Ir ao conteúdo

Problema com relé

hnunesm

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso de uma ajuda.

Eu não tenho muita experiencia com eletrônica, e para um projeto da faculdade eu tive que montar um circuito temporizador.

Eu fiz o circuito utilizando o ci 555 e o mesmo aciona um relé. O circuito funcionou perfeitamente. Porém o relé vai acionar um motor 110v, quando o motor não está no circuito funciona perfeitamente, só que quando eu coloco o motor no relé, após passar o tempo determinado no 555 o relé não desliga. Ele fica desligando e ligando sozinho.

O que eu tenho que fazer para resolver este problema? Lembrando que quando o motor não está no relé, ele funciona perfeitamente.

Muito obrigado.

Postado

Talvez o motor esteja gerarando ruídos na rede elétrica capazes de provocar o mal funcionamento do 555.

Experimente alimentar o 555 com uma bateria para verificar se se trata disso.

Postado

Obrigado pela ajuda.

Eu tentei fazer isto que você me disse, mas mesmo assim não funciona.

Você tem mais alguma dica para me dar?

Eu já pesquisei bastante e não achei nada do tipo.

Postado

esta usando transistor para chavear o rele? utilizou resistores pull up ou pull down?

deixe aqui o circuito exatamente como fez, mostrando inclusive de onde tirou a alimentação do circuito bem como do motor.. ai sim da p palpitar !

Postado

Esse é o circuito que eu fiz.

Eu não mudei nada. Só reproduzi.

A alimentação do circuito vem de uma fonte regulada, com tensão de 12v.

A alimentação do motor vem direto da rede (tomada).

Quanto aos resistores serem pull up ou pull down eu não sei responder, pois não tenho quase nenhum conhecimento em eletrônica.

post-1029725-13884965828305_thumb.jpg

Postado

Veja este topico.

http://forum.clubedohardware.com.br/contador-rele/1131783?t=1131783

Condensadores de 1000uf (Eletrolíticos) têm fugas demasiado elevadas para essa função.

Tem de se perceber as características dos componentes reais.

Além disso descarregar 1000uf sem qualquer limitação de corrente, pino de discharge, é errado e vai dar mais problemas ou destruir o 555.

Mais uma confirmação.

Postado

Eu vou experimentar ligar o capacitor de 10nF entre o pino 5 e o negativo da fonte.

Somente por curiosidade, qual seria a função dele e porque ajudaria no meu problema?

Com relação as fugas, no meu caso não tem muito problema se o tempo calculado for diferente do tempo real. Eu não preciso de muita precisão e a regulagem eu posso fazer com o potenciômetro.

Muito obrigado pelas respostas, espero que com o capacitor resolva.

Postado

O pino 5 é uma entrada para controle da temporização. Em todos os circuitos de exemplos constantes nos datasheets em que essa entrada não é utilizada aparece um capacitor de 10 nF ligado ao negativo. Provavelmente não seja essa a causa do problema, mas, não custa quase nada tentar.

Postado

O BC548 não esquenta não.

O que eu acho mais estranho, é que sem o motor o circuito funciona perfeitamente, e teóricamente não era pra ter nenhum efeito do motor sobre o circuito, porque o relé separa o circuito lógico do circuito do motor.

Hoje de noite eu vou montar o capacitor que o Mulder_Fox me indicou.

É possível que seja interferência eletromagnética do motor em cima do 555? Mesmo o circuito a uns 2m de distância do motor.

Ou então interferência da bobina do relé? Pois o relé foi montado na mesma placa que o 555.

Postado

Se o problema ocorre somente quando o motor é ligado, fica claro que ele é o responsável pelo problema, mas não acredito que seja interferência eletromagnética. Uma causa poderia ser ruído gerado na rede elétrica pelo motor, mas você informou que está usando uma fonte regulada e que já testou com bateria.

Se fosse causado pelo relé, então também ocorreria sem o motor.

Postado

hnunesm

Esse circuito tem alguns problemas de concepção e de ultrapassar os

limites do ci .

Depois temos comportamentos erráticos, falhas, etc.

Preferia nem usar relé.

Com relé faria assim como a figura.

Porquê? Evitar problemas de interferências quer pela alimentação quer

por IEM. E claro manter ci dentro das sua área de funcionamento

correcto

1-- Alimentação

A alimentação inclui R5 C3 e C4 .

Desta forma evita-se que qualquer ruído perturbe o funcionamento de

555.

Note que C3 e C4 devem ser montados o mais próximo possível dos pinos

vcc e gnd do 555.

C2 na entrada de vcc deve ser usado especialmente se a fonte estiver

afastada do circuito.

2 - C1

C1 deve ser sempre usado. Estabiliza a tensão interna aplicada aos

comparadores.

3- Polarização da entrada de trigger.

R3, R4 C5.

A intenção é manter o valor da entrada de trigger entre o valor de 1/3

2/3 de vcc. Desta forma ficamos com uma margem de 4V de possível

variação da tensão filtra-se algum impulso indesejado com C5.

Para além disso o valor da impedância fica menor e diminui-se as

influências de sinais indesejados.

