Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um processador fx 8350, junto com 16 gb de memória amd (1600hz), uma placa 990 ud3 gigabyte e uma hd radeon 7870 e meu processador estava aquecendo demais, chegando a 78 graus em 100% de uso.

A princípio pensei que o problema podería ser o cooler que vem com o processador e depois de muitas tentativas de resfriar o gabinete consegui solucionar o problema desligando o modo turbo do processador, que o forçava ir a 4.2, ficando com 8 núcleos de 4.0. Isso reduziu a temperatura para 66 graus, juntamente com o barulho.

Para desligar o turbo é necessário baixar o AMD OverDrive neste link

http://sites.amd.com/us/game/downloads/amd-overdrive/Pages/overview.aspx

após instalar, ir na aba de "clock e tensão" e na área de "clock" clickar em "controle de turbo core..." e desmarcar a opção "ativar turbo core".

pronto o seu computador está mais frio, menos barulhento e só um pouquinho mais lento.

Só para lembrar, o processador fx 8350 é feito para rodar a 4.0 e não a 4.2, sendo essa uma opção para necessidades eventuais.

• Curtir 1
Postado

piór é que eu já tinha testado ele com turbo ligado e com o gabinete aberto, junto com ventilador de fora jogando ar pra dentro. é quente mesmo

Postado
Seu gabinete deve estar muito apertado. Os processadores da AMD são muito frios!

De qualquer forma, mesmo sem o Turbo o 8350 é um monstrinho!

Realmente não costumam esquentar tanto...

• mês depois...
Postado

Muito obrigado pela força...

Mas toda vez que ligo um game, (tibia por exemplo), eu volto no programa e o turbo boost está ativado novamente! Creio que seja o AI Suite II da placa/processador!

Como faço para desabilitar isto?

Atenciosamente,

Ps.: Meu AI Suite está no Automatico.

Obrigado.

• 9 meses depois...
Postado

desculpa upar esse topico depois de tanto tempo, acabei caindo aqui vindo do google hehe

tenho exatamente o FX-8350 + gigabyte GA990xa-ud3 e não tem reza nem macumba que segure as temperaturas.

atualmente to usando o cooler hyper 212, 3 ventoinhas tirando ar quente, processador com clock em stock e fazendo stress test as temperaturas sobem a exatos 78ºC e ali ficam. Mesmo com o cooler padrão, pasta térmica diferente, sempre fica nessa temperatura

sei que não deveriam passar de 60ºc, mas já não consigo entender qual o problema.

alguem mais tem conhecimento ou problema com temperaturas do FX-8350?

• 4 semanas depois...
Postado

Cara é o seguinte, pasta termica pré instalada que já vem com esses processadores da série FX é um verdadeiro lixo e uma bomba atomica pra ferrar sua placa-mãe e processador.Porque?

Com tempo ela gruda e chega parecer durepox, impedindo retirada do cooler sobre processador, resultado é muito trabalho e cuidado pra não estragar processador, já que voce vai ter desmontar tudo seu pc e retirar parte debaixo fixada com cooler sobre placa mãe para fazer estes reparos mais exigentes desses produtos de má qualidade.

Recomendo a todos que esteja com temperaturas acima de 60º nesses processadores da série FX, verificar se esta usando pasta original do processador e trocar  o mais rápido possivel por outra qualidade posterior.

voce vai notar diferença enorme na temperatura quando trocar sua pastar termica, tanto no modo turbo não vai passar dos 50º e modo normal 20º~30º.

Maioria das pessoas manda para lojas informatica instalar e eles sempre coloca as original, processadores da série FX tem este problema de qualidade com pasta termica que já vem com o processador.

Espero ter ajudado e Boa sorte.

Postado

eu sinceramente já não sei o que fazer. estou usando um cooler hyper 212 com thermal greas TG-2. não segura a temperatura. minha ultima suspeita é a fonte, mas não posso testar isso ainda. Eu também já até parei de esquentar a cabeça. é bom que queime tudo mesmo! haha 

Postado

eu sinceramente já não sei o que fazer. estou usando um cooler hyper 212 com thermal greas TG-2. não segura a temperatura. minha ultima suspeita é a fonte, mas não posso testar isso ainda. Eu também já até parei de esquentar a cabeça. é bom que queime tudo mesmo! haha 

Você comprou a pasta térmica de uma loja de confiança? Quando eu comprei a minha MX4 eu li que tinha a versão paraguai. Eu precisei pesquisar legal.

Sobre as ventoinhas, e você falou de três tirando o ar quente, deve ter duas na tampa lateral tirando o ar, não? Eu inverteria e colocaria as duas jogando ar frio em cima da placa-mãe. Veja se melhora.

