Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coloquei 8GB mas só aparece 7,96GB.


jorgemaicon

Posts recomendados

  • Membro VIP

Dependendo do uso proposto para a máquina, talvez não se precise de placa de vídeo. Aqui tem um desktop com 2 GB de RAM e vídeo onboard. Pretendemos aumentar para 4 GB, que é o máximo que a placa-mãe suporta, apenas porque a máquina é usada por mais de um usuário ao mesmo tempo e os navegadores (especialmente o Firefox), com muitas abas abertas, tem consumido muita memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, entendi. E porque não tenta atualizar a Bios? Eu tinha uma H61 q n suportava meus 8GB nem minha GTX 550, atualizei para versão F9 e tudo funcionou perfeitamente, ontem mesmo comprei um Octa-Core da AMD e não funcionou, atualizei a Bios e agora esta bombando, a propósito, eu possuo um Gamer em casa, esse é o meu propósito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atualizei a BIOS ontem. Mas não havia algo sobre tamanho de memória nas releases notes. O fiz apenas por causa do MRC — Memory Reference Code. Não penso que se eu testar pentes de 4 GB ela irá reconhecer. Nem quero tentar, já quem em nenhum lugar da documentação técnica da placa-mãe há indicação de limite de memória superior a 4 GB. Está claro que o máximo é 4 GB. E suponho: 2 x 2 GB.

Essa última BIOS ainda é de 2011 e a placa-mãe não é mais suportada, não receberá novas atualizações de BIOS.

Contudo... o chipset G41... parece que suporta memória até 8 GB. Devo testar? Não prejudicaria algo?

Editado após a resposta do jorgemaicon abaixo:

Não. Estou errado. O Chipset Intel® G41 Express "Oferece até 17 GB/s (DDR3 1066 duplo, 8,5 GB/s) de largura de banda e 4 GB de tamanho de memória suportada a fim de proporcionar mais agilidade ao sistema e suporte para a computação de 64 bits."

Restou-me só uma dúvida: será que aceitaria um único módulo de 4 GB? Sei... só testando. Mas essa configuração, se funcionasse 1066 em Single Channel, de algum modo seria mais lenta do que dois módulos em 1066 Dual Channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

jorgemaicon, provavelmente não vou chegar a fazer esse teste dos 4 GB. Vamos acabar nos aventurando no Mercado Livre, por uma memória exatamente igual (mesmo modelo de módulo e mesmo código de chip) à que já temos.

Talvez minha lembrança tenha sido refrescada hoje, e está me parecendo que dois módulos em dual channel é realmente mais rápido do que apenas um em single channel, ainda que a frequência em operação seja a mesma. Está me parecendo que é exatamente isso: não frequência, mas a taxa de transferência de dados (MB/s), duplica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!