Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de refrigeração


Posts recomendados

Olá pessoal, eu tenho um pc da qbex e vou dar um up no meu pc agora e ele vai ficar assim:

Processador: I5 3330 - 3ghz, cooler de fábrica intel

MOB: H61H62-M2 V2 (é fraca eu sei)

Mermória Ram: 2x4Gb (não sei a marca, nem vi pelo everest)

Placa de vídeo: GTX 660 Zotac

Fonte: Corsair CX 430M, (nova)

Gabinete: Aerocool Striker x-one

OBS: pretendo comprar outras peças depois, como um cooler melhor e depois a placa mãe.

Segundo pesquisei com os dados oficiais das marcas:

Coolermaster - Excalibur - 26.4 a 85.6 CFM - 13 a 30 dBA - Barometric Ball Bearing

Coolermaster - SickleFlow - 69.69 CFM - 19 dB-A - Long Life Sleeve

Coolermaster - Blade Master 120 - 21.2 - 76.8 CFM 13 - 30 dBA - Long Life Sleeve

Aerocool Shark 82.6 CMF 26.5 dB-A

Akasa Viper 83.63 CFM 6.9 -28.9 dB

Portanto acho q o melhor desempenho x silêncio é o aerocool shark (nao importo de pagar um pouco mais para ter um fan melhor).

Pretendo tirar o fan que já vem atrás e colocar na lateral, pois ele não é muito bom (39 CFM, 26 dBA)

Mas li que ele não funciona bem na horizontal, algo sobre o rolamento, alguém me indica outro e como deve ser feita a ventilação?

1. traseira

2. frente

3. superior(1 resolve ou 2 realmente compensa mais?)

4. lateral inferior

5. lateral superior

Seria isso?

Outra dúvida que tenho é que minha placa mãe só tem suporte pra um fan além da CPU claro, e pretendo ligar os outros na fonte que só tem 4 entradas para periféricos, sendo que já vou usar uma para o gravador de DVD, o aerocool shark tem a entrada q liga direto na fonte? Li que existe adaptadores que conecta na fonte e da entrada para 2 ou mais fans, isso procede, se sim alguém teria um link?

Desculpe o texto gigante, mas esse é meu primeiro micro pra jogos

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Das fans que você mencionou eu recomendaria o Blade Master, Viper e Shark.

O custo benefício do Excalibur não compensa e ele é criticado por ser uma fan barulhenta.

O Blade Master é a mesma fan que vem com o Hyper 212 Plus e o Viper é a mesma fan do Akasa Venom.

Eu tenho ambas as fans e pessoalmente gosto delas.

Como opção de fan de 3-pinos vejo o Shark como sendo uma opção melhor do que o Sickleflow.

2) O Shark vem com um adaptador para ser ligado direto na fonte e também vem com um adaptador redutor de velocidade.

Existem outros adaptadores e o mais interessante eu citaria esse aqui.

Com esse cabo você pode ligar até 5 fans em mesmo conector da placa mãe.

Ligando esse cabo na SYS FAN, as fans receberão 12V o que equivaleria a ligar as fans diretamente na fonte sem nenhum adaptador para redução de velocidade.

O cabo quando ligado na CPU FAN ela permitirá controle de rotação PWM para fans de 4-pinos.

Você então ligar o cooler e mais 4 fans.

3) Evite usar na posição horizontal fans com rolamento do tipo sleeve bearing para não causar algum excesso de ruído.

A fan Aerocool Shark embora utilize rolamento hydro bearing já ouvi falar que pode ter problemas com ruído quando utilizada no topo.

4) Se quiser, use apenas 1 fan no topo.

Após certa quantidade de fans, uma fan a mais não vai trazer maiores benefícios.

No caso de querer trocar o cooler box deixe livre a fan lateral superior.

Os air coolers usam dissipadores do tipo torre e essa fan limitaria a largura útil do gabinete.

Pelo que vi o Striker X-One permite colocar fans no assoalho e atrás das baias dos drives.

Você não deve se preocupar em ocupar todos os locais com fans.

Posicione as fans de uma maneira que você veja maiores benefícios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EdsonSm muito obrigado pela ajuda,

Me surgiu uma dúvida

1. Com o adaptador que você me sugeriu por conectar a placa mãe eu poderia utilizar algum software que controlasse a velocidade do fan de 4 p? e os outros fans rodariam no máximo, certo?

2. Encontrei este adaptador, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498923683-cabo-adaptador-multi-fan-com-redutor-de-velocidade-ak-cb001-_JM, mas teria que fazer a mudança manualmente sempre, tendo 2 em vel max e 2 no q 5v daria de rotação. Certo?

3. Caso realmente seja possível controlar o fan de 4pinos da dúvida 1, eu poderia adicionar outros cabos como esse afim de controlar todos os fans? Usaria adaptadores de divisão do cabo molex para tal. Existe outros adaptadores como esse ligado a placa mãe só q com mais cabos de 4pinos?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Com o adaptador que você me sugeriu por conectar a placa mãe eu poderia utilizar algum software que controlasse a velocidade do fan de 4 p? e os outros fans rodariam no máximo, certo?

A CPU FAN da sua placa mãe faz o controle automático das fans PWM.

Não sei dizer se a sua placa mãe oferece algum utilitário para isso.

Você tentar usar o SpeedFan, mas pessoalmente eu deixaria a placa mãe fazer o controle de rotação padrão.

