Ir ao conteúdo

Como Funciona um Trafo (TRANSFORMADOR) ?

Diogo Lian

Posts recomendados

Postado

Se eu comprar um transformador de 30V e 30A e ligar no 110v na saída do Trafo eu vou ficar com 30V e a corrente não irá passar de 30A ou ela pode aumentar , tipo o trafo já regula pra não sair mais que 30A ou a Rede 110V vai continuar mandando corrente ele poderá queimar ?

Postado
Se você puxar mais de 30A no secundário, a tensão começa a cair, ele esquenta e pode queimar sim.

Falou

valeu amigo mas , na saída do transformador ele vai jogar no máximo 30A ?

Porque ele recebe da rede 127V sei lá quantos Amperes , deve ser mais de 100A né ?

É que vou ligar na saída do trafo uma resistência pra gerar calor ai eu não sei quantos amperes essa resistência vai exigir ela tem 0,617Ohm .

• Membro VIP
Postado

Amigo.. Se fosse trabalhar na região linear, essa sua resistência iria puxar da saída de 30 Volts do transformador algo como 30V / 0,617 Ohms = 48,6 Amperes

Se fosse operar na região linear, mas não vai.. Tão logo essa resistência começar a aquecer o valor ohmico da mesma vai aumentar e muito...

Muito provavelmente vai pedir menos de 30 Amperes até.. Não dá de calcular pois isso envolve saber as temperaturas que ela vai assumir..

Imaginemos, só para exemplo, que em regime, estabilizadas as temperaturas, ela demande algo como 20 Amperes. Ai vais ter, no secundário do transformador, 30V x 20A = 600 Watts de dissipação de potência.. No primário desse transformador, tivesse ele 100% de eficiência, também se teria esses mesmos 600 Watts sendo demandados da tomada, e agora com uma corrente de 600W / 127V = 4,7 Amperes... Como a eficiência de um transformador pode girar por volta dos 90%, diria, nesse caso, que a demanda de corrente no primário, dos 127 Volts, ficaria por volta de 4,7/0,90 = 5,25 Amperes, para largar aqueles 20 Amperes no secundário..

Postado

O que aconteceu foi o seguinte , eu quero aquecer uma Carga , ela é uma resistência ( pra ela ficar incandescente Tipo as de chuveiro ) , aí eu comprei uma fonte Chaveada de 12V por 50A , ai pensei se consumir 20 ou 25 ta de bom tamanho , ai liguei a resistência começou a esquentar mas percebi que depois de uns 10 segundos já não estava mais esquentando ela manteve uma temperatura acho que por conta dos 12V deve ter ficado uns 40 C° e ela pode manter 600 C° tranquilo , daí não entendi o porque ela travava em uma temperatura sendo que a fonte era 12V por 50A .

Retornei a loja onde comprei a fonte e troquei por um AUTO-trafo de 5.000 Watts :eek:

Ai eu cheguei em casa e fiz a ligação contrária , eu liguei em um rapaz que faz transformador e ele disse se eu ligasse ao contrário eu teria metade da rede 127V uns 50V mas não sei se isso pode queimar o trafo , então liguei a entrada do trafo 220v no 110 e utilizei a saída 110 , dai liguei e o fio esquentou como eu queria , porém eu senti que puxou muita força , minha lampada diminuiu a iluminação até ai beleza , mas o fio esquentou demais sem parar ai ele se rompeu :(

Coloquei mais um pedaço de fio novamente , ai coloquei um Amperímetro que mede até 50 Amperes e um Multímetro e pedi pra um amigo ligar a tomada em quanto eu media rápido , por uns 4 segundos , ele ligou a tomada e o Fio ficou incandescente como eu queria ainda tenho que ver a temperatura mais acho que uns 600 a 800 C° , no Voltímetro estava uns 32V mas no Amperímetro passou de 50 Amperes , eu queria saber como fazer pra não puxar tantos amperes assim da Rede elétrica tipo acho que uns 25A correndo pelo fio já ia estar de bom tamanho , mas na hora que eu comprei o transformador eu trouxe um Mega Forte pensando que eu ia estar sossegado ele tem 5.000VA de potência , pesa uns 25 Quilos :eek:

