Ir ao conteúdo

Particionar HD pode estraga-lo?

Murillo Coelho

Posts recomendados

Postado

Amigo existe um setor no HD utilizado pelos sistemas operacionais para armazenar a tabela MBR, contendo as informações das partições do disco, boot, derivados. Isso é útil para o BIOS realizar o boot e o OS saber onde estão as unidades do disco, OK.

Mas no ponto de vista do HD, essa MBR é dados como qualquer outro, portanto é um mito. Reescrever a MBR reduz tanto a vida útil do HD quanto deletar e baixar de novo uma musica. Pode ficar tranquilo.

Postado

De forma geral estragar não vai, mas pode acontecer de danificar alguma partição por falha do usuario ,e com isso os arquivos, mais ai é só reparticionar e formatar, que o hd ficara novo em folha..... Eu particularmente não gosto de usar um hd para dois S.O.... eu prefiro instalar os S.O em hds separados,nem que seja em hds pequenos e mais antigos, porque caso precise reinstalar um, isso facilita o um pouco o processo....

Eu não estou me referendo as partições utilizadas para guardar os arquivos pessoais......independente disso assim eu sempre divido o hd em duas partes, uma parição primaria para o S.O e a outra extendida para os arquivos, já fazem muitos anos e até hoje eu nunca tive problema de perder partição por causa disso, como acontece com varias pessoas em que a partição vira RAW ou desaparece do nada...

A partição extendida não permite a instalação do S.O nela pelo menos o windows.......quanto ao linux eu não sei dizer...

• Membro VIP
Postado

Particionar HD, nunca ouvi dizer que estraga, depende de outros fatores também. Como: Manter constantemente o disco em ordem nas leituras do sistema, arquivos e dados. Usar uma ótima Fonte com filtros especiais, para não danificar o HD com o tempo, evitar desligar o PC de repente ou ficar sempre usando o botão Reset, para reiniciar. Partições a vantagem de dividir é que se tiver um problema sério no sistema, vai formatar a unidade principal apenas a C:/, as demais ficam com todos os arquivos e dados salvos. Desde que não falhe na ora de efetuar a tarefa.

Esta mesma pergunta está nesse tópico, tem um link na dica:

http://forum.clubedohardware.com.br/desfragmentar-hd/1147567

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!