Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

é normal o meu notebook estar lento?


Werewolf

Posts recomendados

olá,

eu comprei um notebook com as seguintes configurações (extraídas com o programa CPU-Z):

- CPU: Intel Core i3 2330M

- RAM: 2GB

- GPU: Intel® HD Graphics 3000

eu não sou muito bom em avaliar qualidade do hardware; essas configurações pra notebook são ruins? eu tenho experimentado lentidão e travamento no windows 8 que veio com ele e queria saber de alguém que entende se o problema é a configuração do hardware que é muito fraca ou se as configurações são suficientes e ele deve estar com algum problema (e eu teria que mandar trocar, de novo...).

alguém sabe e poderia ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que essa essa é uma configuração mediana. Enfim, você já tentou formatar ele ? Geralmente eles vem cheios de programas desnecessários quando você os compra.

Eu aconselho uma formatação e colocar um novo sistema, " Limpo " (sem os lixos de fabrica). Se o Note ainda estiver na garantia, leve em uma assistência autorizada, alguns podem perder a garantia se você formatar-lo por conta própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se seu windows é 32 ou 64 bits, se for 64 bits aí está o motivo, esta versão do windows é recomendada para usuários que possuem mais de 3Gb de RAM, em geral o windows 8 requer que os usuários possuam um processador de no mínimo 2.4GHz, no seu caso seu processador possui 2.2GHz.

Creio que o mais recomendável seria trocar o SO para um mais simples, o Seven rodaria melhor ou até o XP ficaria perfeito. Mas fique de olho na garantia como o brother citou acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se seu windows é 32 ou 64 bits, se for 64 bits aí está o motivo, esta versão do windows é recomendada para usuários que possuem mais de 3Gb de RAM, em geral o windows 8 requer que os usuários possuam um processador de no mínimo 2.4GHz, no seu caso seu processador possui 2.2GHz.

Creio que o mais recomendável seria trocar o SO para um mais simples, o Seven rodaria melhor ou até o XP ficaria perfeito. Mas fique de olho na garantia como o brother citou acima

Ai que está o engano jovem, o que define o sistema operacional x32 ou x64 é a arquitetura do processador e não quantidade de memória.

Eu posso usar um i7 com 1 gb de ram e terei um ótimo desempenho. Ou você acha que um cidadão irá usar x32 para ter um desempenho pifio de um pentium III ?

E não tem haver também com GHz.

Não sei de onde você tirou estas suas afirmações.

Fontes para leitura :

http://pt.wikipedia.org/wiki/AMD64

http://pt.wikipedia.org/wiki/X86

---

O cuidado nem deve ser por nós, mais em induzir algum cidadão que vem ao fórum procurar ajuda e pode acabar confundido.

---

@Werewolf

Verifique se tem algum virus ou spyware que tenha deixado lento o sistema.

Verifique se tem algum dos programas que vem instalado no windows, aqueles da fabricante, maioria atrapalha bastante o sistema.

Outro fator determinante para ele estar travando ou lento pode ser a temperatura, tente verificar usando o programa AIDA64 e veja se tem algo estranho nelas, valores em stock acima de 50º podem ser preocupantes.

Seu equipamento é para executar as tarefas tranquilamente sem lentidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado aos que ajudaram. vou dar uma olhada, mas quando ele chegou eu formatei e não deixei ele instalar maioria dos programas que vieram com ele e eu instalei o ubuntu justamente porque ele estava lendo e o ubuntu também trava as vezes.

se as configurações do PC não forem o problema, alguém sabe o que poderia ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado aos que ajudaram. vou dar uma olhada, mas quando ele chegou eu formatei e não deixei ele instalar maioria dos programas que vieram com ele e eu instalei o ubuntu justamente porque ele estava lendo e o ubuntu também trava as vezes.

se as configurações do PC não forem o problema, alguém sabe o que poderia ser?

Checou as temperaturas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Checou as temperaturas ?

é inverno e o notebook é novo para ter problema de temperatura, mas pode ser. vou monitorar a temperatura a próxima vez que for usar.

