Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cubo 3x3x3 Com PIC16F628A


piterog

Posts recomendados

Boas pessoal!

Trago a vocês um problema ( como se fosse novidade )

Então.. montei um cubo 3x3x3 de leds, de alto brilho, azuis!

Com esse esquema aqui

http://microcontroladores-dev.blogspot.com.br/2012/02/cubo-de-led-3x3x3.html

Gravei o PIC, montei o cubo e coloquei-o na protoboard.. foi então que:

Quando fiz pelo método que ele colocou no .rar alguns leds(3leds) acenderam parcialmente, não foi com luz total... mas não piscaram nem nada.. ao tocar com meu dedo em algum resistor eles apagavam e outro acendia...

Ai resolvi fazer com o esquema que tá na página dele.. com o Regulador de tensão e 2 capacitores... mas ai nada aconteceu.. agora nada acende!

Inicialmente usei uma USB para alimentar o sistema.. foi ai que deu aquele esquema de acender alguns e tal..

depois usei uma bateria 9v ..

Enfim.. alguem tem ideia do que pode ter ocorrido?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então.. como estou só com o celular ficou meio ruim a imagem!

Mas assim... no cubo.. eu montei os lados deles..

3 camadas,

Interligando os (-) de baixo pra cima, no caso a camada de cima liga os - com a camada do meio que liga os - com a camada de baixo... e os (+) eu interliguei eles como se fosse uma linha, e depois de interligado eu soldei um resistor de 330r..

Ai liguei nas portas do PIC conforme mostra a figura do cara!

As fotos tão aqui!

7uaf.jpg

xul6.jpg

Se não entender alguma coisa pergunte :D

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem dois esquemas. No que consta no arquivo compactado, os cátodos dos LEDs são ligados aos pinos RA0, RA1 e RA2 do PIC através de inversores. Agora fica a dúvida: para qual esquema a programação foi feita?

Você pode fazer um teste invertendo as saídas do PIC que são ligadas nos cátodos dos LEDs com transistores ou com um ULN2003.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então.. como eu contei.. a primeira vez que eu montei o cubo.. ele ligou um lado.. na verdade alguns leds.. mas quando tocava no resistor ele acendia outros... agora ele não acende nada!

Vou refazer do outro jeito!

Se eu fizer apenas um lado do cubo funcionaria igual ne? deixando algumas saidas do PIC sem conexão..

Porque ai eu monto uma parte e testo pra ver se vai piscar alguma coisa.. porque montar todo cubo pra depois testar dá muito trabalho!

--------------

As fotos que mandei eram do esquema que está no blog.. o que não funcionou!

O esquema que está no .rar era o que tinha funcionado parcialmente e que eu vou tentar agora!

Mesmo problema.. montei um lado do esquema só... e não funciona!

Os Leds acendem meio mal!

Não piscam nem nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou!:

http://www.4shared.com/file/gQdQ_VIi/Cubo_de_LEDs.html

Montei este esquema:

Captura3.JPG

Com qual programa você está gravando o PIC?

Verifique nos bits de configuração se o MCLR e o WDT estão desabilitados e se está configurado para o oscilador interno sem saída de clock.

Eu usei o Pickit3 para gravar com o MPLAB IDE.

O arquivo .asm que consta no arquivo compactado não está em Assembly. Então gerei um arquivo .asm a partir do .hex usando o ICProg. Usei esse arquivo .asm para montar o projeto e poder gravar com o PicKit3 a partir do MPLAB IDE.

Aqui está o arquivo .asm gerado:

http://www.4shared.com/file/z61t3jTM/Cubo_de_LEDs.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou usando o PicKit 2, eu entrei no site do Gravador e ele disse pra usar o PicKit 2!

Tu diz o MCLR e o WDT no gravador estão desabilitados é isso?

----------

Desculpa mas eu não entendo muito de gravação de PIC... até mesmo porque foi o primeiro pic que eu gravei, e ainda tive uma certa dificuldade de gravação!

Eu gravei direto com o PicKit2, pois o 3 não funcionou com o gravador que "tenho".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou baixar esse software e vejo onde que se faz a configuração nele.

Edit:

Baixei e instalei o PICkit 2 Programmer V 2.61, mas como não tenho esse gravador, não estou conseguindo importar o arquivo .hex para ver as configurações.

Depois que você importar o .hex, clique em "Configuration" para que abra essa janela:

PICkit2.png

Edit 2:

Os bits 0, 1, 2, 5 e 7 deverão estar com o valor 0

O bit 4 deverá estar com o valor 1

Os demais tanto faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses bits de configuração são conhecidos popularmente como fusíveis ou fuses.

Neles é onde configuramos o tipo de oscilador que será usado, se o pino de Master Reset será habilitado, se o WDT será habilitado, etc...

Na página 98 do datasheet do PIC16F628A, tem a descrição da função de cada bit:

http://ww1.microchip.com/downloads/en/devicedoc/40044f.pdf

É possível configurar esses bits quando se escreve o programa. Nesse caso, o software que fará a gravação deve estar configurado para ler essa configuração no programa.

Eu não sei se a configuração dos bits foi feita no programa do cubo, pois ele foi escrito em Basic e eu não entendo essa linguagem, mas parece que não, pois quando abro o .hex no ICProg, os bits não estão configurados.

Quando esses bits não foram configurados ao escrever o programa, eles devem ser configurados no software que fará a gravação.

Eu também gosto de saber como as coisas funcionam. Por isso gosto de programar em Assembly. Inclusive escrevi um tutorial sobre isso:

http://www.4shared.com/file/TWPgxQNx/Tutorial_de_Programao_Assembly.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então meu velho!

Gravei conforme mandaste pelo PicKit 2, e quando monto na protoboard nada acontece.. ai efetuei algumas medições.. saiu normalmente 5v do regulador.. tem 5v na entrada do PIC mas na saída dele tem 0v em todas as portas o que pode ser? No os pinos 3,4,15,16 estão desconectados correto? Não precisa ligar eles em nada né?

:( Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!