Ir ao conteúdo

Windows 7 dando crash e tela azul

Chico Freitas

Posts recomendados

Postado

Olá amigos! Estou com um problema sério no meu computador, e qualquer ajuda que vocês possam me dar para descobrir o que está acontecendo será muito bem-vinda!

Bom, a algum tempo atrás, do nada, meu computador começou a travar e dar tela azuis. Como eu achei que era problema do windows (de tanto instalar e desinstalar jogos) resolvi formatar. O PC ficou bom por uns 3 dias, e então voltou a dar os crash e as tela azuis. Comecei a desconfiar da placa de vídeo, que já é meio problemática (sua ventoinha as vezes não liga sendo preciso dar uma empurradinha com os dedos pra ela começar a girar). Como minha placa mãe tem vídeo on-board também, resolvi tirar a placa de vídeo e testar durante alguns dias sem a placa. Ficou bom durante algumas horas, e então começou a dar uns crash estranho. Baixei o programa bluescreen view e o Who Crashed pra ver se achava alguma pista do que está acontecendo, mas os programas só me deram algumas pistas bastante genéricas, dizendo que era problema em algum driver (qual driver ele não dizia). Baixei todos os drivers mais recentes no site da placa mãe e instalei. Não adiantou. Parti então pros testes de memória. Tenho 3 pentes de 2 gb, e nenhum deles acusou nenhum problema no memtest. Testei o hd com o programa do windows e nada também. Estou meio desesperado porque não consigo descobrir o que está causando o crash no sistema.

As telas azuis são bastante randômicas. As vezes eu não consigo ficar 10 minutos com o pc ligado, e as vezes eu consigo ficar o dia inteiro (agora mesmo estou escrevendo este tópico nele). Provalmente já devo ter visto todas as telas azuis possíveis do windows (IRQL not less or equal, memory menagement, tcp-ip, hd audio bus, system thread exception not handled, etc..). Além das tela azuis, o sistema as vezes congela também! Estou mexendo no computador e ouvindo música, quando de repente PUM! Tranca a imagem, o som e o sistema.

Esses dias, depois de mais uma tela azul, quando fui reiniciar o micro ele deu a seguinte mensagem : "Boot block compatible version....bad bios checksum...". Fui no outro computador, baixei a bios mais recente e instalei. Deu tudo certo e o computador funcionou bem por uns 2 dias! Inclusive achei que tinha resolvido o problema e fiquei mais do que faceiro! Mas já começou a dar tudo de novo.

Uma outra coisa estranha que aconteceu esses dias foi que, depois de mais um crash, quando fui reiniciar o sistema apareceu na tela "overclocking failed! Press F1 to configure or F2 to load defaut config." Nunca fiz overclock neste computador!

Não sei mais o que fazer e nem o que testar. Infelizmente não tenho peças sobrando pra fazer testes mais profundos, e aqui na minha cidade não tem ninguém confiável que possa ver isso pra mim. Portando resolvi apelar pra vocês, que sempre me ajudaram quando necessitei. Abaixo vou colocar as especificações do meu computador, e os resultados dos programas blue screen view e do who crashed! Qualquer dica, pista, e solução que vocês possam me dar será muito bem-vinda! Desculpem se meu post ficou muito longo, eu só queria que o meu relato fosse o mais fiel possível ao que está ocorrendo. Desde já meu muito obrigado á todos que ajudarem. Abraço!

Especificações:

- Windows 7 Service Pack 1, 64 bits

- Phenom II x4 945

- Asus M4A89GTD PRO/USB 3

- 6 GB RAM

- Nvidia Geforce GTS 250 1 gb 256 bits

- HD samsung 1 TB

- Fonte C3tech 500 w

Print do BlueScreenView:

sjt4.jpg

Resultados do Who Crashed:

On Thu 08/08/2013 07:53:14 GMT your computer crashed

crash dump file: C:\Windows\Minidump\080813-16239-01.dmp

This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x38AC1)

Bugcheck code: 0x1000007E (0xFFFFFFFFC0000005, 0xFFFFF80002A9CAC1, 0xFFFFF880009A99D8, 0xFFFFF880009A9230)

Error: SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED_M

file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe

product: Microsoft® Windows® Operating System

company: Microsoft Corporation

description: NT Kernel & System

Bug check description: This indicates that a system thread generated an exception which the error handler did not catch.

This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.

The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.