Tem como eu fazer ele não puxar tanta corrente assim deve estar em mais de 100 Amperes :eek:

• Membro VIP
Postado

Amigo, repare o seguinte:

Se tens ai um transformador que e,m sua saída tem uma tensão constante e necessitas mudar a potência dissipada em sua carga olhe comigo essas fórmulas..

W dissipada = V ao quadrado / Resistência da carga

Se queres acertar, mexer, regular a potência entregue, sem mexer na tensão , tens sempre o recurso de mexer na resistência dessa carga...

Tanto maior for a resistência menor será a potência por ela dissipada..

Como mexer na resistência????

Mexendo na espessura do fio dela e/ou no comprimento (tamanho) desse fio..

Os tipo de fio que se usa para resistências para aquecimento é geralmente de niquel-cromo, aquele das resistências de chuveiro..

Use essas resistências para experiência sempre colocando o máximo de resistência que ai tiveres, vindo a diminuir o comprimento da mesma até obteres o resultado desejado com o menor risco de queimar etc e tal...

Sobre sua resistência, lá do início, chegar num ponto e estabilizar, não aquecer mais do que aquilo, pode ser a limitação do W = V ao quadrado/R

Vai chegar um momento que para aumentar a potência (W) ou terás de aumentar a tensão V ou diminuir a resistência R..

Desse modo tente, variando o comprimento do fio ou sua espessura. Nas resistências de chuveiro vais notar que resistências para 127 Volts tem maior espessura que aquelas de mesma potência mas para uso em 220 Volts. Ai terás, escolhendo uma e outra, de diferentes tamanhos, diferentes potências sempre com a mesma tensão de saída do transformador...

O fato do transformador conseguir entregar uma determinada corrente, digamos 100 Amperes, absolutamente não significa que ele vai entregar isso dai seja qual for a carga que nele colocares, nem tampouco puxar da rede elétrica isso tudo..

A corrente de saída sempre dependerá da tensão de saída e da resistência apresentada pela carga..

Se colocares 30 Volts de um transformador que consegue entregar 50 Amperes em uma carga com resistência de 2 ohms por exemplo, ele entregará a essa carga somente 30/2 = 15 Amperes... Nada fará com que ele entregue maior corrente ou maior potência, a não ser mudando a resistência da carga, diminuindo a mesma...

Postado
Amigo.. Se fosse trabalhar na região linear, essa sua resistência iria puxar da saída de 30 Volts do transformador algo como 30V / 0,617 Ohms = 48,6 Amperes

Se fosse operar na região linear, mas não vai.. Tão logo essa resistência começar a aquecer o valor ohmico da mesma vai aumentar e muito...

Muito provavelmente vai pedir menos de 30 Amperes até.. Não dá de calcular pois isso envolve saber as temperaturas que ela vai assumir..

Imaginemos, só para exemplo, que em regime, estabilizadas as temperaturas, ela demande algo como 20 Amperes. Ai vais ter, no secundário do transformador, 30V x 20A = 600 Watts de dissipação de potência.. No primário desse transformador, tivesse ele 100% de eficiência, também se teria esses mesmos 600 Watts sendo demandados da tomada, e agora com uma corrente de 600W / 127V = 4,7 Amperes... Como a eficiência de um transformador pode girar por volta dos 90%, diria, nesse caso, que a demanda de corrente no primário, dos 127 Volts, ficaria por volta de 4,7/0,90 = 5,25 Amperes, para largar aqueles 20 Amperes no secundário..