EDIT: monitorei a temperatura e não é esse o problema. o pico mais alto foi de 60 °C. alguém sabe o que mais pode ser o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Até que essa essa é uma configuração mediana. Enfim, você já tentou formatar ele ? Geralmente eles vem cheios de programas desnecessários quando você os compra.

Eu aconselho uma formatação e colocar um novo sistema, " Limpo " (sem os lixos de fabrica). Se o Note ainda estiver na garantia, leve em uma assistência autorizada, alguns podem perder a garantia se você formatar-lo por conta própria.

O hardware do notebook do autor do tópico não é uma configuração mediana. É uma configuração mínima, porém atual. Ter 2GB de ram está longe de ser mediano, ter uma Intel Grpahics HD3000 ainda menos, fora o processador de entrada da série atual da Intel, o i3. Porém não é natural um notebook novo, com sistema original e colocado pelo fabricante, travar. Não estou querendo pisar nas configurações de ninguém, apenas retratando a realidade.

Muitos dos programas que vem no notebook podem te ajudar muito em atualizações de drivers, recovery e tarefas. Eles não vão atrapalhar seu computador se você desativar aqueles que não for usar ao iniciar o Windows (isso pode ser feito com o programa CCleaner). Basta aprender um pouco para usá-los, muitos serão úteis e estão bem longe de ser "lixo". Se não quer algum deles, simplesmente desinstale pelo painel de controle.

O fabricante do notebook não deve ser insensato (como muitos) a ponto de colocar um sistema de 64 bits em um computador de 2GB de ram. Seria ideal que o autor do tópico colocasse a marca e o modelo do mesmo para análise. Abaixo de 3,5GB de ram, 64 bits é perda de desempenho. E não pense que seu sistema operacional Windows 8 é pesado ou seja o problema, já que é um computador atual. Jamais pense em Windows XP, como disse um usuário acima. Esse já é um sistema morto que logo não terá mais nenhum suporte.

Muitos fabricantes falam que formatar o computador acaba com a garantia. Garantia cobre Hardware, e, se o fabricante disser isso, você poderá tranquilamente acioná-lo no Procon. Porém, não é recomendável sair formatando computador novo desse jeito (a menos que não tenha gostado do sistema operacional). Se quiser formatar sem perder a garantia e de maneira fácil para ver se resolve os problemas, use a partição de recuperação ou o CD que provavelmente veio com seu computador e reinstale os drivers.

Tente ver se os procedimentos resolvem (faça todos, preferencialmente nessa ordem, obrigatoriamente com o notebook ligado na tomada):

1) Use um programa, como o CCleaner, para fazer uma limpeza.

2) Corrija erros no registro. O mesmo programa acima é um exemplo dos que tem essa função.

3) Verifique erros no disco rígido. Computador > disco onde está o sistema > botão direito > propriedades > ferramentas > verificação de erros > verificar agora > marcar as duas opções > iniciar > vai mandar reiniciar > reiniciar e esperar, pode demorar mais de uma hora.

4) Desfragmente o disco rígido, pela própria ferramenta do Windows. Digite "desfragmentador de disco" no menu pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é bom quando tem alguém que entende bem do assunto. obrigado, MastterD.

nunca esperei que o notebook fosse top de linha, mas não esperava que ele travasse quando eu estivesse escrevendo um simples texto no write (word do brOffice); ele é lento e trava até pra fazer buscas no próprio iniciar do windows. meu PC antigo com CPU pior e mesma memória não dava isso.

o notebook é um Samsung modelo NP300E4C AD2.

verifiquei o sistema e é de 64bits mesmo, acho que fizeram pensando num usuário que colocaria mais memória, não sei.

muitos programas, como um para gravação de disco, que vieram junto eu tirei assim como outros que não me interessavam. só tem umas coisas que tem na lista de programas que abrem com a inicialização que eu não sei o que são:

- persistence Module

- hkcmd Module

- igfxTray Module

são todos da Intel, mas não faço ideia do que sejam. se souberem o que é para ver se eu posso desativar eu agradeço.

