Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais de 2 HDs SATA (ou IDE) em um PC. É possível?


marcelo.br

Posts recomendados

Bom dia a todos!

Gostaria de saber se é possível instalar 3 ou 4 HDs SATA (ou IDE) em uma máquina.

Sei que quando são 2 HDs SATA, um será o master (o principal, que contem o SO), o outro será o slave, mas e se eu quiser colocar um terceiro HD SATA?

Sei que, em casos de 3 ou 4 HDs, dois podem ser SATA e o outro é IDE, por exemplo. Ou vice versa, dois IDE e um SATA. Ou mesmo dois IDE e dois SATA.

Mas tem como ser 4 IDE ou SATA?

Grato sobre esclarecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, desde que a placa mãe tenha as saídas SATA e IDE, sem problema algum.

Só tem que tomar o cuidado de definir na BIOS o HD que vai fazer o boot, pois o IDE tem prioridade. Outro cuidado é a refrigeração dos HD's para garantir a vida útil deles, e finalmente ( pouco provável, mas é bom verificar), se o fonte vai suportar.

Existem placas de controladoras que permitem colocar ainda mais HD's, tanto SATA como IDE. Para qual utilização seria ?

A prioridade de boot é definida na BIOS, mas como ao iniciar tem uma ordem na busca dos HD's, é melhor colocar o HD de boot no primeiro slot (SATA0, por exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, desde que a placa mãe tenha as saídas SATA e IDE, sem problema algum.

Só tem que tomar o cuidado de definir na BIOS o HD que vai fazer o boot, pois o IDE tem prioridade. Outro cuidado é a refrigeração dos HD's para garantir a vida útil deles, e finalmente ( pouco provável, mas é bom verificar), se o fonte vai suportar.

Existem placas de controladoras que permitem colocar ainda mais HD's, tanto SATA como IDE. Para qual utilização seria ?

A prioridade de boot é definida na BIOS, mas como ao iniciar tem uma ordem na busca dos HD's, é melhor colocar o HD de boot no primeiro slot (SATA0, por exemplo)

Considerando então que eu quero somente Hds SATA, posso conectar 3 ou 4 HDs SATA ao mesmo tempo?

Realmente sei que é preciso configurar no setup a prioridade do boot. A primeira porta, a 0, sempre é o hd máster. Então seu tenho, por exemplo 4 hds SATA, dois serão master e os outros dois deverão ser slave?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, um será de boot e os outros simplesmente HD's físicos. No SATA não existe essa coisa de HD primário e HD secundário ou slave, coisa do tempo do HD IDE, quando fazia diferença a posição do HD no cabo e só tinha 4 posições de entrada para dispositivos.

As letras das partições serão pela ordem do reconhecimento dos dispositivos na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, um será de boot e os outros simplesmente HD's físicos. No SATA não existe essa coisa de HD primário e HD secundário ou slave, coisa do tempo do HD IDE, quando fazia diferença a posição do HD no cabo e só tinha 4 posições de entrada para dispositivos.

As letras das partições serão pela ordem do reconhecimento dos dispositivos na BIOS.

Certo, então se eu tenho 4 portas SATA na placa mãe, é só conectar cada hd em uma porta e automaticamente a primeira porta será o hd de boot primario, os outros 3 serão discos com unidades diferentes, como partições?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

___________________________________________

As dúvidas sendo respondidas, avise no tópico para

fechar, ou click em Denunciar e marque: Resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!