2. Encontrei este adaptador, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498923683-cabo-adaptador-multi-fan-com-redutor-de-velocidade-ak-cb001-_JM, mas teria que fazer a mudança manualmente sempre, tendo 2 em vel max e 2 no q 5v daria de rotação. Certo?

Está correto.

Note que a princípio o cabo somente permite encaixe de fans de 3-pinos.

3. Caso realmente seja possível controlar o fan de 4pinos da dúvida 1, eu poderia adicionar outros cabos como esse afim de controlar todos os fans? Usaria adaptadores de divisão do cabo molex para tal. Existe outros adaptadores como esse ligado a placa mãe só q com mais cabos de 4pinos?

O cabo somente controla fans de 4-pinos desde o conector da placa mãe seja PWM.

Pelo que entendi do manual da sua placa mãe somente a CPU FAN é PWM.

A SYS FAN é um conector de 3-pinos sem controle PWM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EdsonSm muito obrigado pela ajuda,

Me surgiu uma dúvida

1. Com o adaptador que você me sugeriu por conectar a placa mãe eu poderia utilizar algum software que controlasse a velocidade do fan de 4 p? e os outros fans rodariam no máximo, certo?

2. Encontrei este adaptador, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498923683-cabo-adaptador-multi-fan-com-redutor-de-velocidade-ak-cb001-_JM, mas teria que fazer a mudança manualmente sempre, tendo 2 em vel max e 2 no q 5v daria de rotação. Certo?

3. Caso realmente seja possível controlar o fan de 4pinos da dúvida 1, eu poderia adicionar outros cabos como esse afim de controlar todos os fans? Usaria adaptadores de divisão do cabo molex para tal. Existe outros adaptadores como esse ligado a placa mãe só q com mais cabos de 4pinos?

Obrigado

Caso deseje controlar a rotação das fans gastando pouco (ou quase nada)

http://forum.clubedohardware.com.br/controlador-fans-caseiro/1119993?t=1119993&highlight=controlador+fans+caseiro

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas

Nightfall eu até tinha visto seu controlador de fans, mas sabe como é a preguiça é amiga do capitalismo auiehuiaehauiehiuaeh

Então pensei em comprar um controlador pronto e achei esse Sentry 2 , da NZXT, e não ficaria muito caro. Mas só pretendo comprar depois de montar o PC e ver se realmente não está fazendo muito barulho, pois minha intenção inicial de diminuir os fans é por conta de eu morar em local que tem muita maresia, o que com os fans ligados o tempo todo iria prejudicar meu hardware.

Alguém conhece esse controlador Sentry 2 , da NZXT? Sabe se realmente funciona e se é durável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo um Sentry 2 e achei bacana. Só acho caro o preço por ser apenas um controlador, mas fazer o que né Brasil é Brasil mesmo =D.

Se você for usar fan's de 4 pinos ele não irá funcionar pois o sentry 2 só aceita fan's de 3 pinos. Se quiser usar os fan's de 4 pinos nesse controlador você terá que comprar um adaptador 3-4 pinos ou fazer um MOD no próprio controlador para aceitar as fan's.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehiauheuiaheui Neon, mod é ótimo eu li aqui, q o "mod" é cortar o encaixe, mas to inclinado a pegar ele mesmo, e pelo que li não tem incompatibilidade com o aerocool shark e com o akasa viper, ambos 120mm.

Obrigado

Moderadores, meu problema foi resolvido, pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com as Shark's realmente não tem problemas pois elas usam conectores de 3 pinos. Inclusive as uso no meu controlador =D.

Já as Akasa Viper se não me engano usam conectores PWM que são de 4 pinos, então provavelmente terá que cortar a parte lateral do conector da controladora ou comprar o adaptador.

Mas de qualquer forma nada de complicado de se fazer.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com as Shark's realmente não tem problemas pois elas usam conectores de 3 pinos. Inclusive as uso no meu controlador =D.

Já as Akasa Viper se não me engano usam conectores PWM que são de 4 pinos, então provavelmente terá que cortar a parte lateral do conector da controladora ou comprar o adaptador.

Mas de qualquer forma nada de complicado de se fazer.

Abraço

Conector de 4 pinos serve tranquilamente em slot 3 pinos. A posição da guia é a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conector de 4 pinos serve tranquilamente em slot 3 pinos. A posição da guia é a mesma.

Certo, mas eu estava falando do conector do Sentry 2.

O conector dessa controladora é fechado nas laterais e cabe apenas o conector de 3 pinos, pois não tem espaço para o restante dos conectores do tipo 4 pinos.

Veja ai na imagem abaixo o conector da controladora

imageview.php?image=30366

Veja agora na imagem abaixo, um conector de 3 pinos ligado no conector da Sentry 2. Repare que não existe espaço para um conector de 4 pinos.

IMGA3436.jpg

Esse incomodo também foi relatado no teste do Clube do Hardware com essa mesma controladora. Da uma olhada no que eles dizem depois da figura 4; Clube do Hardware - Teste-do-Controlador-de-Ventoinhas-NZXT-Sentry-2

Para poder conectar o fan de 4 pinos ele teria que fazer uma "gambiarra" e para isso teria que cortar a lateral do conector da Sentry 2. A lateral seria essa da imagem abaixo.

lsgk.jpg

No entanto teria como ele usar sem precisar cortar os conectores, para isso é só comprar ou utilizar um adaptador Molex para fan de 4 pinos. Pois a controladora também aceita entrada Molex.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!