência para funcionar um transformador.

Tem que ter um transistor de potência para amplificar os sinais do oscilador e mandar para o transformador.

Não use transistores bipolares pois eles não são bons para isso.

Transistores bipolares precisam de corrente em sua base para funcionar, corrente essa que o oscilador nem sempre vai ter, então o inversor vai ficar com pouca potência.

Para um circuito desses ficar razoavelmente bom com transistores de potência bipolares, precisa amplificar o sina do oscilador em cascata, com uns 3 transistores de cada lado. Isso torna o circuito grande demais.

Use mosfet conforme eu descrevi.

Por ser acionado só por tensão, ele não rouba potência do oscilador, por isso ele faz o inversor funcionar na potência total, mesmo sendo apenas um de cada lado.

Um mosfet daquele que lhe indiquei lá é capaz de conduzir 30A continuo.

Com apenas 2 mosfets daqueles você faz um inversor de 360 watts.

Como desse, aquele circuito lá eu já montei.

Postado

aqui com alterações:

AKi2.jpg

Cuidado com o que está a fazer.

Uma coisa são esses circuitos das raquetes que trabalham com apenas algumas centenas de miliwat. Pode levar um "esticão" mas nada e grave.

Outra é usar circuitos que podem gerar tensões elevadas e muitos wat.

Isto pode ser perigoso e muito.

Postado
Cuidado com o que está a fazer.

Uma coisa são esses circuitos das raquetes que trabalham com apenas algumas centenas de miliwat. Pode levar um "esticão" mas nada e grave.

Outra é usar circuitos que podem gerar tensões elevadas e muitos wat.

Isto pode ser perigoso e muito.

Pois bem eu preferia montar algo que não fosse perigoso, como o circuito da raquete que já me deu uns choques e não me matou rsrsrsr

Obrigado pelo Aviso

Postado

O objetivo principal é montar algo que funcione já que minhas esperiências sem auxilio raramente dão em alguma coisa, depois se os resultados forem semelhantes ao da raquete, imaginei usar para fazer uma armadilha para colocar num canto para matar insetos, tipo coloco uma isca para atrair moscas por exemplo e ai ela queima.

Postado

Como quer fazer isso com 110 ou 220v? Para fazer esses tipos de armadilhas e entre 10kv a 20kv!!

use um trafo pequeno, bem baixa corrente mesmo, uns 50mA ate... Na saida de 220v coloque um multiplicador de tensão, e depois tera alguns kv dependendo do multiplicador! Assim poderá fazer sua armadilha..

Postado
O objetivo principal é montar algo que funcione já que minhas esperiências sem auxilio raramente dão em alguma coisa, depois se os resultados forem semelhantes ao da raquete, imaginei usar para fazer uma armadilha para colocar num canto para matar insetos, tipo coloco uma isca para atrair moscas por exemplo e ai ela queima.

Obrigado pela resposta.

Mas tenha cuidado.

Duas dicas.

Porque não usa um circuito e grade de uma dessas raquetes?

Para atrair os insetos use lampada própia como as que usam os comercias.

Postado
Obrigado pela resposta.

Mas tenha cuidado.

Duas dicas.

Porque não usa um circuito e grade de uma dessas raquetes?

Para atrair os insetos use lampada própia como as que usam os comercias.

Eu queria montar o circuito eu mesmo, além de eu ir aprendendo um pouco, é muito satisfatório terminar algo complicado que funcione...

Postado
Como quer fazer isso com 110 ou 220v? Para fazer esses tipos de armadilhas e entre 10kv a 20kv!!

use um trafo pequeno, bem baixa corrente mesmo, uns 50mA ate... Na saida de 220v coloque um multiplicador de tensão, e depois tera alguns kv dependendo do multiplicador! Assim poderá fazer sua armadilha..

E agora??? :)

Circuito.jpg

Postado

esse estagio de potencia esta errado... Volte la no circuito que o albert_emule postou!

depois falta você colocar resistor na saida do multiplicador! Se nao se você encostar o dedo pode morrer com o choque!!!

Postado

Acho que agora está tudo no lugar:

Ok.jpg

Os transistores e o transformador eu coloquei de acordo com os que achei para comprar, só não sei se os transistores que achei são adequados:

http://www.blucolor.com.br/produto/003123/transistor-tip-31-c

http://www.blucolor.com.br/produto/005409/transistor-irf-3205-ir

http://www.blucolor.com.br/produto/003532/transformador-serie-100-110220v-1212vac-50ma

E o resistor que coloquei na saída resolve?

É isso ai pessoal...

Postado
Sim pode! Ele e melhor para isso!

Ótimo vou comprar os componentes!

Só mais uma coisa o multiplicador de tensão está bom ou pode ser melhorado/alterado?

Muito Obrigado!

• mês depois...
Postado
Como poderia fazer isso dar certo tipo 12v para 120v ?

Quero aprender aumentar a tensão.

