Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Themysterylord

PC Gamer reiniciando há meses - Ninguém resolve - Muitos teste já feitos - AJUDA!!!

Recommended Posts

Pessoal,

Primeiramente, digo que já pesquisei extensivamente na net e não encontrei a solução do meu problema e irei tentar ser o mais resumido possível para não me estender muito. Verifiquei no fórum relacionado a PC’s reiniciando e nada parecido com meu caso.

Tenho um PC Gamer e desde Março deste ano vem ocorrente uma situação bizarra. Durante um jogo ou mesmo no ambiente Windows do nada a imagem some, o cooler da placa de vídeo acelera e o computador para de responder. Se mantêm ligado e cooler volta a desacelerar. Depois de vários segundos ou forçando um reset demora para entrar o “bip” da placa-mãe quando o “bip” não é único ele fica intermitente até a tela de setup da placa iniciar. As vezes o Windows consegue iniciar e o problemas surge novamente minutos depois, as vezes o Windows não inicia e as vezes nem chega a dar o “bip” e a máquina só se mantém ligada sem nenhum vídeo.

No início o problema demora semanas para surgir novamente e quase sempre quando jogava, os meses foram passando e a frequência e a forma que aparecia foi tendo intervalos cada vez menores até que não consigo mais usar meu PC.

Minha configuração é ( imagem das peças em anexo ):

  • Placa mãe - ASUS Maximus III Formula – Rev 1.xx
  • Memória Corsair Vengeance modelo CMZ16GX3M4A1600C9 – 4 x 4GB DDR3
  • Processador Intel Core I7 860 – Socket 1156 LGA – 2,80GHz
  • Placa de vídeo ASUS Geforce GTX 590 – 3323 MB GDDR5 – 384bits
  • Fonte OCZ ZX850W – 850W real – Modular – 92% de eficiência – PFC Ativo
  • 1 x HD de 500GB Seagate 7200 RPM SATA
  • 1 x HD de 1TB Seagate 7200 RPM SATA ( com windows em uma das partições )
  • SSD de 256GB
  • Gabinete Cooler Master Cosmos S Full tower
  • Cooler Zalman 9900nt
  • 2 x Drive DVD combo Sata
  • 5 x coolers 120mm Cooler Master com led
  • Cooler lateral de 200mm Cooler Master com led
  • Painel frontal controlador de fan NZXT Sentry LX
  • Multiplicador de USB interno NZXT IU01 USB Expansion
  • Painel frontal multimídia ANTEC Veris Premium
  • Painel frontal AKASA All In One 2
  • Monitor/TV LCD Samsung 24” – conexão DVI
  • Logitech X-540 5.1 Speaker System
  • Teclado Cyborg V7
  • Mouse Cyborg R.A.T. 9

Fiz diversos testes e procedimentos ao longo dos meses conforme abaixo:

1 – Verifiquei todas as temperaturas e todas dentro dos parâmetros normais mesmo em situação de uso mais intenso. A placa de vídeo mesmo rodando um jogo pesado no full ficava dentro da temperatura admissível.

2 – Por precaução troquei a pasta térmica do processador e placa de vídeo utilizando uma boa pasta a base de prata.

3 – Fiz teste de estresse nas memórias que eram o item mais novo do conjunto. Demorou horas e tudo dentro do normal.

4 – Atualizei a BIOS da placa mãe para evitar problemas de incompatibilidade com o kit de 16GB de memória.

5 – Reinstalei o Windows 7 Ultimate 64 bits.

6 – Fiz testes no HD’s.

7 – Peguei meu kit de memória e placa de vídeo anteriores que coloquei no PC da minha noiva e testei separadamente no meu PC e o problema mesmo assim apareceu.

8 – Fiz um teste de bancada e conectei o mínimo de peças possível e mesmo assim o problemas apareceu.

9 - Utilizo um bom anti-vírus ( NOD 32 ) que não detectou nenhuma infecção.

Há uns dois meses atrás o problema se intensificou e tinha que deixar a máquina com só dois pentes de memória e ficar trocando a posição nos slots para o PC ligar e ficar fazendo isso toda vez que o problema surgia até que não consegui mais usar o PC de tão rápido que o problema surgia.

Por fim, desisti e levei as principais peças para testar num laboratório de informática no centro do Rio ( Edifício Central para quem é daqui ). Ficaram duas semanas fazendo dezenas de testes pesados e trocando peças e nada do problema aparecer. Depois me pediram para levar o gabinete com o restante das peças para testar tudo junto e verificar se tinha um problema de conflito. Fizeram testes por mais duas semanas e nada também. Nenhum testes acusou nenhuma anormalidade, temperatura fora do padrão, conflito, incompatibilidade de memórias ( rodou todos os 16GB com os 04 pentes ) problema com o Windows, HD’s, mau contato com os cabos e nada!

Voltei com meu PC para casa montado por eles. Usei na boa por quase duas semanas e do nada o problema retornou com força total, novamente me impedindo de usar o PC.