o que eu sei é que ah uns 20 C° ela tem a resistência de 0,617 , quantos Watts vai ficar não sei , eu sei que ela tem que ficar de 600C° a 800C° graus no máximo eu tenho aqui em casa 2 tomadas uma 127V e outra 220V e estou com esse Mega Trafo mas evidente que vou trocar , porque está puxando muita mas muita força mesmo não estou entendendo o porque eu pretendo colocar um dimmer pra controlar a temperatura mas eu queria saber quantos Amperes no máximo vou precisar pra conseguir essa temperatura. :confused:

Bela teoria parabéns muito inteligente Faller :D

Amigo, repare o seguinte:

Se tens ai um transformador que e,m sua saída tem uma tensão constante e necessitas mudar a potência dissipada em sua carga olhe comigo essas fórmulas..

W dissipada = V ao quadrado / Resistência da carga

Se queres acertar, mexer, regular a potência entregue, sem mexer na tensão , tens sempre o recurso de mexer na resistência dessa carga...

Tanto maior for a resistência menor será a potência por ela dissipada..

Como mexer na resistência????

Mexendo na espessura do fio dela e/ou no comprimento (tamanho) desse fio..

Os tipo de fio que se usa para resistências para aquecimento é geralmente de niquel-cromo, aquele das resistências de chuveiro..

Use essas resistências para experiência sempre colocando o máximo de resistência que ai tiveres, vindo a diminuir o comprimento da mesma até obteres o resultado desejado com o menor risco de queimar etc e tal...

Sobre sua resistência, lá do início, chegar num ponto e estabilizar, não aquecer mais do que aquilo, pode ser a limitação do W = V ao quadrado/R

Vai chegar um momento que para aumentar a potência (W) ou terás de aumentar a tensão V ou diminuir a resistência R..

Desse modo tente, variando o comprimento do fio ou sua espessura. Nas resistências de chuveiro vais notar que resistências para 127 Volts tem maior espessura que aquelas de mesma potência mas para uso em 220 Volts. Ai terás, escolhendo uma e outra, de diferentes tamanhos, diferentes potências sempre com a mesma tensão de saída do transformador...

O fato do transformador conseguir entregar uma determinada corrente, digamos 100 Amperes, absolutamente não significa que ele vai entregar isso dai seja qual for a carga que nele colocares, nem tampouco puxar da rede elétrica isso tudo..

A corrente de saída sempre dependerá da tensão de saída e da resistência apresentada pela carga..

Se colocares 30 Volts de um transformador que consegue entregar 50 Amperes em uma carga com resistência de 2 ohms por exemplo, ele entregará a essa carga somente 30/2 = 15 Amperes... Nada fará com que ele entregue maior corrente ou maior potência, a não ser mudando a resistência da carga, diminuindo a mesma...

Entendi amigo , isso mesmo estou usando esse fio de níquel mas ele tem que ficar com 1 Metro e 10 CM fixo não pode ser menor que isso :( , ai como você falou tenho que mexer na tensão , o único problema é que até eu acertar eu vou ter que ir na loja ficar trocando ( o dono não vai gostar muito disso :(:D )

Paguei 400,00 Reais no meu Trafo :( , vou ver se troco por 2 um de 30V e um de 50V por 50A .

Obrigado pela ajuda com as fórmulas :) .

• Membro VIP
Postado

Como eu faria.....

- Escolheria um desses transformadores que ai tens, digamos aquele de 30V x 50 Amperes..

- Aplicaria esses 30 Volts a 1,1 metro do fio que tenho...

- Se ok, seguiria em frente.

- Se a temperatura ficasse abaixo do desejado, trocaria o fio por outro, de maior espessura.

- Não sei da geometria do que estás ai fazendo, mas, se necessitar, dá de botar coisa de 10 metros de fio níquel cromo no espaço de 1,1 metro, basta bobinar o mesmo, é assim que no chuveiro é feito...

