Ir ao conteúdo

i7 3770k aquecendo

karek77

Posts recomendados

Postado

Temperatura do meu 3770k ta entre 33-35 graus em idle e entre 80-85 full load

PC tem poucos meses de uso e a minha configuração e:

motherboard: sabertooth z77

cpu: i7 3770k

gpu: HD 6990

memorias: corsair dominator platinum 2x8gb 1600mhz

fonte: corsair AX850W

cooler: H100 rodando na velocidade maxima

gabinete: HAF X

SO: Windows 8 x64

troquei a pasta termica a pouco tempo, realmente nao faco ideia do que esteja acontecendo. Quando chegou, temp maxima em full load era 53

Obrigado

Postado
Temperatura do meu 3770k ta entre 33-35 graus em idle e entre 80-85 full load

PC tem poucos meses de uso e a minha configuração e:

motherboard: sabertooth z77

cpu: i7 3770k

gpu: HD 6990

memorias: corsair dominator platinum 2x8gb 1600mhz

fonte: corsair AX850W

cooler: H100 rodando na velocidade maxima

gabinete: HAF X

SO: Windows 8 x64

troquei a pasta termica a pouco tempo, realmente nao faco ideia do que esteja acontecendo. Quando chegou, temp maxima em full load era 53

Obrigado

O i7 está em stock, não é? A temperatura em idle é essa mesma. Eu já vi um vídeo de um cara com H100 e i7-3770K e ficava nos 32ºC com 21ºC de temperatura ambiente, eu acho. Estes dias tem feito calor, pelo menos no Rio. A questão é em load, porque antes não era assim. Você mudou alguma coisa no micro ou mudou a sua maneira de uso? Os jogos são diferentes? Você limpou a VGA? Porque ela deve esquentar, e de repente ficou suja com o passar do tempo.

Postado

Em stock?

PC tava travando semana passada, nao consegui descobrir o que era de forma alguma, fiz todos os testes possiveis (com excessao de trocar o processador para testar a placa-mãe e ele proprio em outra maquina), e nao achei nada de errado. Formatei o pc e parou de travar. A temperatura vem aumentando com o tempo mesmo, jogo varios jogos diferentes todos causam o mesmo efeito. Placa de video ta limpa assim como todo o gabinete, limpei tudo a 1 mes. Nao sei o que fazer, tenho medo de continuar esquentando cada vez mais e acabar dando *****. Meu ultimo processador aconteceu isso, tinha um Q9550 com um H70 nele, entrou em curto e estava destruindo todas as placas maes que colocava.

Alguma ideia?

Obrigado

Postado

O stock que eu falei é se ele está com overclock ou como veio de fábrica. Você costuma mexer no BIOS? Já tentou carregar o "optimized defaults" para restaurar o padrão de fábrica? Acho que não deve ser, mas pode ter mudado alguma coisa sem querer. Mais alguém mexe no seu micro? Outra coisa é que esses sensores são um mistério. Acho que eu já tinha lido sobre erro de sensor na sabertooth Z77. Já tentou ver se fica muito quente ao redor do processador? Outra coisa é que o mais fiel é a temperatura do núcleo. A temperatura da CPU é medida com um sensor no soquete, então não é muito confiável, segundo um engenheiro da AMD. Ele já reiniciou por excesso de temperatura? Eu não entendo muito de BIOS, mas eu acho que eles desligam depois de certa temperatura.

Sobre o seu processador antigo, eu acho que não dá para comparar uma coisa com a outra. Às vezes acontece.

