Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida - teste fonte com multímetro


Makken

Posts recomendados

Bom dia! o computador do meu amigo está apresentando travamentos, então o melhor a fazer é isolar cada componente e fazer os testes. Quanto a fonte, gostaria de saber até que ponto é interessante usar o multímetro para realizar medições.

Bem, sou um pouco leigo no assunto, mas li um pouco sobre como analisar a fonte utilizando o multímetro, que a diferença na medição de cada fio não é ideal caso esteja apresentando mais de 5% de diferença em relação ao valor padrão. Caso o valor de algum fio apresente essa discrepância maior que 5% já é um indício de que esses travamentos sejam ocasionados pela fonte que está entregando valores diferentes?

Queria saber através da experiência de vocês qual a forma mais completa de testar uma fonte. Além do multímetro podemos tentar outra coisa? se o teste apontar discrepância de alguns valores (acima de 5%) é necessário trocar a fonte imediatamente? é um forte indício de que seja esse o motivo dos travamentos? gostaria de saber até que ponto é relevante utilizar o multímetro para avaliar uma fonte. Pode ser que mesmo com as medidas dentro do padrão no momento da medição ainda seja possível que a fonte apresente outro problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a regulação de tensão ir além de 5% é preciso trocar a fonte sim, imediatamente. Mas uma fonte pode ter outros problemas que não na regulação de tensão. O multímetro serve para conferir pelo menos a regulação, o que deve ser feito com a fonte em estresse.

Existem outras causas para travamento que não a fonte:

1 - Estabilizador

Tirar o estabilizador se tiver algum. Computadores e eletrônicos modernos não

devem ser ligados em estabilizador de tensão.

2 - Verificar memória

Para computadores modernos com Windows 7 não precisa aquela via crucis de baixar

programa, gravar ISO, dar boot com CD, etc. Basta digitar mdsched no Pesquisar, dar Enter e seguir as instruções.

3 - Fonte

Teste o computador com outra fonte, principalmente com uma fonte de melhor qualidade Setiver um multímetro, confira as tensões da fonte que não podem ir além de 5% do valor nominal.

4 - HD

Verifique a saúde do HD com o programa Crystal Disk Info ou similar.

5 - Windows

Drivers mal comportados, vírus e malware também podem causar travamentos

ou resets aleatórios no PC.

6 - Placa-mãe

Examine atentamente se não há capacitores estufados ou vazados na placa-mãe.

Isso é raro em boas placas-mães modernas, mas muito comum em placas

mais antigas.

7 - Verifique também possíveis capacitores estufados na placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar um capacitor é a coisa mais simples do mundo, basta escolher a mesma potência e soldar na mesma posição, respeitando a polaridade.... a desoldagem é bem simples.

Para desenergizar um capacitor, é só fechar curto entre os polos.

Não confio em fechar curto entre dois polos do capacitor. Em capacitor maior o curto pode ser violento a ponto de comprometer algum outro componente da fonte. Pelo que mostra em um vídeo no You Tube, tem que se usar um resistor de 1K e 20W preparado com duas ponteiras tipo multímetro para fechar contato entre os polos dos dois capacitores maiores da fonte para que se possa trabalhar nela com segurança.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um capacitor X acumula eletricidade por mais tempo, mas é mais difícil tomar choque nele porque a parte amarela dele não é condutiva. Já nas fontes, o capacitor descarrega muito rapidamente após tirar da tomada, inclusive porque há um resistor no circuito primário da fonte encarregado de fazer a descarga. Mas e se a fonte for ordinária o bastante para não ter tal resistor? E as fontes de maior potência que levam mais tempo para descarregar? Como estamos falando de vida humana, sempre vale o conselho de que em fonte não se mexe sem o devido treinamento técnico. Geralmente, porém, aguardar 30 minutos antes de abrir a fonte é seguro. E isso supondo que seja fonte acima de 1000W e sem o resistor. Alguns poucos segundos podem bastar para uma fonte típica. Mas, repito, é falta de responsabilidade sugerir a leigos que façam manutenção em fontes, porque nunca se sabe como eles irem agir. Podem até achar que estão seguros desligando simplesmente "o estabilizador" (ou o filtro ou a própria fonte), mas com tudo ainda na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!