- Não sei como estás conseguindo o fio, se comprando linear, se tirando de alguma resistência comercial, dessas para chuveiro, ferro elétrico, aquecedor, secador de cabelos, torneira elétrica, etc.. mas o número de diferentes fontes com diferentes espessuras é grande..

A última, mas última mesmo, das alternativas a tentar seria o ajuste, o controle da tensão aplicada, feito dimmer... ai bem podes usar de um dimmer mesmo ou de um VARIAC (autotransformador com tensão ajustável pela variação linear entre taps em cima do próprio enrolamento)..

É difícil achar quem tenha um desses mas se pode comprar. Eu por exemplo, tenho um em casa...

E, finalmente não sei pois não deixastes claro, se queres apenas descobrir qual tensão por qual corrente e com que espessura de fio vai dar exatamente o que necessitas, para depois encomendar alguma produção seriada, ou se queres apenas resolver esse problema único e depois jamais terás ele de novo... Tudo isso muda muito o como fazer...

Postado
Como eu faria.....

- Escolheria um desses transformadores que ai tens, digamos aquele de 30V x 50 Amperes..

- Aplicaria esses 30 Volts a 1,1 metro do fio que tenho...

- Se ok, seguiria em frente.

- Se a temperatura ficasse abaixo do desejado, trocaria o fio por outro, de maior espessura.

- Não sei da geometria do que estás ai fazendo, mas, se necessitar, dá de botar coisa de 10 metros de fio níquel cromo no espaço de 1,1 metro, basta bobinar o mesmo, é assim que no chuveiro é feito...

- Não sei como estás conseguindo o fio, se comprando linear, se tirando de alguma resistência comercial, dessas para chuveiro, ferro elétrico, aquecedor, secador de cabelos, torneira elétrica, etc.. mas o número de diferentes fontes com diferentes espessuras é grande..

A última, mas última mesmo, das alternativas a tentar seria o ajuste, o controle da tensão aplicada, feito dimmer... ai bem podes usar de um dimmer mesmo ou de um VARIAC (autotransformador com tensão ajustável pela variação linear entre taps em cima do próprio enrolamento)..

É difícil achar quem tenha um desses mas se pode comprar. Eu por exemplo, tenho um em casa...

E, finalmente não sei pois não deixastes claro, se queres apenas descobrir qual tensão por qual corrente e com que espessura de fio vai dar exatamente o que necessitas, para depois encomendar alguma produção seriada, ou se queres apenas resolver esse problema único e depois jamais terás ele de novo... Tudo isso muda muito o como fazer...

Muito obrigado vou tentar colocar o trafo de 30V depois o de 50V .

Eu comprei o fio numa loja de resistência ele tem 1,5mm .

o que eu quero é tipo que ele vai aquecendo conforme a corrente vai passando depois que eu liga-lo mas ele não aquecer infinitamente até se romper como aconteceu , eu usei a fonte estabilizada de 12V por 50A e ele esquentou até uma temperatura de 40C ° e ficou estável até ai beleza mas só que eu preciso que ele esquente mais e fique estável depois vou colocar um dimmer pra diminuir a temperatura se ele ficar fixo na tensão e corrente menos que 50 eu consigo calcular a potência que está pra comprar o dimmer , mas com o trafo que tenho esquentou até onde eu queria , mais ai continuou esquentando mais até o fio se romper uns 15 segundos depois de ligado a corrente passou de 50 pra mais :(

Vou usar bastante pra fazer uns artesanatos .

Aqui estão as informações que tenho sobre o fio de níquel .

Diâmetro mm - 1,50

Resistência ohm/m (a 20ºC) - 0,617

cm2/ohm (a 20ºC) - 76,40

Peso g/m - 14,70

Área superficial cm2/m - 47,10

Área secção transversal mm2 - 1,770

Aqui tem uma fórmula e informações sobre a resistência mais isso não entendi nada .

