Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bebedouro latina antigo - fonte fraca


TiagoKaeshi

Posts recomendados

Não sei se é o lugar certo (caso esteja errado, por favor, algum moderador mude para o lugar certo) mais estou com um pouco de urgência pois há duas semanas meu bebedouro deu um defeito logo após uma queda de energia e nunca mais consegui usá-lo! Já realizei a troca dos capacitores: 2x1000uF/25V + 470uF/35V ambos da linha 12V, de um transistor schotky retificador MBR20100CT que estava em curto, troquei um semicondutor zener EL817 achando que o mesmo estava saturado, verifiquei resistores e diodos e todos no resto estão perfeitos. Após a troca destes componentes, verifiquei os demais e o resto estavam todos perfeitos! Porém ao ligar para fazer um teste, notei um ruído alto e agudo saindo da fonte e a mesma não conseguia dar partida, apenas acendia o led vermelho que significa que a mesma está ligada na energia. O verde (significa que o peltier está resfriando) nem sequer piscou. Realizei testes no peltier e o mesmo está dissipando calor perfeitamente, verifiquei também o termostato e o mesmo também está perfeito. Fiz testes deixando o termostato em curto e nada alterou. Por favor me ajudem pois mesmo com conhecimento de eletrônica não estou conseguindo achar o defeito e não sei mais o que fazer! Detalhe: com o cooler apenas, a fonte gera uma mísera tensão de 4,5V que cai pra 1,2V com o peltier ligado. A fonte está com corrente quase que nula (liguei uma lâmpada para testes e, mesmo a lampada sendo de 3A, a fonte forneceu apenas 3V e 200mA). O modelo dele é: Latina Acquatronic (dos antigos!!) e já teve problema com capacitores na fonte da linha 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se os capacitores do primário e secundário estão OK, seu problema ai pode ser o CI de controle dela...

Quando você coloca um curto-circuito no lugar do sensor de temperatura, a fonte fornece 12V para o peltier, independente de qualquer outro parâmetro do fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema já foi resolvido! Era o CI 1M0565R que, ao realizar medições o mesmo estava perfeito, porém ao entrar tensão no mesmo a fonte não tinha arranque e ficava fraca, em torno de 3 à 4,5V. Irei criar um tópico apenas com defeitos para ajudar o pessoal que tem estes bebedouros latina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!