Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema bizarro no meu pc, provavelmente causado pela placa vídeo..


FelipeMBR

Posts recomendados

Eu moro no Rio Grande do Sul, e como vocês devem saber, aqui no inverno é frio pra caramba, e na minha cidade seguido a temperatura chega perto dos zero graus agora nessa época do ano, e com isso, percebi que começou a acontecer uma coisa bizarra com meu pc, leiam o resto que vocês entenderam o porque de eu estar falando isso.

Eu comprei minha placa de vídeo juntamente com as outras peças do meu atual pc pela internet, montei ele em casa e fiquei usando uns 3 meses tranquilamente, ai chegou o inverno e começou a dar o seguinte problema: Eu estou mexendo tranquilamente no meu pc, ai do nada, o pc trava, a tela congela e aparece uma tela preta, ou branca, ou verde, ou marrom, é muito variado a cor, com um monte de listras, ou somente a cor em si, sem as listras, e as vezes depois de um tempo com a tela congelada e o pc travado, aparece a tela azul, ai de qualquer jeito sou obrigado a reiniciar meu pc pelo botão do gabinete pra poder voltar a usar ele, porque ele fica totalmente travado e com aquelas coisas na tela.

Isso começou a acontecer ano passado, ai fui desmontar meu pc e ver o que poderia ser, fui verificando peça por peça, limpei tudo, até que tirei a placa de vídeo e deixei o pc funcionar somente com a onboard da placa mãe, e para minha surpresa, o pc ficou funcionando tranquilamente durante a semana que fiquei testando, sem apresentar problema algum, então fiquei achando que o problema deveria ser na placa de vídeo. Mandei a placa de vídeo de volta para o vendedor informando o problema, e ele disse que iria mandar para a garantia, tudo bem até ai. Mas ai quando liguei pra ele, ele me disse que a garantia havia dito que não havia problema algum na placa de vídeo, ela estava funcionando normalmente, ai fiquei pensando, mas como não tem? Eu testei ela aqui, claro que tem. Mas tudo bem, a placa de vídeo voltou pra minha casa e ficou funcionando por alguns meses sem o maldito do problema.

Eu achei que esse problema havia desaparecido, mas até que chegou esse inverno e cheguei a uma conclusão que pode ser um pouco bizarra, mas percebi que esse problema somente acontece quando está frio, em dias quentes nunca me aconteceu, fiquei cuidando isso pelas 3 ultimas semanas mais ou menos, e só aconteceu nos dias frios por algum motivo. E outra coisa curiosa, é que esse problema nunca acontece enquanto estou jogando algum jogo, só acontece quando estou acessando a internet, mexendo na área de trabalho do meu pc e coisas do tipo, mas nunca quando estou jogando. E no ano passado quando a placa de vídeo voltou, o motivo pelo qual creio que ela ficou funcionando por todo esse tempo sem apresentar esse problema novamente, era porque ela voltou da garantia quando já estava acabando o inverno, as temperaturas já estavam elevadas e não fazia mais frio. Parece que minha placa de vídeo em vez de desligar o pc por superaquecimento, desliga por falta de aquecimento, é um negócio muito bizarro, durante todo esse tempo já limpei todo meu pc várias vezes, troquei as pastas térmicas, formatei o windows umas três vezes e reinstalei todos os drivers para ver se resolvia, e nada.

Alguém saberia me dizer que diabos poderia ser isso e como resolver? :unsure:

Configuração do meu pc:

Processador AMD Phenom X6 1075T 3,0GHz C/ Pasta Térmica Arctic Silver 5

Memória RAM 8GB (2x4GB) Corsair Vengeance 1866MHz C/ Dissipador

Placa Mãe Asus M5A88-M

Placa de Vídeo Radeon HD 6870 1GB Sapphire

HD Saegate 2TB 64MB 7200Rpm

Fonte C3Tech 500R-VE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente baixar um driver atualizado para a placa de vídeo.

Já tive uma Asus onde havia a seguinte configuração para vídeo:

GFXO-GPP-IGFX-PCI

GPP-GFXO-IGFX-PCI

CI-GFXO-GPP-IGFX

IGFX-GFXO-GPP-PCI

GFX0 = VGA do PCI Express 16x

GPP = VGA do PCI Express 1x

IGFX = Placa On board

PCI = VGA do slot PCI normal

Se for o caso altere de acordo com o instalado no seu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente baixar um driver atualizado para a placa de vídeo.

Já tive uma Asus onde havia a seguinte configuração para vídeo:

GFXO-GPP-IGFX-PCI

GPP-GFXO-IGFX-PCI

CI-GFXO-GPP-IGFX

IGFX-GFXO-GPP-PCI

GFX0 = VGA do PCI Express 16x

GPP = VGA do PCI Express 1x

IGFX = Placa On board

PCI = VGA do slot PCI normal

Se for o caso altere de acordo com o instalado no seu pc.

Já estou com todos os drivers atualizados. Verifico essa configuração na Bios? Se sim, em qual opção mais especificamente? Nunca mexi nesse tipo de configuração pelo o que me lembro.

Edit: Dei uma mexida na Bios e achei essa opção, mas está tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, será que a sua fonte está dando conta do recado?

[]'s

LNW

Creio que sim, acho pouco provável que seja ela, minha placa de vídeo não requer uma fonte tão boa assim, e se o problema realmente fosse a fonte, acho que o pc não teria ficado funcionando normalmente durante uns 6 meses para só depois desse tempo voltar a dar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que marcar uma dessas opções de acordo com a situação, se é placa of, on board, pc1 1x ou 16x

Já estou com todos os drivers atualizados. Verifico essa configuração na Bios? Se sim, em qual opção mais especificamente? Nunca mexi nesse tipo de configuração pelo o que me lembro.

Edit: Dei uma mexida na Bios e achei essa opção, mas está tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!