Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre programação para Arduino!?


FelipeCorrêa

Posts recomendados

Olá a todos, estou iniciando com Arduino e preciso controlar uma shield GSM com ele. Encontrei este programa exemplo:

#include <SoftwareSerial.h>
SoftwareSerial mySerial(2,3);


void setup()
{
mySerial.begin(19200);
Serial.begin(19200);
}

void loop()
{
if(Serial.available())
{
mySerial.print((unsigned char)Serial.read());
}
else if(mySerial.available())
{
Serial.print((unsigned char)mySerial.read());
}

}

Ele serve para enviar um comando a shield através do PC e receber uma resposta. Não entendi muito bem o "mySerial". Seria para definir os pinos 2 e 3 como RX e TX, já que precisamos de uma serial para o PC e outra para a shield? Poderiam me explicar o que acontece na função "loop"? Não entendi os comandos "mySerial.print((unsigned char)Serial.read());" e "Serial.print((unsigned char)mySerial.read());". Agradeço desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta amigo, este material certamente sera útil. Acabei tirando minhas dúvidas em outro lugar, especifico para Arduino. Segue a resposta:

Ola

Quote

Não entendi muito bem o "mySerial"

O mySerial é um objecto que foi criado da class SoftwareSerial.Este objecto ao ser iniciado recebe dois parâmetros, os pinos de rx e tx respectivamente.Este objecto vai estar "vivo" em memoria até que faças o dealloc da RAM o que normalmente no avr só acontece quando o renicias não sendo usado o destrutor da class.

Este objecto ao ser instanciado(criado) passa a ser possivel usar os metodos da class que o criou.È aqui que entram estes metodos mySerial.print , mySerial.available ...

Quote

Seria para definir os pinos 2 e 3 como RX e TX, já que precisamos de uma serial para o PC e outra para a shield?

Sim isso mesmo, como tens de usar duas portas serie, uma para o modem e outra para o pc usas uma porta serie virtual

Quote

Poderiam me explicar o que acontece na função "loop"?

Simples a funçao loop e a funçao no qual o avr esta a correr durante todo o tempo que esta ligado.Imagina uma loop como uma pista de corridas e o teu carro("programa") anda sempre a dar a volta.Isto quer dizer que quando chega ao fim recomeça.

Os microcontroladores sao ciclicos, correm a loop do inicio ao fim e depois voltam ao inicio sempre e repetem o processo ate serem desligados.

Por isso

loop()

{

funçao1();

funçao2();

funçao3();

funçao4();

//Cheguei ao fim agora vou saltar para a funçao1() novamente e vou repetir isto ate alguem me desligar

}

Quote

Não entendi os comandos "mySerial.print((unsigned char)Serial.read());" e "Serial.print((unsigned char)mySerial.read());"

Basicamente isto é como se fosse um eco.A funçao vai imprimir na porta do Modem o que esta a receber na porta Serie do pc tratado como um unsigned char.Este tratamento tem por nome CAST

Serial.print((unsigned char)mySerial.read());

Esta funçao faz o inverso escreve na porta serie do PC o que recebeu do modem.

O tópico já pode ser encerrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!