Ir ao conteúdo

Modem ADSL Wifi

Jerfson Paiva

Posts recomendados

Postado

Galera, minha conexão anda ruim e tenho problemas para conectar dispositivos a minha rede wifi. Decidi então me livrar do conjunto Model + Router e adquirir logo um modelo que faça o trabalho dos dois.

Atualmente tenho um modem ADSL2+ TP-Link DT8816 e um router Aquário APR-2426. Já fui em casas de amigos onde a internet apresentou um ping bem menor além de quase não perceber traffic shaping, o que é bem evidente na minha. Apesar dele ter 10MB tenho 5MB, não creio que era pra ter tamanha diferença no ping.

Enfim, talvez o TP-Link não tenha culpa, mas é certeza o Aquário estar atrapalhando, visto que ele deve ser reiniciando em alguns momentos para permitir a conexão de novos dispositivos. Há também casos em que a rede simplesmente some, e todos os dispositivos ficam então desconectados. Ele é bem velho e deve estar "caducando".

Recomendem-me um bom Modem Wireless, podendo também me recomendarem modelos estrangeiros, já que será menos de 50 dólares e posso importar tranquilamente.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Depende de como foi testado o ping.

1. São serviços da mesma operadora? (Se não for, não tem como comparar, os provedores podem estar com rotas diferentes)

2. Se forem da mesma operadora, estão no mesmo armário? (A mesma lógica de cima, armários diferentes podem levar a rotas distintas, mesmo sendo da mesma operadora)

3. Foi medido com cabo ou via wireless? (Para jogos via cabo é quase mandatório. No wireless você sempre fica sujeito a mais interferências. Logo pode ser por exemplo que um vizinho tenha dispositivos que usem o mesmo canal que o seu.)

Na maioria das vezes eu prefiro aparelhos separados porque as opções de controle são sempre maiores neles separados. Por exemplo em um roteador que use Tomato, você configura o QoS para priorizar os jogos e mesmo que alguém esteja usando um torrent, você consegue usar sem grandes problemas.

Postado

Mas usar dois aparelhos não dá uma queda no Ping caso eu usasse só um?

Quanto a operadora é a mesma, quanto aos armários já não sei dizer... mas ele mora do outro lado da cidade, recentemente chegou o serviço de Velox pra ele, enquanto o meu a disponibilidade vem de um longo tempo já.

Foi medido via wireless. Então acha que eu deva só trocar o Router??? e continuar a usar um conjunto Router wifi + Modem. porque enfim, o roteador aqui ainda apresenta os problemas de ter q reiniciar as vezes.

• 2 semanas depois...
Postado

Amigo você está cometendo dois erros em sua analise, além dos pontos que o dwatashi falou.

1 - O ping não tem relação com a velocidade da sua internet. O ping é o tempo que demora para um pacote ir e voltar para o servidor alvo, a velocidade é a quantidade de pacotes simultâneos que podem ser enviados.

No caso, não faz diferença para o ping você ter uma internet que pode mandar um ou mil pacotes de uma vez, pois o ping só vai medir a velocidade do primeiro, que será a mesma nos dois casos.

Portanto, para um jogo como Counter Strike, conexões de 1Mbps, 10Mbps, 100Mbps, vai dar tudo no mesmo.

2 - Quanto a o delay do ping introduzido pela presença de dois equipamentos. Saiba que mesmo que você use um equipamento que possua router e modem no mesmo gabinete, eles ainda são implementados com circuitos, controladores e CPUs separados, conectados por um barramento interno, logo, a latência entre modem e router continua existindo, apenas mudou de forma.

Depois, vamos estudar o ping da internet para o ping em uma LAN, no caso da internet, um ping para o Google vai te retornar aí uns 10ms, mais ou menos. Se for pingar o seu roteador do seu pc, vão dar menor que 1ms, logo, a latência introduzida é desprezível perto da latência da internet.

Agora sobre o que o dwatashi falou, eu concordo plenamente e ainda adiciono mais razões do por que você não deve usar um equipamento que seja modem e router:

-O modem da companhia é de responsabilidade dela e qualquer instabilidade provocada pelo equipamento serão eles que deverão resolver, você usando um modem-router, a responsabilidade é toda sua e a companhia não vai tocar em nada. Se considerarmos que você não faz ideia dos parâmetros de configuração que sua companhia usa(que podem mudar com o tempo), é um prato cheio para problemas

-Em uma eventual queima por descarga elétrica, da companhia de energia ou vinda da rede de telecomunicações, a empresa irá trocar o equipamento imediatamente, no caso do modem-router, você vai perder os dois equipamentos e terá que comprar outro

-O modem-router não é flexível a mudança de tecnologia WAN e irá te obrigar a operar em uma certa tecnologia.

Postado
Amigo você está cometendo dois erros em sua analise, além dos pontos que o dwatashi falou.

1 - O ping não tem relação com a velocidade da sua internet. O ping é o tempo que demora para um pacote ir e voltar para o servidor alvo, a velocidade é a quantidade de pacotes simultâneos que podem ser enviados.

No caso, não faz diferença para o ping você ter uma internet que pode mandar um ou mil pacotes de uma vez, pois o ping só vai medir a velocidade do primeiro, que será a mesma nos dois casos.

Portanto, para um jogo como Counter Strike, conexões de 1Mbps, 10Mbps, 100Mbps, vai dar tudo no mesmo.

2 - Quanto a o delay do ping introduzido pela presença de dois equipamentos. Saiba que mesmo que você use um equipamento que possua router e modem no mesmo gabinete, eles ainda são implementados com circuitos, controladores e CPUs separados, conectados por um barramento interno, logo, a latência entre modem e router continua existindo, apenas mudou de forma.

Depois, vamos estudar o ping da internet para o ping em uma LAN, no caso da internet, um ping para o Google vai te retornar aí uns 10ms, mais ou menos. Se for pingar o seu roteador do seu pc, vão dar menor que 1ms, logo, a latência introduzida é desprezível perto da latência da internet.

Agora sobre o que o dwatashi falou, eu concordo plenamente e ainda adiciono mais razões do por que você não deve usar um equipamento que seja modem e router:

-O modem da companhia é de responsabilidade dela e qualquer instabilidade provocada pelo equipamento serão eles que deverão resolver, você usando um modem-router, a responsabilidade é toda sua e a companhia não vai tocar em nada. Se considerarmos que você não faz ideia dos parâmetros de configuração que sua companhia usa(que podem mudar com o tempo), é um prato cheio para problemas

-Em uma eventual queima por descarga elétrica, da companhia de energia ou vinda da rede de telecomunicações, a empresa irá trocar o equipamento imediatamente, no caso do modem-router, você vai perder os dois equipamentos e terá que comprar outro

-O modem-router não é flexível a mudança de tecnologia WAN e irá te obrigar a operar em uma certa tecnologia.

beleza, me tirou umas boas duvidas, mas essa relação independente entre ping e velocidade eu já sabia. Logo me decidi por me desfazer somente do router, visto que o mesmo está apresentando problema. Não faço ideia de marcas e modelos, gostaria então que vocês me recomendassem um modelo, modelos ou pelo menos marcas.

Obrigado pela ajuda até então galera.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...