Ir ao conteúdo

LEDs 1w sem potencia

xmarcilioxch

Posts recomendados

Postado

Ola, estou ligando tres leds 1w 3,6V em serie, alimentacao 12v, mas mesmo com 0ohm a corrente de consumo nao passa de 50ma, menos de 1/5 do que deveria ser a potencia total em w (12v*0,05=0,6). Os leds ligados direto nao aquecem e a potencia parece semelhante à de uma lanterna com tres leds de 20ma.

O que pode estar errado?

• Membro VIP
Postado

- A fonte pode estar arriando. Meça a tensão da mesma quando ligada aos leds;

- Um dos leds pode estar danificado limitando a operação correta dos outros. Meça a tensão em cima de cada led. Se são iguais não poderia ter tensões diferentes. Se a tensão de 12 estiver exata e os leds iguais, haverá de ter 4 Volts sobre cada um deles. Isso será sinal de que todos estão danificados e o foram por não ter sido respeitado o limite de corrente deles em algum instante, por exemplo, quando bons, ligados da exata maneira que dissestes ai, 3 leds de 3,6 Volts em série direto em 12 Volts sem resistor limitador de corrente. Deve ter dado um flash, um só flash e morreram um, dois ou os três..

Não se liga led sem limitar a corrente pelos mesmos... E quando se liga mas eles duram alguns micro-segundos de iluminamento e queimam...

Postado

Vou liga-los em uma ressitencia 15r que tenho aqui e medir a tensão, tenho que colocar o multimetro entre as pernas do led? O calculo do resistor para essa ligacao ta dando 4r, esta correto?

Tenho outro led 3w que acredito ainda estar funcionando bem, nao o liguei diretamente em momento algum, porém fiz o teste com excesso de corrente e a potencia pareceu normal, vou conseguir outro resistos e ligar para nao danifica-lo. Sobre esse de 3w, ele é 3,4v 650ma e quero usar uma li-ion nele (3,8v), que resistor eu uso? As calculadoras diziam sempre 1r e pelo calculo ta dando 0,6r.

Postado

O valor do resistor é calculado pela seguinte fórmula:

R = (VA - VL) / IL

Onde R é o valor do resistor em Ohms, VA é a tensão de alimentação, em Volts, VL é a tensão nominal do LED, em Volts e IL é a corrente nominal do LED, em Amperes.

Quando são ligados LEDs em série, deve-se somar a tensão deles para encontrar VL.

Se é fornecida a potência do LED em vez da corrente, calculamos a corrente pela seguinte fórmula:

IL = PL / VL

Onde PL é a potência do LED, em Watts.

Se o LED é de 1 W e 3,6 V, sua corrente é de 0,278 Ampere.

Para uma tensão de alimentação de 12 V, onde tem-se três desses LEDs ligados em série, o valor do resistor seria de 4,3 Ohms.

Mas também é necessário calcular a capacidade de dissipação de potência do resistor.

Usa-se para isso a seguinte fórmula:

PR = (VA - VL) x IL, onde PR é a potência que o resistor terá que dissipar.

Calculando, resulta em 0,337 W, sendo aconselhável usar um resistor com pelo menos o dobro desse valor. Um de 1W estaria de bom tamanho.

O cálculo do resistor para o LED de 3 W deixo por sua conta, mas repare que tem alguma informação errada na tensão, corrente ou potência desse LED, pois 3,4 x 0,65 = 2,21.

• Membro VIP
Postado

Sim a medida de tensão sobre o led se mede colocando as pontas sobre cada lide desse led, ligado..

Como já citado, 3,4V x 0,65 = 2,21 Watts que não são os padrões corretos para para led de 1 Watt

Postado

Ola, fiz os testes e estes são os resultados: Vs=11v, R=40ohm, ULED1=2,5v,ULED2=5,5v, ULED3=2,5v. Pode se ver que o segundo led esta danificado, isso foi porque quando eu estava testando os leds individualmente com uma resistência de 680ohm eu acidentalmente liguei um dos leds diretamente em 12v, deve ser este. Fiz o teste com uma

resistência cerâmica de 3,3ohm que tenho e o brilho ficou satisfatório, mas o brilho desse led ficou menor, quase imperceptível, mas ficou. Isso nao sera um problema para mim, mas esse led ira queimar em breve? Quanto tempo sera que ele suporta essa tensão? Um resistor em paralelo com ele pode prolongar a vida útil? A vida útil "nominal" dele é 100.000 horas.

Sobre o led de 3w, ele nao possui nenhuma inscrição no corpo e só possuo os dados do vendedor, se ele for mesmo 3w 3,4v ele é 0,88a. O que me recomendariam para ele?

Ola, o led danificado ja foi para o céu dos semi-condutores, ele ficou cintilando e depois apagou...

Liguei os outros dois em 18r e eles estão sugando mais que 250ma (maximo do meu multimetro), creio que esteja bem. Vou por um 7912 para ajudar na regulagem. Os resistores estão aquecendo bastante devido a tensão, pelos 10 min aprox. que deixei ligado eles suportaram bem, vou passar isolante nas pernas e prender na parede do dissipador (os leds estão em um dissipador). Os leds começaram a aquecer finalmente, ate agora nada nos dissipadores, somente um aquecimento sobre o vidro, é assim mesmo o aquecimento desses leds (primeiro encontro hehe)?

Ainda gostaria de ajuda sobre o led 3w.

Postado

Eu arrisco dizer que a potência do LED de 3W é que foi aumentada pelo vendedor, mas ele deveria fornecer o datasheet do LED para que você tivesse certeza do valor da tensão e corrente.

Postado

Ola, fiz alguns testes com o led de 3w e ele ligado em 7,6v com aprox. 9,8ohm, a tensão sobre o led deu 3,4v. Se a tensão nele esta igual a nominal então a corrente esta correta? Posso usar a mesma dedução para um led RGB de 10w?

Ate.

Postado

Se a tensão entre os terminais do LED é igual ao valor típico informado pelo fabricante, então, a corrente estará próxima daquela que, segundo o fabricante resulta nessa tensão.

Veja, neste datasheet, como o valor da tensão entre os terminais desse modelo de LED (diferente do seu) varia conforme a corrente, conforme consta no gráfico Foward Current vs. Foward Voltage:

http://www.cree.com/~/media/Files/Cree/LED%20Components%20and%20Modules/HB/Data%20Sheets/CP41BWESWGS.pdf

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!