Obrigado :D

Olá New Nerd, já tive ideias desse tipo também, mas por falta de tempo não consegui coloca-las em pratica.:(

Vi seu tópico achei legal, :) no caso de projetar um gerador DC/AC (principio de funcionamento de nobreaks de computador) :rolleyes:, estive pensando em substituir o multivibrador astavel por um oscilador colpitts ou hartley e assim aplicar em um transformador comum, ligado ao contrário. (127/220V - 12V).:cool:

Minha explicação é a seguinte, o multivibrador gera onda quadrada, isso provoca um desperdício excessivo de corrente sobre o transformador, pois são criadas muitas frequências indesejáveis (ruído):mad:, já o oscilador colpitts ou hartley, na teoria, geram senoides puras.:wub:

Postado
Olá New Nerd, já tive ideias desse tipo também, mas por falta de tempo não consegui coloca-las em pratica.:(

Vi seu tópico achei legal, :) no caso de projetar um gerador DC/AC (principio de funcionamento de nobreaks de computador) :rolleyes:, estive pensando em substituir o multivibrador astavel por um oscilador colpitts ou hartley e assim aplicar em um transformador comum, ligado ao contrário. (127/220V - 12V).:cool:

Minha explicação é a seguinte, o multivibrador gera onda quadrada, isso provoca um desperdício excessivo de corrente sobre o transformador, pois são criadas muitas frequências indesejáveis (ruído):mad:, já o oscilador colpitts ou hartley, na teoria, geram senoides puras.:wub:

Oscilador colpitts ou hartley não irão funcionar bem para potências relativamente altas como são o caso.

Só vai conseguir fazer isto de modo bem simples com um Oscilador Royer:

http://en.wikipedia.org/wiki/Royer_oscillator

Segue uma aplicação do Oscilador Royer:

http://myfunprojects.com/High%20effi...0Inverter.html

Royer%20inverter%20circuit.JPG

Mesmo este, você só irá ter tensão estável se a carga for fixa. Se for variável não irá funcionar direito.

Para funcionar de verdade, podendo a carga variar de zero ao máximo sem influenciar em nada, tem que ser assim:

http://imageshack.us/a/img33/9529/l2t.png

l2t.png

Postado

Compreendo sua colocação, mas esqueci de falar que entre o oscilador colpitts e o transformador, teríamos uma etapa de potencia ou no minimo um buffer de tensão, pois qual quer variação na corrente do coletor/emissor faria com que o circuito desativasse ou funcionasse de forma anormal.

Até mais.

Mesmo este, você só irá ter tensão estável se a carga for fixa. Se for variável não irá funcionar direito.

Para funcionar de verdade, podendo a carga variar de zero ao máximo sem influenciar em nada, tem que ser assim:

http://imageshack.us/a/img33/9529/l2t.png

l2t.png

Agora um sistema de malha fechada é muito melhor do que um sistema em malha aberta, como o caso que eu estou propondo.

Nesse outro esquema, a realimentação vai permitir uma compensação na saída do sistema, caso haja um aumento na demanda de potencia.

Até mais.

Postado
Compreendo sua colocação, mas esqueci de falar que entre o oscilador colpitts e o transformador, teríamos uma etapa de potencia ou no minimo um buffer de tensão, pois qual quer variação na corrente do coletor/emissor faria com que o circuito desativasse ou funcionasse de forma anormal.

Até mais.

Agora um sistema de malha fechada é muito melhor do que um sistema em malha aberta, como o caso que eu estou propondo.

Nesse outro esquema, a realimentação vai permitir uma compensação na saída do sistema, caso haja um aumento na demanda de potencia.

Até mais.

Estou desenvolvendo este sistema:

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/533566_360367037424609_549548723_n.jpg

O problema do seu sistema é que ele vai perder no mínimo 40% da potência em calor, tendo semente 60% de eficiência energética. Se levar em conta que utilizará baterias, estas perdas não serão aceitáveis.

Já o meu sistema por ser PWM, possui eficiência acima de 90%.

Também não deixa a tensão de saída variar mais que +-1%.

Postado

Este tipo de pwm, onde a parte de cima da senoide varia de 0 a +B e a parte de baixo varia de 0 a -B diferente se a modulaçao fosse de -B a +B.. Para o 0V os transistores devem levar o potencial na saida a 0V!!

O controlador dos mosfets deve funcinar assim:

para o lado positivo da senoide por exemplo, o par de fets do fio de baixo do trafo leva ele ao potencial fixo de -B e mantem, enquanto o par de fets do fio de cima chavea de -b a +b..

Para a parte de baixo da senoide,o par de fets leva o o fio de cima ao potencia -b e permanece enquanto o outro par chavea de -b a +b para o fio de baixo...

o trafo deve ser para a frequencia da senoide e nao do chaveamento! Ou para mais eficaz e nao ter ruidos na saida do trafo, fazer uma modulaçao simples em pwm, ou seja, deixando um dos fios do trafo ligado a 0v fixo, enquanto o outro recebe o sinal senoidal varinado de -b a +b, (ja senoidal ou a senoide modulada em pwm) igual a modulaçao de amplificadores classe D por exemplo!

mesmo o trafo n sendo para as frequencias da modulaçao, ele vai passar ela para o secundario principalmente quando a carga tiver pouco consumo... Eu colocaria um filtro antes do trafo...

O controle de pwm devera ter uma senoide de amostra para modular em potencia, nesse caso pode usar um hartley ou colpitts, armstrong... Entrando em um astavel gerando a modulaçao... Tem outras formas também para gerar o pwm...

Postado

mesmo o trafo n sendo para as frequencias da modulaçao, ele vai passar ela para o secundario principalmente quando a carga tiver pouco consumo... Eu colocaria um filtro antes do trafo...

O controle de pwm devera ter uma senoide de amostra para modular em potencia, nesse caso pode usar um hartley ou colpitts, armstrong... Entrando em um astavel gerando a modulaçao... Tem outras formas também para gerar o pwm...

Mas o ponto onde quero chegar, é que ao ser aplicado um sinal PWM, diretamente sobre um transformador (isso depende do transformador usado), mesmo que seja uma senoide por aproximação, você não terá controle sobre as altas frequências geradas pela onda quadrada. Isso pode induzir altas tensões no secundário, além do que você realmente estava esperando.

Agora concordo com ideia de colocar um filtro antes do transformador para garantir seu sinal seja suave.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!