Ir ao conteúdo

Transistor pnp como NF ?

vandroiy19

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Tenho uma dúvida. Eu possuo um botão do tipo tactil normalmente aberto.

No meu circuito eu tenho um pino do ci que vai diretamente ao ground. Nesse pino o a botão tactil está inserido. Na verdade eu precisaria da lógica invertida, ou seja, que o botão fosse normalmente fechado.

Quando eu o pressionasse deixava este pino do ci em aberto.

Pergunto, no caso se utilizasse um transistor do tipo pnp, eu poderia deixá-lo em saturação, logo estaria fechado o circuito com tensão 0, em teoria, bastando que eu ligue em um lado o coletor e no outro o emissor.

Mas quando eu pressionar o botão haveria uma tensão entre CE. Como eu poderia resolver isto?

Grato.

• Membro VIP
Postado

Use um transistor NPN, com seu coletor no pino do CI e um resistor de 1K para o + Vcc, o mesmo do CI..

Na base do transistor coloque um resistor direto ao VCC, pode ser de 1 K, por exemplo..

Nessa base insira o seu botão, da base ao massa. Ao pressionar o botão cortará o transistor que liberará nível um, através do resistor de coletor, ao CI.

De modo mais simples ainda, se quyeres realmente colocar nível um no pino do CI ao pressionar o botão, podes colocar nesse pino do CI um resistor de 220 Ohms do pino a massa e o seu botão do pino do CI ao + Vcc do CI...

O resistor oferece massa com o botão aberto e nível um com o botão fechado...

Sua informação de que o pino de CI tem de ficar aberto ao pressionar o botão é confusa, não se sabe se desejas nessa hora simplesmente aberto, ou com nível um...

Postado

cara vou fazer um rápido balanço aqui se eu consegui pensar igual o faller é porque estou ficando bom pois é um dos caras mas fera por aqui rsrsr pode olhar que minha postagem foi quase no exato momento rsrsrs

Postado

Bom, o ci que estou utilizando é um ht 12e, na verdade ele será utilizado em conjunto com o ht12d. O ht12e estará em conjunto com o transmissor. Segundo o datasheet do ht12e, os pinos de dados devem ir para o ground. Nesse caso configurei o pino de dados número 10, simplesmente liguei um botão ali direto ao terra. Para testar meu receptor coloquei um led no mesmo pino no ci ht12d.

Então quando ligo o circuito, o led automaticamente já acende no receptor, devido a eu utilizar um botão NA. Então quando pressiono ele, o led apaga, ou seja, está ao contrário do que eu quero.

Então resumindo, esse pino 10 tem que já começar ligado diretamente no terra. Ao pressionar, tem apenas que abrir esta ponte.

Acho que eu estava no caminho certo, mas pensando pelo lado errado. Vejam se me faço entender:

Se ao ligar o circuito eu tenho uma saída em nivel lógico alto no receptor, então tenho de aplicar um transistor do tipo pnp. Com isso ao ligar o circuito, o led ou carga, não estará ativada, porque o transistor não terá sua base polarizada.

Ao pressionar o botão no transmissor, terei então um nivel logico baixo na saida do receptor, logo a base será polarizada do pnp, levando a saturação entre coletor/emissor, ativando o led/carga. Acho que é isso né?

Postado

veja bem o HT12e so pode ser acionado com as teclas pra gnd ja o HT12D cada saida você coloca 2 dois transistor exe: primeira saída coque um resistor indo pra base do pnp . o pnp acionara um npn que por sua vez estará acionando um relê ou outra coisa qual quer vou tentar fazer aqui e postar pra você ver é basicamente isso obs:

{antes eu tinha tentado deixar so o pnp para acionar um rele mas na pratica ficou esquentando muito acho que não ficou muito bom talvez o pnp sozinho não ficou muito bem dimensionado então tive que acrescentar o npn ai sim obtive um resultado melhor no circuito }

post-988637-13884966849402_thumb.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!