-----------------------------------------------------

Até 1200ºC - Nikrothal 80 é uma liga austenita de alta qualidade. Devido ä sua facilidade de manuseio e resistência a altas temperaturas.Nikrothal 80 é largamente usada em aplicações de trabalho que exigem resistência ao desgaste na indústria de eletro domésticos.

---------------------------------------------------

De 8,0 a 0,020 mm de diâmetro

Resistividade = 1,09 ohm mm2 m-1

Densidade = 8,30 g/cm3

cm2 I2 Ct

------- = ---------

ohm p

Onde: 0

I = corrente 0

Ct = fator de temperatura0

p = carga superficial W/cm2

-----------------------------------------------------

Para calcular a resistência na temperatura de trabalho, multiplicar pelo fator Ct da tabela abaixo:

ºC >> 20 | 100 | 200 | 300 | 400 | 500 | 600 | 700

Ct >> 1,00 | 1,01|1,02 |1,03 | 1,04| 1,05| 1,04| 1,04

Continuação :

ºC >> 800 | 900 | 1000 | 1100 | 1200 |

Ct >> 1,04 | 1,04| 1,05 | 1,06 | 1,07 |

Eu tentei fazer usando a parte dos 800 C° onde CT = 1,04 mas não consegui fazer os cálculos :(

Isso tudo usando um trafo(transformador) de 30V e outro de 50V por 50A (vou testar um trafo depois o outro) ligado na rede 127V e o fio com 1 Metro e 10 Cm de comprimento .

Se eu comprar um Variac seria melhor ?

Postado

Amigo , então com isso , mesmo eu obtendo 20 Amperes no Secundário , o Primário puxando apenas 5,25 Amperes não estaria puxando nada da minha força de casa correto ? o transformador receberia os 5,25 Amperes e Criaria os 20 ? de certa forma a quantidade de Watts consumidos no relógio seria a mesma , mas não iria puxar "" nada "" da força por causa dos 4,7 Amperes :) ?

• Membro VIP
Postado
Amigo , então com isso , mesmo eu obtendo 20 Amperes no Secundário , o Primário puxando apenas 5,25 Amperes não estaria puxando nada da minha força de casa correto ? o transformador receberia os 5,25 Amperes e Criaria os 20 ? de certa forma a quantidade de Watts consumidos no relógio seria a mesma , mas não iria puxar "" nada "" da força por causa dos 4,7 Amperes :) ?

Bota confuso nesse seu entendimento ai...

Algumas relações matemáticas ou físicas sempre tem de ser mantidas

Eficiência: Se a eficiência de um transformador for de 100% (impossível, sempre será menor que 100%) a energia que ele retirará de rede, pela tomada, será igual a energia que ele entregará a carga.. Pin = Pout para eficiências de 100%

Ou se quiseres, para eficiências da vida real:

Pout = n Pin, onde n = eficiência..

Desse modo seu transformador puxa alguma energia da tomada e entrega parte dessa energia ao secundário do mesmo e outra parte desperdiça.. Por isso sua eficiência nunca chega a 100%

Imagine seu transformador entregando no secundário 30V@20A ou seja, uma potência de 30x20 = 600 Watts. Se seu transformador tivesse uma eficiência de 100%ele tomaria, no primário, da rede elétrica a mesma potência, os 600 Watts.

Dai você pode calcular a corrente que ele tomaria de sua rede de 127 Volts..

P= 600 Watts = V x I

600 = 127 x I

I = 600/127 = 4,72 Amperes.. Seria a corrente que ele retira no primário..

Ele não cria energia nenhuma, pois tira 600 Watts na forma de 127V x 4,72A e entrega 600 Watts na forma 30V x 20A

Ele transforma... Até por isso se chama transformador...

Se ele criasse, se chamaria criador ou gerador que é como se chama aquele que cria ou gera a energia elétrica..

Postado
Bota confuso nesse seu entendimento ai...