On Thu 08/08/2013 07:53:14 GMT your computer crashed

crash dump file: C:\Windows\memory.dmp

This was probably caused by the following module: ntkrnlmp.exe (nt!KeBugCheckEx+0x0)

Bugcheck code: 0x7E (0xFFFFFFFFC0000005, 0xFFFFF80002A9CAC1, 0xFFFFF880009A99D8, 0xFFFFF880009A9230)

Error: SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED

Bug check description: This bug check indicates that a system thread generated an exception that the error handler did not catch.

The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.

On Thu 08/08/2013 07:36:30 GMT your computer crashed

crash dump file: C:\Windows\Minidump\080813-15553-01.dmp

This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x75C00)

Bugcheck code: 0x1A (0x403, 0xFFFFF680000654F8, 0xD1B0000054BEE867, 0xFFFFF8A0005110C0)

Error: MEMORY_MANAGEMENT

Bug check description: This indicates that a severe memory management error occurred.

This might be a case of memory corruption. More often memory corruption happens because of software errors in buggy drivers, not because of faulty RAM modules.

On Fri 02/08/2013 08:51:52 GMT your computer crashed

crash dump file: C:\Windows\Minidump\080213-14664-01.dmp

Bugcheck code: 0xA (0xFFFFF88083316C92, 0x2, 0x0, 0xFFFFF80002AD5D39)

Error: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Bug check description: This indicates that Microsoft Windows or a kernel-mode driver accessed paged memory at DISPATCH_LEVEL or above.

This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.

On Tue 30/07/2013 19:56:53 GMT your computer crashed

crash dump file: C:\Windows\Minidump\073013-17175-01.dmp

Bugcheck code: 0xA (0xFFFFF8000B7A2488, 0xF, 0x0, 0xFFFFF80002B04AA9)

Bug check description: This indicates that Microsoft Windows or a kernel-mode driver accessed paged memory at DISPATCH_LEVEL or above.

On Sun 28/07/2013 22:28:28 GMT your computer crashed

crash dump file: C:\Windows\Minidump\072813-16348-01.dmp

Bugcheck code: 0xA (0x7, 0x5, 0x0, 0xFFFFF80002ABD696)

Postado

Chico,

A CPU está bem refrigerada? A pasta térmica pode ter ressecado, isso já aconteceu por aqui.

Eu limparia também os contatos dos pentes de memória, ainda que tenham passado no teste.

[]'s

LNW

Postado

Obrigado por responder LNW! As temperaturas estão todas OK! Troquei a pasta térmica tanto do processador quanto da placa de vídeo. As duas estão numa média de 30º.

Mesmo tendo passado no memtest, limpei todos os contatos (conforme sua sugestão), e também estou testando exaustivamente pente por pente no uso diário.

PARECE que eu descobri um dos módulos defeituosos. Digo parece, porque não da pra ter certeza (nenhum teste acusou problema). Só sei que desde que tirei um dos módulos não deu mais tela azul (8 horas atras). Mas ainda é cedo pra dizer. Ainda estou observando e assim que tiver uma resposta definitiva eu dou um parecer e fecho o tópico.

De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda! Se mais alguém tiver alguma outra ideia eu agradeço!

Grande abraço!

Postado

As malditas telas azuis continuam!! Não sei mais o que fazer nem o que testar! Nenhum teste que eu fiz me forneceu uma resposta conclusiva! Só hoje já foram 3 telas azuis! 2 iguais e uma diferente! Não sei mais o que fazer!

Eu upei no mediafire os dados mais recentes do programa BlueScreenView. Se alguém puder dar uma olhada e me dar alguma pista do que está acontecendo, eu agradeço MUITO!

Abraço!

Aqui vai o link :

http://www.mediafire.com/download/g2v8f2x65x67eua/bsod.txt

• 2 semanas depois...
Postado

Cara você não falou que entrou no MODO DE SEGURANÇA do Windows, se não reinicie o PC e pressionando a tecla F8 e selecione MODO DE SEGURANÇA o windows irar carregar todos os dados e drivers básico para inicializar o sistema e veja se irar ocorrer TELA AZUL(Blue Screen).

Boa Sorte.

Postado

Já tentou atualizar os drivers do seu computador? Um dia eu estava com esse problema que parecia não ter jeito.

Baixa o drivermagician, verifica quais drivers precisam ser atualizados e atualiza.

Já formatou o PC utilizando outro sistema operacional?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!