Ir ao conteúdo

Super Leds 10W 12v + Coolers

Bruno Caron

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, fiz a montagem de um esquema de iluminação para meu aquário com6 super leds, sendo dois em cada dissipador de PC com um cooler em cada.

Os leds estão cada um com seu driver/fonte e os coolers estão sendo alimentados com uma fonte de câmera de segurança, 12v e 1A.

A rotação ficou bem alta, o que causa um ruido bem grande. Os Leds nem estão aquecendo tanto, portando não é necessário tamanha ventilação.

Gostaria de reduzir a rotação dos coolers. Tentei com um potenciômetro simples de 1K, mas imagino que já sabem o resultado.:mad:

Tenho alguns detalhas da montagem AQUI

Em tempo, alguma sugestão de como fazer para controlar a intensidade luminosa dessas LED'S? Penso em algo como o curso do SOL, iniciando com pouca intensidade, um pico e posterior diminuição.

Postado

E ai Bruno beleza, não use um potênciometro diretamente no circuito, utilize um transistor com o potênciometro na base e a carga no coletor, só precisa escolher o transistor adequado.

Postado

Vasculhando aqui no fórum encontrei esse esquema que indicaram para controle da intensidade luminosa de uma fita de led. Será que serviria como disse para os coolers?

• Membro VIP
Postado

Lhe sugiro algo assim, sem que tenhas de necessariamente colocar transformador, diodos e capacitor de filtro. Podes entrar direto no CI com 12 Volts..

Ai ficaria reduzido a 4 peças somente..

Ajustedebrilhodefitadeled_zps2fc54677.jpg~original

Postado

Obrigado pela indicações pessoal!

Vou ver se monto esse esquema com o LM317.

Pergunte de NOB, porque usar essa "ponte" com os diodos no início do circuito?

Postado

Porque os LEd's, transistores, integrado regulador; só trabalham com CC ou DC (corrente contínua ou direct current). Os diodos servem para "transformar" a saída do transformador que é AC ou CA, para CC ou DC. O uso do transformador é por dois motivos: no caso desse circuito, ele é usado para diminuir a tensão para um valor específico para o funcionamento do circuito regulador e ao mesmo tempo, isolar esse circuito do circuito de fornecimento da energia elétrica.

Postado
Mancada minha, não vi que a entrada era AC. No caso já saio com 12v CC da fonte. Posso dispensar essa ponte e montar a partir do capacitor?

Releia a recomendação do faller

" ... Lhe sugiro algo assim, sem que tenhas de necessariamente colocar transformador, diodos e capacitor de filtro. Podes entrar direto no CI com 12 Volts.

Ai ficaria reduzido a 4 peças somente... "

Abração

.

.

PS - Eu vi as fotos do seu aquário. Muito bem montado. Tá show de bola. A iluminação está muito, muito legal!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!