Ir ao conteúdo

Temporizador 10 Segundos

Soaares1

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem ? =]

Procurei aqui pelo fórum mas não achei .. Então estou postando aqui ..

Gostaria que me indicassem um circuito de modo que assim que eu ligue a alimentação, um temporizador conte 10 segundos e só após isso mande tensão para a carga .

Imagino que seja algo usando o 555 .. Não sei .. Obrigado pessoal ! :D

Postado

Procure por TIME DELAY (temporizador com retardo).

O disparo do time não será manual ? é isso ?! Seria automático , assim que o circuito for alimentado pela fonte :confused:

Postado

Minha sugestão:

circuitoderetardonoacionamento.png

O circuito foi simulado no Proteus. O tempo pode ser ajustado em RV1. Não aparece no esquema a ligação dos pinos de alimentação do 4001 que são: pino 7: GND, pino 14: VDD.

A tensão de alimentação pode ser de 12 V.

Postado

Amigo Mulder_Fox,

Simulei aqui também no Proteus e o circuito funciona tão somente como on-off por meio de SW1.

Não ha temporização, e mesmo se houvesse , me parece que o Soaares1 deseja que o disparo seja automático, sempre que ligar a fonte.

Postado

Davi, pesquisando o que você falou, achei isso daqui ..

"On-delay - Quando a bobina de um relé temporizado on-delay é energizada, os contatos mudam os estados depois de um tempo pré determinado.

Off-delay - Quando a bobina de um relé temporizado off-delay é energizada, os contatos mudam imediatamente os estados e depois de um tempo pré determinado voltam para a posição original."

Acho que essa seria a solução .. não ?

Postado
Amigo Mulder_Fox,

Simulei aqui também no Proteus e o circuito funciona tão somente como on-off por meio de SW1.

Não ha temporização, e mesmo se houvesse , me parece que o Soaares1 deseja que o disparo seja automático, sempre que ligar a fonte.

Aqui está funcionando normalmente, DAVIDRJ.

Quanto ao método de disparo, é possível adaptar a entrada para qualquer situação.

Postado

Mulder, testei seu circuito aqui no multisim e não funcionou :(

O Led1 só funciona quando o circuito é ligado logo de cara com a chave S1 fechada, mas não está contando os 10 segundos .. Se abrir a chave S1 e fechar ela de novo o circuito para de funcionar .. E não está contando os 10 segundos :wacko:

vj0q.png

E agora pessoal ?

Postado

Pessoal, consegui achar a solução ! Pesquisando que nem louco aqui na net, achei um tópico aqui do CDH mesmo com o circuito que eu tava precisando ..

Então pra quem precisar também, ta aí !

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=32464&d=1160683881

Obrigado pros amigos que ajudaram aqui ^^

Agora outro problema :confused:, queria fazer que o circuito desligasse a cada 3 minutos, permanecesse desligado por 1 segundo e voltasse a ligar, e ficasse fazendo isso .. Isso pra garantir que não que esquente a lente de um laser e o mesmo não queime .. Será que 1 segundo desligado é o bastante ? Esse laser está ligado a um clock de 6ms em tempo alto e também 6ms em tempo baixo .. E ainda pra garantir queria colocar isso, de desligar por 1 segundo a cada três minutos .. Será que tem necessidade !?

Postado

Que tipo de carga é? Poderia utilizar por exemplo, um relé de tempo. Só comprar e instalar:

1267768841161_hz_fileserver2_299986.jpg

Por outro lado você pode usar uma simples constante de tempo RC.

Um simples capacitor em série com um resistor vai lhe fornecer os 10 segundos.

Pode até usar um trimpot no lugar do resistor para ajustes finos.

No circuito abaixo estes duas constantes de tempo:

Uma de 2 segundos e outra 1 milissegundo.

Basta alterar o capacitor para alterar o tempo, veja:

http://imageshack.us/a/img99/8034/circuitosensorderedeelt.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...