Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curva característica dos disjuntores


gustavolsilvano

Posts recomendados

Olá,

Estou com uma dúvida na hora de retirar o tempo de atuação de um disjuntor usando sua curva característica. Tenho os seguintes dados:

Corrente nominal, Faixa de ajuste do disparador térmico e Corrente de disparo de curto-circuito.

Pelo que pude entender a curva característica de um disjuntor apresenta o tempo de disparo (eixo y) em função de um valor múltiplo da corrente nominal. Acredito que esse valor seja a relação entre a corrente de disparo de curto-circuito e a corrente nominal.

De fato, para a corrente de disparo de curto-circuito eu tenho um valor de 416 A. Já para a corrente nominal eu tenho 32 A. Dessa forma a relação entre elas (Icc/In) será de 13.

Com isso devo buscar o valor 13 para então encontrar o tempo de atuação. Isso está correto? A faixa de ajuste do disparador térmico por acaso deve ser utilizada? De qualquer forma os valores da faixa de ajuste são de 22 a 32 A.

Obrigado desde já.

Gustavo

post-1000836-13884965864517_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa curva indica o tempo que o dijuntor demora a desligar , eixo yy , em função da corrente efectiva que o atravessa dada em multiplos do valor nominal, eixo dos xx.

Se quer saber qual o tempo que demora a disparar para uma corrente 2 vezes a nominal , deve ir ao eixo dos xx encontrar o valor 2 . Traça uma linha vertical ate cruzar o grafico que deseja. Agora traça uma linha horizontal ate encontrar oeixo dos yy e lê o tempo correspondente.

Assim seo disj for de 32 A nominal e quer saber o tempo que demoraa abrir com 64A tem

64/42=2 e terá ~~35 S.

ver figura

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!