Algumas relações matemáticas ou físicas sempre tem de ser mantidas

Eficiência: Se a eficiência de um transformador for de 100% (impossível, sempre será menor que 100%) a energia que ele retirará de rede, pela tomada, será igual a energia que ele entregará a carga.. Pin = Pout para eficiências de 100%

Ou se quiseres, para eficiências da vida real:

Pout = n Pin, onde n = eficiência..

Desse modo seu transformador puxa alguma energia da tomada e entrega parte dessa energia ao secundário do mesmo e outra parte desperdiça.. Por isso sua eficiência nunca chega a 100%

Imagine seu transformador entregando no secundário 30V@20A ou seja, uma potência de 30x20 = 600 Watts. Se seu transformador tivesse uma eficiência de 100%ele tomaria, no primário, da rede elétrica a mesma potência, os 600 Watts.

Dai você pode calcular a corrente que ele tomaria de sua rede de 127 Volts..

P= 600 Watts = V x I

600 = 127 x I

I = 600/127 = 4,72 Amperes.. Seria a corrente que ele retira no primário..

Ele não cria energia nenhuma, pois tira 600 Watts na forma de 127V x 4,72A e entrega 600 Watts na forma 30V x 20A

Ele transforma... Até por isso se chama transformador...

Se ele criasse, se chamaria criador ou gerador que é como se chama aquele que cria ou gera a energia elétrica..

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eu ri dessa " Criador " , que ignorante fui .

muito obrigado Faller , pelo tempo que dispôs a me ajudar com estas dúvidas , é que eu estou tentando saber o quanto esse conjunto ligado na rede vai consumir aproximadamente pra não ter um susto no fim do mês aqui em casa :D .

• Membro VIP
Postado
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eu ri dessa " Criador " , que ignorante fui .

muito obrigado Faller , pelo tempo que dispôs a me ajudar com estas dúvidas , é que eu estou tentando saber o quanto esse conjunto ligado na rede vai consumir aproximadamente pra não ter um susto no fim do mês aqui em casa :D .

Entendi..

Procure chegar na potência demandada, no primário do transformador. A medida de corrente do primário já te dá uma boa noção dessa potência..

Essa potência dai, multiplicada pelo número de horas que vai ficar ligado, em um mês, vai te dar o consumo em Watts disso dai, nesse mês..

Divida por 1.000 para ter esse consumo em KW..

Descubra o custo do KWh ai onde moras.. Se não constar na fatura de energia, calcule dividindo o que pagas em determinada fatura pelo consumo em KW daquele mês. Deve dar algo por perto de R$ 0,37, mais ou menos um pouco, depende da operadora depende da região, etc..

Multiplique o consumo mensal que acima avaliastes pelo custo do KWh e terás uma boa ideia do agregado de custo mensal que esse seu invento causará..

Postado

Muito obrigado Faller você me ajudou muito vou continuar lendo e relendo o tópico , eu gosto muito da eletrônica e eletricidade e o que ela pode fazer sou fascinado por isso , vejo documentários de como ela foi descoberta e os maiores gênios que a transformaram .

Não é por nada mas eu mesmo gostando muito e estudando como "auto de data"(não sei se escreve assim mesmo ) , estudo bastante mais ainda é difícil assimilar o conceito :( , mas continuo por que tenho "Força" :D de vontade .

Eu não quero me prender a uma coisa ou assunto e acho que isso me prejudica um pouco mas hoje me prendo a um assunto até conseguir entende-lo senão dominá-lo :) , agradeço muito sua ajuda de coração .

Vou te contar que as pessoas que me conhecem e amigos até minha namorada acha que sou Louco :D as vezes falo sozinho :) .

