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Pessoal, boa noite.

Sou novo por aqui como usuário, mas faz um tempo que acompanho os fóruns como visitante.

Preciso montar um circuito para acionar uma lampada de luz reserva no painel novo que coloquei no meu fusca.

O que preciso é para o seguinte, a boia funciona com sinal de resistência de 7 a 70 ohms, com 7 ohms cheio e 70 ohms vazio. O painel que instalei é adaptado de um Porsche 914, vendido no Mercado Livre. Acontece que este tem uma entrada separada para sinal de reserva.

Estava pensando em usar um transistor para receber este sinal e acionar um rele para ligar a lampada no painel.

Alguém pode me ajudar com este circuito?

Desde já agradeço pela atenção.

Postado

Pode fazer isso de diferentes formas.

Meça a tensão na resisrência quando esta vazio e cheio.

Veja também a potênci da lampada indicadora (correte e tensão).

Assim pode ver-se a forma de fazer .

Postado

Não parece ser difícil, mas é preciso entender o q esta envolvido com esse "sinal de boia"

apenas resistência ou se tem variação de tensão .. até porque já esta ligado ao painel e não pode se interferir a leitura.

se a tensão varia entre vazio e cheio .. determina-se a tensão de entrada de reserva , ai só fazer um comparador de tensão com uma referencia e ligar algo na saída...

deve ser lâmpada mesmo.. qual especificação? não pode ser um simples led?

aguardamos

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Postado

Então, o problema é que não estou com o carro agora, ele está na casa do meu irmão.

Mas essa ideia de comparar a tensão pode dar certo. A bóia tem apenas um terminal, e vou medi-la com referencia ao negativo e também ao positivo.

Depois coloco o que achei, só que depois que eu sair de folga, trabalho com escala... na segunda de manhã já estou com o carro.

Quanto a lampada é apenas uma sinalização no painel, tipo lampada pingo, tem 5W de potencia em 12V.

Na segunda sem falta posto o que medi.

Obrigado pela ajuda.

Postado

Pessoal, medi os valores:

Para começar medi a tensão da bateria: 12,2V.

1° teste:

Terminal da bóia com o cabo vermelho do multimetro e

Negativo da bateria com o cabo preto do multimetro.

Tanque vazio: 3,4V

Onde quero a reserva: 3,16V

Meio tanque: 2,47V

3/4 tanque: 1,4V

Tanque Cheio: 0,7V

2° teste:

Positivo da bateria com o cabo vermelho do multimetro e

Terminal da bóia com o cabo preto do multimetro.

Tanque vazio: 8,75V

Onde quero a reserva: 8,94V

Meio tanque: 9,5V

3/4 tanque: 10,2V

Tanque Cheio: 11,2V

Acham que com esses valores dá pra começar alguma coisa?

Postado

Esse circuito , como não precisa de ser muito preciso, pode ser feito de modo bem simples com transistor.

Eu usaria um led 10mm vermelho em vez da lâmpada.

Se quer usar a lâmpada tem de medir a corrente dela para se saber o circuito correcto.

Com led experimente assim.

O segundo circuito é mais preciso e permite ajustar.

Em ambos os circuitos pode ser necessário um condensador na entrada de resistência, mas exxperimente e depois altera-se.

.

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Postado
Esse circuito , como não precisa de ser muito preciso, pode ser feito de modo bem simples com transistor.

Eu usaria um led 10mm vermelho em vez da lâmpada.

Se quer usar a lâmpada tem de medir a corrente dela para se saber o circuito correcto.

Com led experimente assim.

O segundo circuito é mais preciso e permite ajustar.

Em ambos os circuitos pode ser necessário um condensador na entrada de resistência, mas exxperimente e depois altera-se.

.

O problema é que já existe uma lampada no painel.

E tem um terminal que deve ser "aterrado" para a lampada ascender.

Sem querer pedir muito teria como alterar o circuito para funcionar com um rele? Poderia ser de 5V (no caso de circuito impresso) ou 12V (usaria um automotivo)..

Obrigado pela atenção.

Postado

Qual relé prefere usar ?

Sabe a corrente aproximada da bobina?

Quer mesmo usar relé pois não precisa.

Aqui tem para 12 v , assim não deve ter problema.

Pode ligar ou a lâmpada directo ou relé.

Para relé de 5V terá de usar resistência em série que deve ser aprox. 68 ohm.

.

Postado
Qual relé prefere usar ?

Sabe a corrente aproximada da bobina?

Quer mesmo usar relé pois não precisa.

Prefiro o de 12V, a corrente varia entre 150 a 250 mA.

E sobre o uso, acho melhor para separar os circuitos.

Tive um problema com um circuito que fiz, um flip-flop sem rele, para travar e destravar as portas do vectra. Acionava uma lampada no painel de instrumentos, e onde deixei o circuito ficava perto do duto do ar, um dia andei o dia inteiro com o ar ligado e o circuito molhou, fechou curto e queimou duas trilhas do painel. :bravo:

Postado

Obrigado Bastassim!!

E sobre este potenciometro, acha que vai interferir no funcionamento da bóia?

Vou faze-lo esta semana ainda e depois falo como ficou.

Obrigado.

Postado

O valor valor de 10k do potenciómetro já foi posto para não interferir e até pode por valor superior.

Note que as medidas que fez foram com bateria a 12,2V.

Com o carro a trabalhar a tensão vai subir para 13,8 u 14V.

Isto pode alterar ligeiramente os valores necessários.

O circuito sem o tl431 o zener pode ter de ser alterado para ~~2,7V .

No circuito do tl431 basta ajustar.

Daí preferir este circuito.

Coloquei o Bc244 para usar a lâmpada directo.

Se vai usar relé pode usar outro como o bd139.

  • 5 semanas depois...
Postado

Bastassim, se tiver como, coloque novamente o circuito, pois não está abrindo a imagem aqui pra mim.

Te mandei uma MP.

Acredita que agora que recebi os componetes? Aqui na minha região é muito difícil comprar estes componentes e acabei comprando pela internet.

  • 5 anos depois...
Postado
Em 04/06/2013 às 21:24, Bastassim disse:

Ok já tem os circuitos acima.

Bastassim, Bom dia!,

Tenho o mesmo projeto  edinbehar para ligar a luz de reserva do painel!, sei que o tema é antigo, mas poderia me disponibilizar o circuito criado?

[email protected]

Obrigado,

Igor

Postado

@Igor Pelloso , o circuito é simples mas os valores são adaptados aos valores da bóia ou sensor existente no veículo. Faça as medições que nem o autor fez:

Em 03/06/2013 às 20:20, edinbehar disse:

Para começar medi a tensão da bateria: 12,2V.

1° teste:

Terminal da bóia com o cabo vermelho do multimetro e

Negativo da bateria com o cabo preto do multimetro.

Tanque vazio: 3,4V

Onde quero a reserva: 3,16V

Meio tanque: 2,47V

3/4 tanque: 1,4V

Tanque Cheio: 0,7V

Fazendo tais leituras montar um circuito que resolva seu problema é simples.

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