eu acho que o problema é o meu notebook em especial. nunca tive muita sorte comprando componentes de informática. esse notebook mesmo veio com problema e assim que chegou já tive que mandar trocar. além de não ter encontrado mais gente reclamando. de qualquer jeito vou tentar seguir os passos que você sugeriu para ver o que eu consigo.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
é bom quando tem alguém que entende bem do assunto. obrigado, MastterD.

nunca esperei que o notebook fosse top de linha, mas não esperava que ele travasse quando eu estivesse escrevendo um simples texto no write (word do brOffice); ele é lento e trava até pra fazer buscas no próprio iniciar do windows. meu PC antigo com CPU pior e mesma memória não dava isso.

o notebook é um Samsung modelo NP300E4C AD2.

verifiquei o sistema e é de 64bits mesmo, acho que fizeram pensando num usuário que colocaria mais memória, não sei.

muitos programas, como um para gravação de disco, que vieram junto eu tirei assim como outros que não me interessavam. só tem umas coisas que tem na lista de programas que abrem com a inicialização que eu não sei o que são:

- persistence Module

- hkcmd Module

- igfxTray Module

são todos da Intel, mas não faço ideia do que sejam. se souberem o que é para ver se eu posso desativar eu agradeço.

eu acho que o problema é o meu notebook em especial. nunca tive muita sorte comprando componentes de informática. esse notebook mesmo veio com problema e assim que chegou já tive que mandar trocar. além de não ter encontrado mais gente reclamando. de qualquer jeito vou tentar seguir os passos que você sugeriu para ver o que eu consigo.

obrigado.

Amigo, ele não deve travar nada fazendo as atividades que você está executando. Não é pra travar nada, não deve travar nada.

Posso te dizer que quando realizar esses passos, provavelmente com a verificação de erros, resolverá o problema. Se não resolver, formate com a partição de recuperação (leia mais no manual do proprietário).

Samsung é uma ótima marca para qualquer tipo de aparelho, como notebooks.

Eu não entendo a mania dos fabricantes em teimar com sistemas de 64 bits em computadores com menos de 3,5GB de memória ram --' . Claro que você poderá utilizar alguns aplicativos em 64 bits e aproveitar nesses momentos a arquitetura do processador operando em x64. Fora isso, é perda de desempenho. Mas mesmo assim, seu computador não deve travar por isso.

Esses programas da Intel eu não retiraria, apenas os programas da Samsung que não te agradaram e você tem certeza que não são úteis.

Lembre que os procedimentos acima podem demorar mais de uma hora, dependendo do estado do HD e do sistema!

Qual foi o problema que veio para trocar o computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ele não deve travar nada fazendo as atividades que você está executando. Não é pra travar nada, não deve travar nada.

Posso te dizer que quando realizar esses passos, provavelmente com a verificação de erros, resolverá o problema. Se não resolver, formate com a partição de recuperação.

Samsung é uma ótima marca para qualquer tipo de aparelho, como notebooks.

Eu não entendo a mania dos fabricantes em teimar com sistemas de 64 bits em computadores com menos de 3,5GB de memória ram --' . Claro que você poderá utilizar alguns aplicativos em 64 bits e aproveitar nesses momentos a arquitetura do processador operando em x64. Fora isso, é perda de desempenho. Mas mesmo assim, seu computador não deve travar por isso.

sei que é uma marca boa, por isso estou estranhando ele travar. só não sei o que fazer quanto a formatação. eu instalei o ubuntu nele para fazer trabalhos da faculdade (alguns precisam ser feitos no linux) e agora com mbr novo ele não acha mais a partição do recovery para poder formatar e restaurar as configurações padrões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
sei que é uma marca boa, por isso estou estranhando ele travar. só não sei o que fazer quanto a formatação. eu instalei o ubuntu nele para fazer trabalhos da faculdade (alguns precisam ser feitos no linux) e agora com mbr novo ele não acha mais a partição do recovery para poder formatar e restaurar as configurações padrões.

Geralmente tem uma tecla que o fabricante coloca para acessar a partição de recuperação durante o boot. No seu manual deve dizer qual é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...