4 - R6, pino discharge

O pino de discharge internamente corresponde ao colector de transístor

npn cujo emissor está ligado ao gnd ,não existindo qualquer resistência

limitadora da corrente.

Para condensadores, C8 , de baixo valor a energia em jogo é pequena e o

transístor suporta a ligação directa, embora seja um erro.

O problema pior é o usar condensadores, C8 , de 1000uF. aqui a energia

é elevada e a corrente durante a descarga também.

Isto aumenta a dissipação do ci e pode destrui-lo.

R6 limita essa corrente.

5 - D1

Este díodo deve ter um tempo de resposta curto (fast recover)e poder

absorver correntes elevadas transitórias.

6 - Q1

Q1 deve ser escolhido com vce e valor de Ic correctos para o relé em

causa.

Neste circuito preferia usar um mosfet como drive, o que srviria para

"qualquer" relé.

Pela menor queda de tensão, correntes mais elevadas, protecção já

incluída.

7 - Relé k1

O relé deve ser escolhido de acordo com a carga a ser ligada e

desligada ,quer na corrente quer na tensão e sempre com com margem de

segurança.

8 - Contactos ,R7 e C1

A acção de ligar e desligar cargas indutivas pode levar à existência de

correntes e tensões elevadas.

Como consequência temos o aparecimento de arcos eléctricos e

frequências elevadas entre os contactos. Este fenómeno pode provocar

perturbações electromagnéticas quer no relé quer no circuito exterior

que se podem transmitir ao circuito.

R7 e C1 permitem minimizar estes problemas.

O seu valor deve ser calculo em função da carga .

9 - Constante de tempo, R8 C8

Não existem componentes ideais.

Os datasheet apontam valores de R8 mas considerando que C8 nao tem fugas ou que são muito pequenas comparadas com a correnteinerente ao ci o,25UA .

Isto para electrolíticos esta muito longe da realidade.

Os condensadores elecroliticos têm correntes de fuga,que facilmente se pode medir e verificar que não é constante.

Isto equivale a ter um condensador ideal em paralelo com uma resistência (Rfugas).

Juntamente com R8 forma um divisor de tensão que tem como consequência

alterar a constante de tempo e, o que é pior, pode colocar no pino de

trigger uma tensão próximo do valor de trigger. Isto pode levar a

comportamentos erráticos e em caso extremo o circuito nem funcionar.

Para tempos muito grandes pode ser melror usar circuito diferente.

10 - Montagem

A montagem deve ser cuidada de forma a evitar loops de gnd e vcc ,

comprimentos de cabos desnecessários, com planos de ground no caso de

impressos , de forma a evitar toda IEM e sinais esporádicos.

• 3 semanas depois...
Postado

Bastassim, muito obrigado pela resposta.

Infelizmente eu não vou conseguir montar o seu circuito para o meu projeto, pois estou sem tempo para fazer e o prazo de entrega é muito curto, além de eu não ter todos os componentes em casa. Mas com certeza eu irei montar, para aprender um pouco mais de eletrônica.

Existe algo mais simples que eu possa fazer no meu circuito, sem ter que montar outro?

Ontem eu percebi uma outra interferência, o circuito está ligando sozinho com o simples fato de eu acender ou apagar uma lampada em casa.

Postado

Esse circuito, como lhe disse , parece-me completamente errado.

E mais uma vez ,como tenho dito aqui algumas vezes, copiam-se asneiras e depois alguem que corrija.

De onde copiou esse........

Pergunte ao autor do circuito.

Postado

Eu não quero que ninguém corrija circuito nenhum. Eu simplesmente gostaria de ajuda para aprender o que está acontecendo, a sua dica vai me ajudar muito e como eu disse, pretendo montar conforme o seu esquema para entender melhor o funcionamento.

Como este circuito eu peguei no site do Newton C. Braga, pensei que não haveria problemas com o mesmo,até mesmo porque já vi diversos circuitos e exemplos bem parecidos com este, e pela minha falta de conhecimento em eletrônica não sei identificar tais erros.

Agora se você não tem nenhuma dica a mais do qual queira compartilhar, não precisa nem se manifestar a respeito.

Postado

Bastassim não me entenda mal, eu agradeço muito pela sua ajuda, e como eu disse eu vou montar o seu circuito e testar.

Como você disse, eu acredito que o circuito que eu montei está errado, até mesmo porque não está funcionando corretamente. Porém como eu estive viajando a trabalho, não consegui ver o seu circuito antes e não tenho tempo de faze-lo para este projeto, por isso eu perguntei se existe algo mais simples que possa ser feito para minimizar esta interferência.

Postado

Estas modificações eu consigo fazer hoje de noite.

E até o final de semana eu dou um retorno com relação ao funcionamento.

Obrigado novamente.

Postado

Bastassim, as alterações que você me passou não eliminou 100% da interferência, mas diminuiu a quase zero. Eu consegui a fazer a apresentação sem nenhuma falha. Muito obrigado mesmo.

E muito obrigado a todos que ajudaram também.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...