Ir ao conteúdo

Aquecimento estranho do Processador

tiagofbb

Posts recomendados

Postado

Saudações a todos, estou com um possível problema DE AQUECIMENTO com meu processador AMD FX 4100 (X4): fazendo um breve resumo, em Nov/2012 comprei um cooler HYPER 212 EVO estava usando normalmente até que em Jan/2013 tive um problema com a placa mão e resolvi trocá-la, atualmente estou com uma MOBO ASUS M5A97 R2 LE deixei o cooler guardado em sua caixa original por +/- 2 meses, mesmo não apresentando acúmo de poeira, limpei-o antes de guarda-lo, há +/- 25 dias instalei-o novamente e após alguns dias notei que a temperatura do processador estava subindo sem ninguém usar o PC ou quando usado apenas navegando pela internet, a temp. chegava a 65 c e já aparecia aquela msg de alerta no ASUS AI SUITE , neste programinha é possível também colocar a fan do cooler no modo turbo para maior rotação e consequentemente maior resfriamento, a rotação max. desta fan de 12cm era de 1950rpm, ajudava a abaixar um pouco a temperatura caindo para 58 a 61 c mas logo depois voltava para 65 c e achava melhor desligar, tomei algumas atitudes como: checar todo o cooler, trocar pasta termíca, verificar encaixe, deixar a tampa lateral aberta mas nada resolvido em definitivo, tentei então ontem colocar o cooler original que vem com o processador e que nunca foi usado, ficou uma beleza temperatura entre do processador entre 39 - 42 c , rotação da FAN em 2100- 2750rpm, porém ao ligar o PC hoje pela manhã, após alguns minutos vi um alerta da temperatura em 65 c , sinceramente não entendi nada pois ontem ficou normal, chequei o programinha da asus AI suite e vi que a rotação da FAN estava em 3790 rpm e mesmo assim a temperatura subiu para 71 c onde desliguei de imediato o PC. Diante destes comentários vocês poderiam me ajudar a resolver essa questão, para descobrir o que pode tá levando a este aumento de Temp. do processador?? Vale ressaltar que possuo uma fonte real de 350w, ela tem uns 4 anos e usando o multímetro ela está normal.

Abraços a todos e sucesso aí

Postado

Consegui resolver o problema, era a fonte que não estava mais conseguindo gerar energia ou tensão suficiente para a placa mãe e com isso a fan do cooler rodava em baixa rotação cursando assim com aquecimento do processador.

Troquei a fonte e ficou tudo normal

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...