Ir ao conteúdo

Ajuda com uso do ArtCam Pro 9 para a fresa das trilhas da PCI

CeDahmer

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Para a elaboração das trilhas da PCI eu utilizo uma fresadora feita de MDF, e cada vez mais ela está criando folgas que não consigo corrigir, e isso está diminuindo a precissão dos cortes, mas como as trilhas são largas, não interfere muito. Meu problema, é que muitas vezes ele não fecha a trilha, a broca mergulha no material a fresadora faz ela dar toda a volta ao redor da trilha para desenhá-la, e ao retrocedê-la as vezes não está no mesmo ponto devida a imprecisão da máquina.

Eu preciso que a fresa avance 1 mm ou mais, além do final, indo em direção ao corte já feito. Pois isso retiraria esse material indesejado e fecharia a trilha.

Eu uso o ArtCam PRO 9. Procurei em outros fóruns nas não consegui encontrar a solução disto que deve ser super simples, também testei várias configurações diferentes no ArtCam, mas nada resolveu. A quem puder me ajudar ficarei muito grato.

Postado

Minha opiniao e retirar todas as folgas, de alguma maneira 'e possivel, e vai te economizar tempo futuro ao produzir as placas.. Pode ser q sua maquina esta perdendo passo tb! verifique isso! talves uma solucao seria diminuir a velocidade.

uma solucao q me vem agora seria o seguinte : (nao sei q profundidade usa mas p ilustracao digamos 0,2mm) então no artcam você seleciona a ferramenta e deixa em sua propriedade o passo vertical a 0,2mm, na hora de gerar o percurso você coloca profundidade final com 0,25 e gera seu percurso normalmente.. A ideia seria a maquina dar a volta completa na trilha e no momento q a fresa sairia ela ainda vai descer 0,05mm e dar outra volta, tirando assim aquele exesso. Mas ainda friso q se a maquina esta com muita folga e/ou perdendo passo talves provocara outros problemas.. o ideal seria postar fotos ou videos da maquina e do trabalho feito, velocidades usadas, tipo de estrategia usa no artcam? assim teremos mais ideia para lhe ajudar

Postado

Obrigado pela resposta cesarlg.

Já mexi em todos os parafusos desta máquina e posso dizer que ela é muito ruim realmente não foi feita para trabalhar com uma resolução abaixo de 0.1mm que seria necessário pois é o tamanho da ponta da broca. Ela não está perdendo passos porque após fresar as trilhas eu faço a furação e ela combina com as trilhas.

Achei interresante a ideia de passar duas vezes pela mesma trilha, mas o problema é que a placa é grande tem 20X10cm e leva 45 minutos para ser fresada, e mais 50 minutos para a furação, pois a máquina é muito lenta, os fusos são feitos de barras de parafusos encontrado em lojas de ferragem.

Eu imaginava se ouvesse uma forma de avançar apenas 1 ou 2 mm aonde já foi fressado aí resolveria todos esses problemas e não perderia tanto tempo assim, pois não tem como melhorar a máquina só comprando outra, mas no momento não posso.

Está dando erro ao tentar mandar uma foto da placa sendo fressada e da fresadora.

Postado

Acredito pelo artcam não consiga ter esse recurso, até porque td é feito para trabalhar sem folgas.. A não ser q você crie outro arquivo de percurso fazendo linhas nas partes onde ocorre o problema, mas acho q vai aumentar seu trabalho.

Minha makina tb é feito com os fusos q usou, com guias de coredicas telescópicas e não tem folga alguma e é bem rápida. a não ser em esforços extremos com madeira , mas ai nem se percebe pois é trabalho artesanal e diminuo velocidades p fresa não forçar. agora p pci não existe quase esforço..

se puder dar mais dados, fotos e principalmente vídeo , ajudaria muito a te ajudar.. qq coisa estou a disposicao

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!