Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Excel 2007] Soma com critério de data


JosianeRey

Posts recomendados

Bom dia,

Estou literalmente “batendo a cabeça” a três dias nessa questão, e não consigo resolvê-la. Sei que tem como fazer, mas já tentei =SOMASE, =SOMASES, assistente de soma condicional, sem obter nenhum resultado positivo.

O caso é o seguinte: estou trabalhando em uma planilha de apontamento de horas. Tenho dois tipos de horas: planejada (previsão) e apontada (real a ser lançado depois). Por isso tenho dois totais por dia e um gráfico pizza, também diário.

O que preciso fazer é: na célula 42F fazer uma soma das horas planejadas (total na linha 37) para os próximos 28 dias, na célula 42I fazer uma soma das horas planejadas para os próximos 56 dias, na célula 42L fazer uma soma das horas planejadas para os próximos 84 dias. Para isso a condicional é a data na linha 7 (a partir da coluna P) e o valor de soma está na linha 39 (a partir da coluna P) e deve abranger até o final da planilha (coluna NB).

Desculpe-me se a dúvida for básica ou trabalhosa demais, fiquei tempos sem usar o Excel e com a versão 2007 me perdi mais ainda.

Exemplo da planilha no link abaixo:

http://www.mediafire.com/?ymdl7xy4l6g0tjv

Se puderem me ajudar, agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, JosianeRey,

Você estava no caminho certo, ao utilizar o SOMASES.

Adicionei a seguinte fórmula na célula F42:

=SOMASES($P$37:$NB$37;$P$7:$NB$7;">"&HOJE();$P$7:$NB$7;"<="&HOJE()+G$41;$P$8:$NB$8;"P")

A fórmula soma os valores contidos na linha 37 (horas), caso estiverem entre as datas HOJE + 1 e HOJE + 28. Além da condição de data, adicionei uma condição do tipo de hora; os valores são apenas somados caso o tipo de hora for planejada - condição realizada a partir dos dados da linha 8. Sem a condição adicionada, não apenas as horas planejadas seriam somadas, mas também as apontadas.

A fórmula ignora o dia atual. Caso o intervalo desejado seja entre HOJE e HOJE + 28, basta alterar a primeira condição da fórmula, conforme abaixo:

=SOMASES($P$37:$NB$37;$P$7:$NB$7;"[COLOR="Red"]>=[/COLOR]"&HOJE();$P$7:$NB$7;"<="&HOJE()+G$41;$P$8:$NB$8;"P")

Quanto aos demais intervalos, bastou copiar a fórmula criada para as demais células - I42 e L42.

O arquivo atualizado está em http://www.sendspace.com/file/qolua6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!