Ontem eu tive uma visão , parece realmente loucura mais depois que eu comecei a estudar um pouco dos transformadores em alguns livros esse funcionamento ficou na minha mente daí tive a ideia de um novo transporte :eek: , bom eu contei a minha namorada mais ela não entendeu :D , eu vou fazer um projeto disso antes que eu esqueça e ver se funciona , se funcionar eu tenho vontade de fazer um relativamente grande e se funcionar , nossa nem sei se vou acreditar mesmo :( , tomara que de certo isso não tem nada a ver com a resistência , ainda por cima eu vi 3 documentários no primeiro fiquei fascinado quando conheci quem era Nikola Tesla daí procurei saber mais sobre ele e achei mais 2 , agora pra min ele é um ídolo :D , o que me assustei foi o quanto o jeito dele é idêntico ao meu , me arrepiou ! Mas claro que nem penso em me comparar com ele em sua genialidade e é ver pessoas tão geniais que me motiva a querer conhecer o máximo que puder .

Obrigado faller .

Postado

Ele também era meio doido e tinha esquisitices muitos bizarras.

Você também é assim? rsrsrsrs

O mais louco, e o que eu acho incrível nestes gênios é que eles descobriram coisas praticamente no nada. Claro, com muito trabalho, mais na época deles não existia aquele conhecimento. Eles que descobriram, classificaram e colocaram nos livros para estudarmos hoje em dia.

Olha só para você, buscando conhecimento nos livros e nos fóruns.

Naquela época não existia isso e os caras conseguam inventar coisas maravilhosas.

Postado
Ele também era meio doido e tinha esquisitices muitos bizarras.

Você também é assim? rsrsrsrs

O mais louco, e o que eu acho incrível nestes gênios é que eles descobriram coisas praticamente no nada. Claro, com muito trabalho, mais na época deles não existia aquele conhecimento. Eles que descobriram, classificaram e colocaram nos livros para estudarmos hoje em dia.

Olha só para você, buscando conhecimento nos livros e nos fóruns.

Naquela época não existia isso e os caras conseguam inventar coisas maravilhosas.

Isso que eu acho incrível !

Nessa época de hoje pelo menos no Brasil vai ser díficil encontrar um cara como Santos Dumont o governo quer mesmo a falta de conhecimento e a maioria acha que sabe tudo :muro:

Mais eu não tenho certas crises kkkkkkkkkkkkk apenas costume de falar sozinho e eu consigo visualizar uma coisa na minha mente funcionando na minha frente lol :tantan:

:D

Postado

Hoje em dia as pessoas se prendem a faculdades escolas.. E acham que uma faculdade de engenharia ensina tudo!:lol::rolleyes: Por isso que o hj o Brasil ta desse jeito..

Eu ja descobri varias coisas sozinho.. Drsenvolvi algumas teorias de funcionamento que não existe em nenhum livro! Mas isso qualquer um pode fazer.. Convivendo com aquilo você ate descobre sozinho... É natural! Ter mente aberta fica ainda mais fácil..

Olha só também: cada um descobriu algumas coisas.. Mas olhe o tanto de coisas que eles conseguiram descobrir sozinhos? Se fosse para uma pessoa estudar sozinho sem livro nem nada, levaria a vida toda e não conseguiria saber o tanto de coisas que ja existem hj!

Qualquer coisa que você cria ou descobre e aquilo seja o começo de alguma coisa, você acaba sendo considerado gênio! Sem eles também talvez não existiria isso hj..

Não se procupe! você não chega nem aos meus pés! :cool: Tamo junto!! :-BEER Eu até fico pensando... Desenvolvendo teorias.. No meus sonhos!! :tantan: Isso que é ser doido!! Juntando com os sonhos sao praticamente 24hrs por dia agindo como louco! Não falo sozinho.. So converso cmg mesmo mas apenas em pensamento! :tantan: E quando estou sozinho ate mexo as mãos kkk :tantan::tantan::tantan:

Mas não sou doido não kkk em social me dou muito bem com as pessoas.. Ajo de forma natural... Só me considero tendo uma mente aberta para as coisas! ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!