Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nil.34

Fonte chaveada regulavel de 9 a 15V

Recommended Posts

Tenho uma fonte fixa 15V,Circuito semelhante foto(com lm 431 e opto 817) que fazem a estabilização da tensão, conforme esquema. E gostaria de torna-la regulavel qual a maneira correta de regula-la, através de um regulador na saída ou alterando a configuração dos resistores da tensão de referencia do lm 431?Andei olhando na net mas não encontrei nenhum projeto de fonte chaveada regulavel.

Figura1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, como você só quer variar entre 9 a 15V acredito que não precise de muita modificação.

No esquema que você colocou aí a referência para estabilizar é dada pelo circuito integrado TLV431AC que tem aparência de transistor BC337 e faz papel de um diodo zener ajustável.

Experimente o seguinte:

Desconecte o terminal 3 do TLV431AC do terminal 2 do foto-acoplador MOC207.

De posse de um potenciômetro de uns 10K, peque o terminal do meio e ligue no terminal 2 do MOC207. Um terminal de uma das extremidades você liga no GND (negativo de saída da fonte) e a outra extremidade você liga no pino 3 do circuito integrado TLV431AC.

Esta fonte funciona da seguinte forma:

Com o terminal 3 do TLV431AC desconectado, e o foto-acoplador MOC207 em aberto, o CI de PWM MAX5021 faz com que a tensão de saída suba ao máximo, um valor alto mesmo. Se ela é uma fonte de 15V digamos que com este foto-acoplador em aberto a tensão suba para uns 25V.

Acontece que qualquer corrente que passe entre os terminais 1 e 2 do foto-acoplador MOC207, faz com que o CI PWM MAX5021 fique em stand-by, zerando a saída.

Então se você tem um diodo zener de 15V ligado em série com o foto-acoplador, a corrente só irá circular nele a partir do momento em que a tensão atingir 15V, então a tensão da fonte acaba estabilizando em 15V.

Se mudar o valor do zener a tensão de saída também muda.

Fazendo o esquema com o potenciômetro, você estará fazendo um divisor de tensão que fornecerá a referência do zener, mas podendo variar de 0 a 15V.

Fazendo com que o terminal do meio do potenciômetro se aproxime do GND, a tensão de saída da fonte estará abaixando.

Fazendo com que este mesmo terminal se aproxime do terminal 3 do zener, a tensão de saída estará aumentando.

Quando me refiro sobre aproximar, estou querendo dizer que a trilha interna do potenciômetro está diminuindo a resistência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×