Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois problemas com um computador quase todo novo.


Pontiacus

Posts recomendados

Olá galera do ClubedoHardware.

Sou novato aqui e iniciante nisso de "montar" PCs e a mais ou menos um mês atrás meu computador antigo deu pau.

Com uns colegas detectei o problema. Era a placa mãe e como a probrezinha era muito antiga aproveitei pra trocar quase tudo, exceto Fonte, HD e a minha placa de vídeo.

Chequei pela internet se todas que peças eram compatíveis e fiz a compra.

Ao chegar todas elas surgiram meus problemas.

São dois:

O primeiro é um pouco mais simples.

DSC_0038.jpg

Comprei um case da Fortrek, o Centurion, e a placa mãe ficou visivelmente muito funda.

Não sei bem como eu poderia resolver.

Mas esse post estaria no local errado se não fosse pelo segundo problema.

Ele vinha travando assim que eu ligava! Na "Splash Screen" da Asus, antes mesmo da detecção das peças ele simplesmente ficava parado ali pra sempre, luzes do teclado nem piscavam quando eu as pressionava.

Tentei tirar todos os periféricos como Mouse Usb,Teclado PS2 e tudo que tinha posto nos USBs e para minha surpresa ele não travou, passou da tela e ficou parado numa tela onde ele dizia o meu Hardware completo e pedia para que eu pressionasse F2 para configurar tudo pela primeira vez.

Colocando de volta o teclado, travou novamente.

Acreditei que a Bios tivesse sido configurada para Teclados USB e como não tinha nenhum resetei a Bios.

E então ele ligou! Funcionou por 20 minutos e travou e depois de um tempo desligou, isso aconteceu por 3 vezes seguidas então me irritei e deixei pra tentar fazer isso mais tarde e agora voltou a travar na primeira tela ao ligar.

Como as peças são quase todas novas não sei o que poderia ser, já que a memória é nova e foi detectada todas as vezes que o pc ligou, temparatura não acredito que seja porque em nenhum dos momentos ele teve tempo pra esquentar e o gabinete é bem ventilado, e fonte (que eu acho que seja o problema) é o que tenho de mais antigo e já passou por várias quedas de energia.

Como não sei bem sobre componentes vou tentar lista-los do melhor jeito que conseguir:

Placa mãe é uma Asus M5A97 LE R2.0

Placa de vídeo uma ATI Radeon™ HD 5770

Processador é um AMD FX-8350

A fonte é uma C3 Tech de 500W (é o que tem escrito na lateral)

Hd 500gb e não sei se tenho como identificar a marca (preguiça de desmontar ele)

Um driver de DVD e um para ler cartões de memória.

Se pudessem me ajudar eu ficaria bastante agradecido. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é uma C3 Tech de 500W (é o que tem escrito na lateral)

Se você quis dizer na lateral da fonte, não é só isso que está escrito não. Em toda fonte consta na etiqueta marca, modelo e potência. A C3Tech já botou no mercado diversas fontes de 500W e em princípio apenas duas delas servem para sua configuração. Mas também parece provável que haja erro de montagem, com a placa-mãe em curto (por isso que deve estar muito funda no gabinete). Comece por desmontar tudo e montar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Kayke. Obrigado pela resposta!

Desculpe não copiar todos os dados da fonte, não achei que fossem tão importante.

Aqui estão eles:

DSC_0049.jpg

E em relação a montagem eu realmente não sei, já tentei montar umas quatro vezes e a única forma que encaixa corretamente é essa... O que acredito que possa ser é que a gradezinha que veio com placa mãe precisou de um bocado de força pra entrar porque quando removi a que veio no gabinete ficaram umas pontas do lado esquerdo o que poderia forçar levemente pra direita... não sei.

Uma foto do sistema montado:

DSC_0051.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí que grande bomba é a sua fonte:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-C3Tech-PUF-4050S-de-500-W/1838/10

Mas eu não vou dizer que seja ela, porque pelo menos é capaz de fornecer 300W e a configuração não passa de 280W não. De qualquer forma a fonte é muito ruim e fica no limite. Seria interessante testar com outra melhor.

Já a montagem não parece que esteja má, mas é preciso que não esteja havendo nenhum contato da placa-mãe com o gabinete fora daqueles furos isolantes nos respectivos parafusos. Talvez o problema esteja aí. Só conferindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, está montado correto, tentei desmontar e montar mais uma vez e não notei nada errado. Estranho.

E outra, eu vi o link sobre o teste da minha fonte assim que postei a minha primeira resposta aqui já notei que tinha 80% de chance de ser a fonte.

Dito e feito, testei uma Corsair 750W de um amigo e funcinou perfeito, joguei por quase 2h o jogo mais pesado que possuia no computador e nada aconteceu, reiniciei mais 3 vezes pra ver se algo acontecia e realmente ficou estável.

Obrigado pela ajuda e pelas dicas.

Um abraço galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!