O técnico então concluiu que poderia ser um problema na minha rede elétrica. Tive que comprar um multímetro e testar a tensão direto na tomada e deixei por um tempo. Não registrou picos nem quedas bruscas na tensão. Sendo que tenha um filtro de linha com interruptores independentes e dois estabilizadores da SMS com margem de sobra, um deles de 1.000 Va que só fica o gabinete conecta e outro de 300 Va para o restante. Ainda testei sem os estabilizadores e filtro e em outro cômodo da casa e problema ocorre da mesma forma. Em casos raros o estabilizar dá alguns estalos devido há alguma variação pontual na rede.

Desculpem se me prolonguei, mas quis detalhar tudo que fiz para otimizar as dicas.

Enfim agradeço muito qualquer ajuda ou sugestão que possam me fornecer pois estou desesperado com este problema que ninguém consegue resolver.

Configura_o.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo some com este estabilizador dai, um PC desses não carece disto, aliás PC nenhum, pode ser este o seu problema, utilize apenas o filtro de linha para ver, se persistir pode ser a mobo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu dawson600, mas os estabilizadores são recentes ( 03 meses ) e o problema ocorre desde Março. Mas pensando nisso também passei um tempo usando o PC sem eles e o problema também aparece.

Antigamente só usava o filtro de linha porque li uma matéria falando detonando os estabilizados. Há uns meses atrás um amigo meu me indicou voltar usar os estabilizadores por conta da rede elétrica da concessionário onde moro ( AMPLA ) ser horrível e ter muita oscilação.

Por bem ou por mau resolvi voltar a usar.

Só em laboratório com peças de reserva para testar no lugar das suas.

Então Henrique, depois de não conseguir resolver por conta própria busquei um laboratório de confiança e deixei o PC lá quase um mês e não encontraram nada. Lá eles muita peça sobressalente e disseram que testaram cada uma além de fazer testes de estresse todos sem apresentar nenhum problema.

Os caras me devolveram a máquina e lavaram as mãos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim mas depois de duas semanas teu PC voltou a dar problema.

Tem que voltar ao laboratório.

Testou a rede elétrica quando o PC apresenta o defeito ?

E não use nada na tomada da parede quando der o enguiço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sim mas depois de duas semanas teu PC voltou a dar problema.

Tem que voltar ao laboratório.

Testou a rede elétrica quando o PC apresenta o defeito ?

E não use nada na tomada da parede quando der o enguiço.

Eles não me dão garantia do serviço pois alegam que o problema não apareceu em nenhum momento no laboratório deles. Então terei que pagar de novo para o PC ficar para eles fazerem os mesmos testes que demoraram quase um mês.

Antes de gastar mais grana quero testar outra opções para não me frustrar de novo.

Quanto ao teste durante o enguiço, fiz ele sim. Fiz direto na tomada, sem filtro e nem estabilizador. E tudo normal. Minha casa tem rede trifásica e com tomadas 110v e a variação quando o multímetro estava conectado era mínima. Mas sei que as vezes a rede oscila e o estabilizar trabalha dando aquele famoso estalo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que assistência técnica é essa que leva o dinheiro e não dá garantia e nem conserta ???

Caso queira, pode você mesmo fazer testes mas vai te dar trabalho.

Tenta outra assistência mas negocia antes de entregar o PC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Henrique, por incrível que parece, é difícil achar um bom técnico profissional por aqui. Pesquisei muito até achar esta empresa que foi uma decepção.

Meu sonho seria achar um técnico fera que entenda a fundo PC's Gamers e que seja de confiança para ir na minha casa, ver o problema acontecendo e resolver de uma vez.

Todo técnico que acho ou só está familiarizado com PC's normais ou atende empresas e trabalha mais com rede. E ninguém quer se dar ao trabalho de se empenhar para descobrir o problema de forma rápida e profissional. Querem ficar com o PC sem me dar nenhuma garantia e prazo. É difícil.

Por isso acabei recorrendo aos amigos do Clube do Hardware pois sei que aqui existem pessoas apaixonadas por PC que entendem minha frustração e que podem dar dicas valiosas ou que passaram por problemas semelhantes.

Com certeza se não resolver por aqui uma hora ou outra terei que recorrer a outro laboratório ou técnico, mas só quando encontrar alguém que me demonstre confiança e rapidez e que seja fera de verdade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

deixa te falar uma coisa, li e reli seu post, vi que você fez uma bateria de testes, mas não vi você mencionar que testou o consumo de energia de seu pc.

ja parou para pensar nessa hipótese, meu primo estava com o mesmo problema, Bom parecido a este que você mencionou,

fizemos quase todos os testes possíveis e continuou  com o mesmo sintoma,

foi quando eu disse a ele para trocar a fonte, pois ela não estava aguentando a demanda... assim que ele trocou pimba esta funcionando até hoje, já tem 1 ano isso.

Possa que seja uma opinião absurda, mas pode resolver seu problema de uma vez por todas..

estou dizendo isso simplesmente pela quantidade de conteudo de exelentissima qualidade que você esta usando e que até onde sei gasta energia pra caramba

só essa sua placa de video deve consumir uma burrada de energia da Fonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×