Outra coisa é que o Hyper 212 é meio chato de instalar. Se a presilha não for bem atarrachada, fica solto. Aí não tem jeito, a temperatura sobe que nem um foguete. Veja uns vídeos no Youtube para confirmar como é.

Aplicação da pasta térmica também afeta as temperaturas. Veja este artigo do CH para saber se você está fazendo corretamente: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

Fonte não deveria influir na temperatura da CPU, pois ela tem um regulador e depois ainda passa pelo VRM, que o seu é bom, do chipset 990. Mas qual é a sua fonte? E qual o gabinete?

Outra coisa é testar com dois ou três programas de análise. AIDA64 é o que eu uso.

Postado

esta pasta é ruim de mais condutividade muito baixa 

pegue esta

https://www.fgtec.com.br/produto/pasta-termica-cooler-master-extreme-fusion-x1-rg-efx1-tg15-r1/pasta-termica/3777

Postado

Você comprou a pasta térmica de uma loja de confiança? Quando eu comprei a minha MX4 eu li que tinha a versão paraguai. Eu precisei pesquisar legal.

Sobre as ventoinhas, e você falou de três tirando o ar quente, deve ter duas na tampa lateral tirando o ar, não? Eu inverteria e colocaria as duas jogando ar frio em cima da placa-mãe. Veja se melhora.

Outra coisa é que o Hyper 212 é meio chato de instalar. Se a presilha não for bem atarrachada, fica solto. Aí não tem jeito, a temperatura sobe que nem um foguete. Veja uns vídeos no Youtube para confirmar como é.

Aplicação da pasta térmica também afeta as temperaturas. Veja este artigo do CH para saber se você está fazendo corretamente: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

Fonte não deveria influir na temperatura da CPU, pois ela tem um regulador e depois ainda passa pelo VRM, que o seu é bom, do chipset 990. Mas qual é a sua fonte? E qual o gabinete?

Outra coisa é testar com dois ou três programas de análise. AIDA64 é o que eu uso.

A pasta térmica eu peguei com um amigo. não suponho que seja pirata, mas mesmo que fosse, eu já testei com o cooler padrão (apesar de ser ruim, ele deveria no minimo manter as temperaturas ideais, correto?!) e mesmo assim as temperaturas sobem como se não tivesse nada instalado.

E por tentar ambos os coolers diversas vezes eu descartaria a opção de má instalação, até porque eu usava o mesmo cooler no meu antigo phenom e nunca tive esse tipo de problema.

A fonte é uma ocz 7000W e o gabinete o thermaltake T3, upei uma imagem com a disposição dos coolers - não é o meu, apenas pra ilustrar:

acf9a1334747803.jpg 

E os programas já usei de tudo e todos mostram a mesma coisa, exceto pelo AMD overdrive, que fica maluco as vezes.

• 2 anos depois...
Postado

Boa noite pessoal, desculpe estar revivendo este tópico antigo. Mas é questão é que possuo um FX8350 e desde que adquiri percebi a imensa dificuldade em se obter a temperatura exata do processador. Vi que muitas pessoas também estavam tendo o mesmo problema e decidi buscar uma solução definitiva. Utilizei diversos programas de monitoramento como AIDA64, Core Tempo, HWinfo, etc... E todos apresentam uma temperatura muito estranha, quero dizer, em idle sempre algo abaixo de 10ºc e por aí. Foi então que através de buscas na internet, me aconselharam a utilizar o AMD Overdrive que me traria a informação mais correta, ou pelo menos, mais confiável. Porém, o software trabalha de um modo diferente e a única coisa que ele mostra é margem térmica máxima do processador. 

Meu cálculo foi o seguinte, como foi me dito por diversas que a temperatura máxima do processador é de 80ºc. Eu deixei a máquina em Idle por um 15 minutos e minha margem térmica máxima sempre foi de 63ºc. Eu extraí a diferença entre 80ºc e 63ºC para obter a temperatura atual do processador.  E o resultado foi o que seria 17ºC. Bem mais apropria do que os 8ºC á 7ºC mostrado por outras aplicações de monitoramento. Então, como atualmente estou o MSI Afterbuner para monitoramento, eu apenas adicionei a fórmula (x+10) na aba de monitoramento e agora eu acredito estar possuindo um monitoramento mais concreto da minha temperatura do que anteriormente.  Tanto que enquanto escrevo esse post estou obtendo valores entre 14ºC à 21ºC.

Esqueci de mencionar, mas não estou mais usando o cooler box, atualmente tenho instalado o Cooler Master PWM 612 v1. Moro em Curitiba e nem preciso mencionar o frio que faz por aqui, hehe. 

Espero ter ajudado e quem quiser me corrigir caso eu esteja errado, sinta-se à vontade. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...