Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco De Boot Tipo O Memtest ?


MCoutinho

Posts recomendados

É o seguinte, baixei o programa Memtest e criei o diskete, só q quando se tenta ler o mesmo não é mostrado nenhum arquivo, quando se cria o diskete é mostrado q não é possivel se ler o diskete, isso já vi em outro tipo de programa (não me lembro qual no momento), então pergunto: Que tipo de sistema ou programa se cria esse tipo de diskete bootavel e que não se é possivel ver o seu conteúdo nem copiar.

Me disseram q talvez seja feito em Linux pois altera o sistema de arquivos, alguem tem akguma dica ??

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por HardSoft@09 jun 2004, 19:15

Se o programa é pro Linux, então pode ser o floppy que seja formatado em ext2.

E como se formata um Floppy em Ext2 e qual programa se usa ? E como fazer do mesmo ser bootavel e com algum utiltario executavel ? obs: Tem de ser primeiro criado um arq executavel em Windows q quando se executa ele solicite um diskete, dai formata e cria como bootavel junto com o utilitario q vai rodar apos o boot e q não de para visualizar os arq q nele contem via windowes ou DOS ?

Ok

Aguardo novas informações

MCoutinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você criar um disquete com o memtest não precisa formatar nada.

Pegue esse arquivo que você baixou (espero que você tenha baixado o correto) que é o arquivo memtest86, basta usar o comando dd para criar o disco:

dd if=memtest86 of=/dev/fd0

Depois de o boot com disquete que vai direto ao memtest.

O memtest não pode der executado dentro do SO. Ele funciona como um SO gerenciando a memória de forma necessária para realizar os testes.

O ideal é que você deixe pelo menos umas 12 horas testando, porque ele faz diversos testes, inclusive com temperaturas diferentes, o que pode influenciar no funcionamento da memória e achar alguns erros de endereços.

[]s

Roger

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lovato@10 jun 2004, 13:02

Para você criar um disquete com o memtest não precisa formatar nada.

Pegue esse arquivo que você baixou (espero que você tenha baixado o correto) que é o arquivo memtest86, basta usar o comando dd para criar o disco:

dd if=memtest86 of=/dev/fd0

Depois de o boot com disquete que vai direto ao memtest.

O memtest não pode der executado dentro do SO. Ele funciona como um SO gerenciando a memória de forma necessária para realizar os testes.

O ideal é que você deixe pelo menos umas 12 horas testando, porque ele faz diversos testes, inclusive com temperaturas diferentes, o que pode influenciar no funcionamento da memória e achar alguns erros de endereços.

[]s

Roger

Não pretendo criar um diskete com o memtest, eu baixei o mesmo e ele proprio criou o dskt com boot e entra direto no programa.

O que eu gostaria de saber é como esse tipo de diskete é feito e com qual programa, pois para se criar o dskte foi utilizado algum programa e esse criou provavelmente uma imagem bootavel junto com o arquivo que executa o Memtest.

Para exemplificar, tenho um utilitário q da informações sovre o sistema, então gostari de criar um dskte no mesmo molde do Memtest, ou seja executa-se um arquivo / Cria o dskte e o mesmo é bootavel e executa o meu utilitario e se tentarem ler ou copiar o dskt não seria possivel. Acredito que deve haver algum programa ou modo que se faça isso uma vez q o Memtest é assim.

Grato

Mauro Coutinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pelo que eu saiba, o memtest já é uma imagem bootável. Acho que seria mais interessante então você pegar os fontes do memtest e dar uma olhada.

Resumindo de forma grotesca: o memtest já é um pequeno SO para fazer essa análise da memória.

Inclusive você pode colocar no LILO ou GRUB como uma imagem de kernel.

[]'s

Roger Lovato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

curiosidade... o kurumin traz o memtest86 como opção de boot pelo lilo... usei uma vez e durou horas... larguei rodando e fui dormir...

image=/boot/memtest86.bin
       label=memtest86
       root=/dev/hda1
       read-only

ele esta disponível no repositório debian e pode ser instalado pelo apt-get... achei um executável /usr/sbin/make-memtest86-boot-floppy para criar em disquete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse programa que você achou, é um simples

dd if=/boot/memtest86 of=/dev/fd0

:-)

Mas não é o que nosso amigo quer.

Pelo que eu entendi, ele está fazendo um aplicativo que mostra status e informações da maquina e quer fazer da mesma forma que o memtest faz. Apenas colocar um disquete e já ir apresentando as informações e outras coisas que ele quiser.

Mas para isso, ele terá que criar tudo isso.

[]'s

Roger

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, essa dica foi comentada lá em cima... :-)

O ideal é exatamente esse.... se está querendo realmente fazer tudo isso, tem duas saídas:

1) pegue os fontes do memtest e faça duas alterações.

2) peque uma minidistro que caiba em apenas um disquete e coloque esse tal programa para iniciar automaticamente após o boot.

A opção 2 é a mais fácil.

[]'s

Roger Lovato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!