Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inno Setup


FabrícioTeodoro

Posts recomendados

:help: Gostaria de saber algumas dicas para criar scripts no Inno Setup, se possível algum exemplo com explicações passo a passo, bastante detalhadas, pois quando se instala o Inno Setup, ele já vem com alguns exemplos de scripts, mas não consigo entender muito bem ...

Pretendo criar um setup de instalação que não está relacionado com nenhum programa tipo Visual Basic ou Delphi, são apenas arquivos DWG, DOC, XLS, não havendo arquivos EXE na instalação; pórém, eles serão instalados em diretórios diferentes.

OBS: Falando em Inno Setup, a instalação do Spybotsd13, que baixei aqui site, foi feita neste aplicativo ...

Desde já agradeço,

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, vou tentar explicar apenas o que você vai precisar saber, só pra não complicar muito e resolver o seu problema, ok?

Basicamente, você vai ter que usar as seções:

[setup], que é onde você configura como o setup vai se comportar, quais telas vai apresentar para o usuário interagir, etc.

[Files], que é onde você vai especificar os arquivos que vai instalar.

[icons], que é onde você vai especificar os atalhos no menu iniciar/desktop para esses arquivos instalados.

Vamos revisar brevemente cada seção:

[setup]

  • Variável AppName: título para o pacote do setup
  • Variável AppVerName: versão do programa à ser instalado, pode repetir o mesmo que escrever em AppName
  • Variável AppPublisher: pode ser o seu nome
  • Variável DefaultDirName: é onde você indica a pasta padrão onde serão instalados esses arquivos. Você pode passar um caminho "fixo", ou usar uma das constantes de diretório (Directory Constants) para ajudar a formar esse caminho. Por exemplo, suponhamos que você queira instalar em "C:\Arquivos de Programas\Meus Arquivos", você pode simplesmente passar o valor dessa variável como {pf}\Meus Arquivos (sendo que a constante {pf} significa "program files" ou "arquivos de programas"). Consulte o Help do Inno Setup para ver mais sobre "Directory Constants".
  • Variável DisableDirPage: coloque no para permitir que o usuário altere o caminho de instalação dos arquivos, ou yes para evitar isso.
  • Variável DefaultGroupName: Nome do grupo onde serão colocados os ícones no Menu Iniciar. Pode ser o mesmo valor de AppName.
  • Variável DisableProgramGroupPage: coloque no para permitir que o usuário altere o nome do grupo de ícones no Menu Iniciar, ou yes para evitar isso.
  • Variável AlwaysCreateUninstallIcon: coloque yes para criar um ícone de desinstalação para esses arquivos no grupo de ícones do Menu Iniciar, ou no para evitar isso.
  • Variável DisableStartupPrompt: coloque yes para ir direto para a tela do setup, sem fazer aquela pergunta do tipo "Deseja instalar esse aplicativo?", ou no para fazer essa pergunta antes.
  • Variável DiskSpanning: coloque yes para dividir o setup em disquetes de 1.44 MB, ou no para criar um pacote num arquivo só.
  • Variável DisableFinishedPage: coloque yes para evitar a tela final do tipo "Parabéns! Você conseguiu instalar com êxito o aplicativo X!!!", ou no para apresentar essa tela no final da instalação.
  • Variável AlwaysRestart: coloque yes para apresentar a tela pedindo reinício do Windows após a instalação, ou no para encerrar o setup sem pedir para reiniciar o Windows.

[Files]

  • Variável Source: é onde você coloca o caminho e nome do arquivo que você vai empacotar, por exemplo: "C:\Meus Documentos\MinhaPlanilhaExcel.xls"
  • Variável DestDir: é a pasta de destino onde você vai instalar seus arquivos. No seu caso, você vai usar a constante de diretório {app}, que vai direcionar para o valor de DefaultDirName na seção [setup].
  • Variável CopyMode: especifique aqui a ação que o setup deverá executar para cópia de arquivo, caso ele já exista no destino. No seu caso, use a constante alwaysskipifsameorolder se quiser evitar sobrescrever arquivos que não foram alterados, no caso de uma reinstalação. Ou use alwaysoverwrite para sobrescrever tudo.

[icons]

  • Variável Name: é o nome do grupo onde ficarão os ícones no menu iniciar. Você pode usar a a constante de diretório {group} para ajudar à montar esse caminho, daí ele pega o valor de DefaultGroupName na seção [setup].
  • Variável Filename: é o caminho do arquivo para onde o atalho deverá apontar. Você pode usar a constante de diretório {app}, que vai direcionar para o valor de DefaultDirName na seção [setup], mais o nome do arquivo instalado.

...

Bom, abaixo vou colocar um exemplo de como ficaria um script para os seus arquivos. Copie isso como está para a janela do Inno Setup, depois vá adaptando para os seus arquivos.

(Detalhe: eu uso a versão 2.00.19 do Inno setup, se você está usando uma versão posterior, consulte o Help do Inno para saber se houve alguma alteração na sintaxe dos comandos.)

Postado Originalmente por Modelo de script para Inno Setup 2.00.19

; Comentários dentro do script são úteis para você descrever o que cada linha está fazendo. Se quiser colocar um comentário, use ponto-e-vírgula (;) no início de cada linha.

[setup]

AppName=Meus Arquivos

AppVerName=Meus Arquivos, versão 1.0

AppPublisher=Fabrício Teodoro

DefaultDirName={pf}\MeusArquivos

DisableDirPage=no

DefaultGroupName=Meus Arquivos

DisableProgramGroupPage=no

AlwaysCreateUninstallIcon=yes

DisableStartupPrompt=no

DiskSpanning=no

DisableFinishedPage=no

AlwaysRestart=no

[Files]

;1)  Copiando o arquivo 1

Source: "C:\Meus Documentos\Meu Arquivo 1.txt"; DestDir: "{app}"; CopyMode: alwaysoverwrite

;2)  Copiando o arquivo 2

Source: "C:\Meus Documentos\Meu Arquivo 2.pdf"; DestDir: "{app}"; CopyMode: alwaysoverwrite

;3)  Copiando o arquivo 3

Source: "C:\Meus Documentos\Meu Arquivo 3.doc"; DestDir: "{app}"; CopyMode: alwaysoverwrite

;4)  Copiando o arquivo 4

Source: "C:\Meus Documentos\Meu Arquivo 4.xls"; DestDir: "{app}"; CopyMode: alwaysoverwrite

[icons]

; Criação de ícones no menu 'Iniciar > Programas'

Name: "{group}\Meu Arquivo 1"; Filename: "{app}\Meu Arquivo 1.txt"

Name: "{group}\Meu Arquivo 2"; Filename: "{app}\Meu Arquivo 2.pdf"

Name: "{group}\Meu Arquivo 3"; Filename: "{app}\Meu Arquivo 3.doc"

Name: "{group}\Meu Arquivo 4"; Filename: "{app}\Meu Arquivo 4.xls"

; Criação de ícones no desktop

Name: "{userdesktop}\Meu Arquivo 1"; Filename: "{app}\Meu Arquivo 1.txt"

Name: "{userdesktop}\Meu Arquivo 2"; Filename: "{app}\Meu Arquivo 2.pdf"

Name: "{userdesktop}\Meu Arquivo 3"; Filename: "{app}\Meu Arquivo 3.doc"

Name: "{userdesktop}\Meu Arquivo 4"; Filename: "{app}\Meu Arquivo 4.xls"

Espero que isso ajude, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!