Ir ao conteúdo

refrigeração a agua ( H100I )

juinst

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se alguém do fórum pode me auxiliar com minha duvida.

Gostaria de saber se a temperatura do liquido do H100i deve acompanhar a temperatura do processado. Já apliquei pasta térmica de todos os tipo

( MX-4 ) , mas enquanto o processador está a 60º o liquido do H100i esta a 27.

Não sei mais o que fazer! Alguém poderia me auxiliar?

Postado

Que utilitário você está usando para monitorar as temperaturas?

Você deve levar em consideração as temperaturas dos cores do processador.

Você pode usar como referência utilitários como o RealTemp e o CoreTemp.

Se você ligar as fans no H100i a rotação delas irão ser ajustadas conforme for a temperatura do líquido.

Geralmente funciona bem.

Na dúvida, ligue as fans do H100i diretamente na CPU FAN usando um cabo splitter.

Nesse caso a rotação das fans irá ser ajustada conforme for a temperatura da CPU.

Postado

Uso o aida, mas como você passou, coloquei o coretemp e o realtemp. Como pode ver na imagem as temperaturas estavam altas estressando o processador e o liquido do H100I estava ainda a 25º. Já passei pasta no processador inteiro, depois um filete, e depois um grão de ervilha, depois um grão de arroz, e depois.... enfim, nada faz subir a temperatura do líquido. Mesmo passando para controlar pela placa mãe, não sei se adiantaria, pois o que me parece é que a temperatura não está sendo transferida para o H100I, Não sei....

post-1042310-13884966844912_thumb.jpg

Postado

Você está usando o processador em stock ou com over?

Pela figura eu não consegui ver isso.

Se estiver em stock é possível que o H100i não esteja funcionando adequadamente.

Postado

Em over. O original é 3.4GHz e está com 4.8 GHz. Sem estressar é tranquilo, mas a partir do momento que coloco para trabalhar é que dá essa diferença.

Postado

Eu creio que para o processador que você tem (Haswell) você conseguiu um bom over com o H100 com a temperura máxima dentro da faixa dos 70C.

Eu pessoalmente por vias das dúvidas faria o teste de stress usando o IBT e depois o Prime95.

Pela imagem que você anexou, as fans estão próximo de 2400 rpm que é próximo da rotação máxima espeficada.

Vejo dessa forma que o controlador de fan está ajustando a rotação conforme a necessidade.

Postado

Bom, como citou, usei o ibt para estressar a maquina. Cara, realmente este programa estressa mesmo! Continuo tendo a mesma dúvida: a temperatura do líquido do H100 não deveria acompanhar a temperatura do processador? O colega RIPURLZ comentou que as temperaturas estão ótimas. Concordo que estão, mas como mostra na figura, o processador está a 67º, os cores quase batendo 80º e a temperatura do liquido a 27º. Se a temperatura do líquido estivesse a 57º e baixando juntamente com a temperatura do processador eu diria que estava OK, me entendem? Agora não sei se isso acontece. Mandei este questionamento para o suporte da corsair e estou esperando a resposta .

post-1042310-13884966846106_thumb.jpg

Postado

Se os núcleos estão em até > 80ºc, e o processador > 60ºc está tudo ok. Talvez o líquido esteja mais quente (com certeza esta), por erro de leitura, ou não foi instalado corretamente, ou firmware está com algum bug.

Sem dúvida é chato comprar algo e não estar funcionando exatamente como desejamos, mas acredito que o cooler está lhe atendendo muito bem, visto o clock e a temperatura. Pra reduzir mais no h100i, somente trocando a pasta o IHS.

Li o manual do h100i agora, e uma dúvida surgiu, você configurou essa temp1 ou ela já veio 'pré-configurada'?

Postado

Pois é, estou imaginando um bug. Este foi o motivo de entrar em contato com a corsair ( talvez atualização de firmware ). Bom, respondendo sua pergunta não configurei nada, somente instalei o programa e estes ícones já apareceram. Vi que neste ícone, além da temperatura tem a corrente na linha 12v e potencia GPU. Essa sua pergunta me deu uma expectativa!!

post-1042310-13884966846707_thumb.jpg

Postado

Qual firmware e versão do Corsairlink você está usando?

Olhando no próprio site da Corsair, o temp1 sempre aparece também com 25,4º~27,9º... Talvez não esteja errado essa temperatura, e a mesma não corresponda ao líquido e sim a outra coisa.

Postado

Pois a versão do firmware corsair é 1.0.5, corsair usb é 2.0.0 e o programa 2.4.50.65. Estramho não ser a temperatura do liquido.

Achei isto no forum na corsair link:

Past Versions:

Version 2.2.0

Hydro Series Digital Link connection functionality when used with 1.0.4 firmware update

Hydro Series LED control functionality when used with 1.0.4 firmware update

Icon Size option added for resizing device icons

Default font is same throughout UI

More fan specs listed in "Device Setup" showing max RPM, connection method (3 pin/4 pin), and device the fan is connected to

CPU temperature reading fix (Some CPU's showing half of what the value should have been) -

Traduzindo:

Versões anteriores:

versão 2.2.0

Hidro funcionalidade de conexão Series Digital Ligação quando usado com atualização de firmware 1.0.4

A Hydro Series LED funcionalidade de controle quando utilizado com atualização de firmware 1.0.4

Opção Tamanho do ícone adicionado para ícones de dispositivo redimensionamento

Fonte padrão é o mesmo em todo UI

Mais de fãs especificações listadas em "Device Setup", mostrando Max RPM, método de conexão (3 pinos / 4 pinos), eo dispositivo do ventilador é ligado ao

CPU correção leitura de temperatura (que mostra a metade do que o valor deveria ter sido de algum CPU)

Muito interessante, se realmente for isso, ao invés de estar indicando 27º do líquido, o valor correto seria 54º, conforme o esperado. Vou questionar a corsair sobre esta atualização e colocarei aqui a resposta deles.

Postado

As temperaturas que você tem nos testes de stress como o IBT dificilmente serão atingidas no uso de aplicações gerais e em jogos mais pesados.

Os testes de stress seriam mais para testar a estabilidade do over e ter uma ideia até que temperatura o cooler poderia segurar.

Não consegui entender bem as rotações das fans apresentadas pelo Corsair Link.

Se as fans do H100i estão já estão em alta rotação entendo que o controlador de fan está funcionando adequadamente.

Se quiser é possível também ligar as fans na CPU FAN através de um cabo splitter e deixar a placa mãe fazer o controle de rotação.

Com relação a temperatura do líquido a Corsair menciona que o erro de leitura era com relação a certos tipos de CPU.

Creio que esse problema não se aplique a CPU que você tem.

Postado

Fiquei preocupado, vou comprar h100i e é estranho a temperatura está agua baixo - muito baixo -, não será por que a temperatura das fans esteja no maximo?

Eu cheguei a questionar se trocando a fan do h100i, por uma melhor em relação a CFM e um usuario no forum respondeu que alguns dos casos pode até prejudicar o desempenho do water cooler, não será que está acontecendo o mesmo?

Desculpa ser off-topic, mas se remover o IHS perde a garantia?

Postado

Sim perde a garantia, por 'alterar' uma característica dele, mas se você usar uma 'cola' de alta temperatura, como aquelas de motores, duvido que alguém perceba a diferença. CFM alto não quer dizer melhor desempenho nos WC. Dependendo do radiador o melhor é static pressure, que no caso do h100i as fans são ótimas, tanto quanto as SP High Performance também da Corsair...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!