Postado

Ta como veio de fabrica, nao uso em overclock. Atualizei a BIOS para a mais nova. Uso o coretemp pra medir a temperatura, as que eu falei eram a media da temp dos 4 cores. Reinicou uma vez quando estava rodando o OCCT (nao durou 3 minutos). Sou o unico que usa o PC

Postado
Ta como veio de fabrica, nao uso em overclock. Atualizei a BIOS para a mais nova. Uso o coretemp pra medir a temperatura, as que eu falei eram a media da temp dos 4 cores. Reinicou uma vez quando estava rodando o OCCT (nao durou 3 minutos). Sou o unico que usa o PC

Então não parece ser erro de leitura. Você está usando o Turbo Boost da Intel? Ele gerencia o clock do processador. Sem ele, teoricamente ele ficaria travado nos 3.8Ghz do turbo. É o clock padrão quando você entra no BIOS, pois o Turbo Boost é um aplicativo do Windows e só funciona no Windows. Sem ele é provável que você tenha problemas de temperatura, tanto é que as temperaturas do BIOS em 3.8Ghz são mais altas em idle do que no Windows a 1.6Ghz.

O encaixe do cooler você já viu que não é, correto?

-----edit-----

Só para garantir, você tem instalado o Intel® Turbo Boost Technology Monitor? Caso não, instale ele para saber em tempo real se o Turbo Boost está escalonando o clock do processador.

https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?DwnldID=19105

Postado

faça o que um amigo ai de cima falou rode um jogo e chegue com a mão perto do dissipador

veja se está quente mesmo (obs: tome cuidado para nao se queimar vai q está muito quente mesmo)

certifique-se de que o cooler está funcionado corretamente e está aumentado a rotação quando a temp. aumenta

fala qual a temperatura da placa de vídeo quando roda algum jogo, ela pode estar mandando ar quente para o processador.

Postado

Nao tinha instalado o turbo boost (estou fazendo agora) mas quando abria o OCCT me mostrava a velocidade que o cpu estava trabalhando. Em idle tava em uns 1.5ghz. Sim, vi o encaixe do cooler e estava tudo normal.

Temperatura da gpu em idle ta em 50 graus pelo GPU-Z.

Rodei o OCCT pra testar a GPU, ela chegou a no maximo 75 graus sendo que o CPU ficou numa media de 35-37.

Postado
Nao tinha instalado o turbo boost (estou fazendo agora) mas quando abria o OCCT me mostrava a velocidade que o cpu estava trabalhando. Em idle tava em uns 1.5ghz. Sim, vi o encaixe do cooler e estava tudo normal.

Temperatura da gpu em idle ta em 50 graus pelo GPU-Z.

Rodei o OCCT pra testar a GPU, ela chegou a no maximo 75 graus sendo que o CPU ficou numa media de 35-37.

Se estava a 1.5Ghz no OCCT é porque o Turbo Boost está habilitado pelo default no BIOS (a melhor opção, em minha opinião). Esse programinha que eu disse para você instalar é só um monitor, para que você veja as variações em tempo real. E as temperaturas da VGA estão boas, porque a minha HD 6870 também chega fácil aos 70ºC em jogos.

Sinceramente, eu não sei mais o que pode ser, porque você tem um dos melhores CPU coolers do mercado (você disse que está no máximo) e um gabinete muito bom. Eu só colocaria o processador para rodar no OCCT de novo para ver a temperatura ao redor da CPU (com as mãos). Acho que o encaixe do H100 não dá para tocar nada perto do processador, mas acima de 80ºC deve dar para sentir o calor em volta.

O que eu pensei é na tal da pasta térmica do die do CPU que envelheceu e perdeu a eficiência. Será? Eu nunca ouvi falar disso e eu não tenho experiência técnica, então eu acho melhor ligar para o suporte da Intel e ver o que pode ser. No site tem um telefone de contato em SP, eu acho.

Ou então outro colega aqui pode sugerir outra coisa.

Postado
Pois é, não sei também mais o que fazer. Vou falar com o suporte tecnico da intel mesmo. Obrigado pela ajuda

De nada. Se puder, depois conte como está sendo resolvido. Às vezes outra pessoa tem um problema similar e o tópico fica como referência. Eu tive uma dúvida de clock no BIOS e um atendente da Gigabyte me ligou várias vezes até que o assunto fosse realmente explicado. Essas companhias mais importantes tem feito um bom trabalho de atendimento no Brasil.

E boa sorte!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!