Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho 2 HDs, um parou e o outro deu Disk Boot Failure.


gustavofarias2

Posts recomendados

ola amigos, boa noite a todos, esse e meu primeiro topico no forum, sou completamente leigo em informatica mas pretendo ajudar tambem no que for possivel ^_^

Desculpem o tamanho do texto e a falta de acentos adequados, to usando o linux ubuntu e ainda nao achei a configuração de teclado que estou acostumado!

Ent'ao, eu tenho 2 hds, um de 80gb com algumas musicas e jogos e outro de 120 gb com o windows XP e muitas musicas e arquivos. N'ao tenho certeza absoluta se esses fatos estão relacionados ou se o hd ja estava zuado antes e eu so reparei agora, mas acho que tudo comecou quando baixei um video zipado, e na hora de extrair o antivirus acusou virus e mandou pra quarentena, era um arquivo video.cpl ( ou clp algo assim) eu acabei extraindo mas nao o abri, depois deletei tudo e esvaziei a lixeira. N'ao tenho certeza mas a partir disso notei que o meu hd de 80 gb, unidade D: parou de funcionar, nao entrava mais de jeito nenhum, e as vezes sumia. Ent~ao eu baixei um programa de recuperaçao chamado testdisk, e tentei de todas as formas recupera-lo mas nao deu certo. desliguei o pc e no outro dia quando fui ligar começou a aparecer a msg 'DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER'. Ja entrei nas bios pra ver a ordem de prioridade do boot e esta certa(as bios reconhecem os 2 hds normais), o hd com o windows sempre em primeiro e nada. Tambem mexi nos cabos, reconectei os cabos nos hds, e nos encaixes da placa-mãe e nada (porém as bios reconhece os hds)

Dei boot pelo cd do windows e entrei no console de recuperaçao , tentando diversos comandos que ja me salvaram uns meses atras quando o pc deu tela azul mas dessa vez nao adiantou (chkdsk /p, /r, fixboot C: fixmbr)

Pensei que o virus ferrou o hd de 80gb primeiro e agora ta ferrando o principal tambem...

Um amigo meu me trouxe um pendrive com o ubuntu linux, agora eu posso pelo menos entrar na internet pra pesquisar uma solução, ja fui 2 vezes na lan house pesquisar sobre isso... No linux, consegui abrir o HD C: e tive alivio em ver que minhas musicas ainda estavam la. O D: aparece, porém ainda esta inacessivel (acho que esse foi pro saco ja.. =/)

Eu entendo que formatar poderia resolver mas nao quero perder minhas musicas e nao tenho um hd externo no momento pra fazer backup (tenho em torno de 40gb de musica, isso no hd principal, no outro que ferrou tinha mais ainda) se houver solução eu ficaria extremamente agradecido! obrigado pela atençao! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vírus se passou vai afetar apenas o sistema operacional de arquivos. Nada tem com HD. O Aviso mostra Disk Boot Falho é justo ele. Pelo jeito na Bios não está sendo reconhecido, verificou. No principal com XP, tente este reparar: Iniciar, executar, digite cmd e enter, na tela DOS digite: chkdsk /f /r (Espaço antes das letras) e enter. O sistema diz: O volume está em uso por outro processo. Deseja agendar ? opte S (Sim) e enter. Reinicie o PC e aguarde verificação. Corrige sistema de arquivos e erros no HD.

Se o HD (80 GB), está na Bios, use o HD Tune Pro, resultados na aba Health e Error Scan, vamos ver se existem erros. Trocou o cabo de dados por um novo ??? OBS: O correto do anti-vírus é bloquear o arquivo no download e nem deixar entrar no sistema. Isto estando bem configurado nas proteções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, consegui resolver o problema de outra forma, obrigado pela atenção brother! Eu já havia tentado a reparação, através de console de recuperação (nao dava pra entrar no windows) e diversos outros comandos como fixboot C:, fixmbr, bootcfg /rebuild e não resultaram em nada a principio. Então eu pesquisei e achei em um site uma pessoa que resolveu através do gparted do linux, eu coloquei o pendrive do linux, clicando em cima da partição com o botão direito > sinalizadores (ou algo assim) e colocando a opção 'boot'(no hd C: no lugar q deveria estar escrito boot estava vazio, e no D: estava escrito boot, porém o D: nao mostrava o espaço usado e livre alem de ter um icone vermelho em frente, pensei q o bichim tinha ido pro saco mesmo...) e em cima do D: onde setava boot eu alterei para 'hidden', fiz isso porque pensei q poderia existir algum conflito se os 2 ficarem em boot, eu nao manjo.... então quando eu liguei de novo o pc pra minha alegria e surpresa ao invés de dar o disk boot failure (msg q eu li umas 300 vezes esse fim de semana hahaha) estava algumas opções como C:/windows, windows xp professional etc, efeito do comando que eu tinha dado um dia atras bootcfg /rebuild, escolhi qualquer opção e o windows carregou. C: recuperado.

Mas eu ainda estava insatisfeito em ter o D: inacessível/invisível, então resolvi usar novamente o testdisk dessa vez com calma e seguindo algum tutorial, depois reiniciei e o D: estava la bonitinho!

Eu não descarto a chance de isso acontecer de novo, ja que quase sempre q ligo o pc o windows pede pra verificar a consistencia de um dos discos, o q pesquisando descobri q significa erros no HD, pode ser porque muitas vezes eu desligo o pc no botão.

Enfim, quem tiver problema semelhante tente o Gparted do linux, e quem tiver com um HD secundário ferrado e consegue acessar o windows com o outro, tente o testdisk! pode talvez evitar uma formatação indesejada. Obrigado pelas dicas do antivirus, ja troquei o meu q era AVG pelo microsoft security essentials, grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

___________________________________________

As dúvidas sendo respondidas, avise no tópico para

fechar, ou click em Denunciar e marque: Resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!