Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda pra ligar um FFJK no circuito


btmvdr

Posts recomendados

Tô fazendo esse contador que vai de 0 a 30 e depois retorna ao 0 começando a contagem de novo... Só que eu não sei como usar o Flip Flop, vi em alguns lugares como ele deve ser ligado, mas não sei se a forma que fiz está certa. E também não sei como faço pra liga-lo depois no circuito com os displays.

Anexei abaixo o meu trabalho, se alguém puder dar uma olhada e me mostrar como faço pra funcionar corretamente, eu agradeceria muito! Pois realmente não tenho idea como vou fazer isso! :(

Obrigado desde já!

O circuito: http://www.4shared.com/file/SDoaLhB_/display030.html?

Obs: O circuito foi feito no Circuit Maker, pois é esse o programa que o professor vai usar pra olhar o trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Não deu para ver o seu circuito. Tente postar como pdf ou jpg, que fica mais fácil de visualizar.

Mas vamos lá.

Tem que ter um estágio com clock, na frequência de sua contagem, para acionar os flipflops (FF).

Para contar 30 unidades, serão necessários 5 FF. Eles contam até 2 elevado a 5 = 32.

Como você tem que contar apenas até 30, então tem que colocar uma lógica para ressetar a contagem no 30. Essa lógica usa as saídas do FF como entrada. Note que os FF possuem também as saídas invertidas. Com isso pode-se facilitar a lógica do reset.

Os FF tem que ser conectados em cascata. A saída do primeiro, junto ao clock serve de clock para o segundo e assim sucessivamente.

30 = 11110. Faça uma lógica "E" pegando Q0 invertido, Q1, Q2, Q3 e Q4.

Conecte a saída da lógica no reset dos FF. Acho que dá para fazer mais fácil com FF tipo "D".

Tem um CI que é o conversor Binário para Binário Codificado em Decimal (BCD). Estude ele que vai te servir.

Os 5% de neurônio estão aí. A partir daí bastam os 95% de "suor".

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É dessa forma que tem que ser ligado pra contar até 30?

Sem_t_tulo.jpg

Não posso fazer FF tipo "D", o professor quer FF JK, ai não sei se tem diferença, mas foi esse que ele pediu..

Obrigado por estarem ajudando pessoal!!! :D

Aqui pessoal, tirei um print (não sei postar pdf :s) de um pedaço do circuito pras vocês verem como deve ser feito.

Eu tenho que ligar o FFJK (não sei se da forma que fiz, ele está certo) ali no circuito, lingado na linha a,b,c,d,e..Só que eu não sei de que parte do FF que eu tenho que puxar uma linha pra ligar no circuito. :confused:

Segue abaixo a imagem:

Sem_t_tulo2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.

O que tens a fazer é utilizar as saídas Q invertidas como as saídas binárias. O flip flop mais próximo do gerador de pulsos lhe fornece o bit LSB (o bit 0) e o último lhe entrega o MSB (o bit 4).

EM TEMPO:

Eu me distraí e não percebi no seu circuito contador a dança de saídas invertidas e não invertidas, se você pegar as saídas não invertidas apenas, terá uma contagem regressiva, pois a contagem partirá com todos os níveis lógicos em 1 e finalizará em 0, mas no teu circuito, o último número da contagem será apenas um pulso rápido e insuficiente para uma contagem com display. Para resolver isto, não lembro bem agora, mas acho que só adicionando mais um estágio ou fazendo o contador em modo síncrono com todos os pinos CLK ligados juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!