Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WinContig deixou lento?


Alexo

Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

Meu computador está com o HD de sistema razoavelmente cheio (1 TB sobrando 170 GB) e o Windows 7 Home Premium com algum tempo de instalação, bastante coisas instaladas, apesar do meu cuidado o computador está bastante lento (é um Core I5 750).

Como o defrag do Windows demora demais e não permite parcial, ele fica meio que inviável de executar. Aí experimentei esse Wincontig que pareceu funcionar bem, fiz uns testes e, parecendo tudo bem, fui otimizar pastas do Windows e de programas.

Isso faz uns dois dias. Hoje começo achar algumas coisas estranhas, tipo Windows mais demorado pra iniciar, programas demorando pra abrir, jogos que engasgam no meio e demoram séculos nos loadings e até a digitação dá umas travadas!

Estou vendo a luz do HD acesa direto...

Um parênteses. Ontem eu testei desativar alguns programas do carregamento do Windows, tomando cuidado com o que tirava (alguns itens eu até excluí com o Ccleaner).

Pergunto: é normal eu ter desfragmentado boa parte do sistema e ele ficar assim lento e meio que engasgando? O Windows está se reajustando de alguma forma, isso vai se resolver sozinho? O que me dizem?

Odiaria ter que reinstalar o sistema, pois tem muita coisa pra ajustar... :/

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este HD 1TB, pelo tamanho e quase cheio, fica mesmo pesado num PC. Tendo algo errado piora. Quando coloca para Desfragmentar o disco, o certo é deixar completar a tarefa normal. Interromper na metade vai deixar muitos arquivos fora do lugar. O WIN7 tem agendamento automático, onde pode marcar, cada 02 dias para facilitar.

O CCleaner, em ferramentas, programas iniciados juntos com o sistema, deixo na lista apenas o Anti-vírus, o restante no meu caso removo todos. Muitos causam lentidão. Em vez em quando, limpo os espaços (MFT) em branco no C:/, em seguida faço a Desfragmentação. Aconselho usar a própria ferramenta original do Windows, outros programas para desfragmentar tipo otimizadores são arriscados. Testei 03 diferentes e detonou todos dados no C:/ no meu XP. Tive que cair na formatação.

Tente este reparar: Iniciar, meu computador, disco local C:/, botão direito mouse, propriedades, na aba Ferramentas, click Verificação erros. Verificar agora, marque as 02 opções: Corrigir erros sistema arquivos e procurar setores defeituosos e recuperar. Click iniciar, sim, Reinicie o PC e aguarde verificação.

OBS: Use o HD Tune Pro e teste o HD, resultados aba Health e Error Scan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo. Realmente, fiquei com receio mesmo de usar um alternativo. Mas outros dois bem recomendados que testei travaram no início do processo e desisti. Este não. O Defrag original do Windows certamente é o mais indicado mas ele demora tanto que acho que deve levar mais que um dia pra fazer tudo, sério, por isso parti pro parcial.

Também uso CCleaner pra corrigir registro e excluir alguns arquivos de lixo. De resto, eventualmente procuro serviços e processos que poderia eliminar, quando entendo que sim, retiro, mas muita coisa precisa estar ali acredito, então na dúvida ficam.

Bom, de ontem pra hoje eu acho que resolvi meu problema e explico.

Reparando que o HD não parava de trabalhar, atrasando até a digitação (!), achei que tinha algo sendo refeito após o defrag em pano de fundo. Em princípio descartei a reindexação da busca (que tenho diretórios grandes indicados ali), que poderia ter baleado.

Comecei a pesquisar mais e descobri dois fatores.

Primeiro acho que parcial da lentidão que gerou foi culpa do Superfetch que pareceu estar se refazendo. Observei isso pelo Monitor de Recursos. Deixei o computador ligado à noite pois achei que ele precisava desse tempo pra se "recompor". rs Na manhã seguinte o HD ainda estava a toda, mas não era mais o Superfetch que estava em 1o lugar, mas outra coisa.

Pesquisando e observando também pelo Monitor, identifiquei que quem estava "comendo" trabalho do HD era um serviço chamado Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player. (E nem uso WMP!) Fiz alguns ajustes dentro do próprio Media Player, eliminei duas pastas grandes de mídia que tenho associado à Biblioteca (o WMP busca mídias de lá) mas mesmo assim continuava.

Então decidi parar e desabilitar este serviço, e fiz pelo services.msc. Eliminei o cache e histórico do WMP e o HD parou de trabalhar (ele estava indexando capinhas de CD, ID3 de arquivos de música, coisas com vídeo etc.) e travando demais. Computador voltou ao normal e aparentemente até mais rápido pelo que eu já havia tentado de otimização.

Então não sei se foi culpa de um desfragmentador externo (talvez o defrag original do Windows já ajuste esse paralelos em meio à desfragmentação em si, não sei), mas mais especificamente serviço de rede do Media Player que "matou" o computador por uns dois dias.

Se alguém tiver alguma dúvida sobre o que expliquei, é só dizer. Senão, pode fechar o tópico como resolvido.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!