Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada regulavel de 9 a 15V


nil.34

Posts recomendados

Tenho uma fonte fixa 15V,Circuito semelhante foto(com lm 431 e opto 817) que fazem a estabilização da tensão, conforme esquema. E gostaria de torna-la regulavel qual a maneira correta de regula-la, através de um regulador na saída ou alterando a configuração dos resistores da tensão de referencia do lm 431?Andei olhando na net mas não encontrei nenhum projeto de fonte chaveada regulavel.

Figura1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como você só quer variar entre 9 a 15V acredito que não precise de muita modificação.

No esquema que você colocou aí a referência para estabilizar é dada pelo circuito integrado TLV431AC que tem aparência de transistor BC337 e faz papel de um diodo zener ajustável.

Experimente o seguinte:

Desconecte o terminal 3 do TLV431AC do terminal 2 do foto-acoplador MOC207.

De posse de um potenciômetro de uns 10K, peque o terminal do meio e ligue no terminal 2 do MOC207. Um terminal de uma das extremidades você liga no GND (negativo de saída da fonte) e a outra extremidade você liga no pino 3 do circuito integrado TLV431AC.

Esta fonte funciona da seguinte forma:

Com o terminal 3 do TLV431AC desconectado, e o foto-acoplador MOC207 em aberto, o CI de PWM MAX5021 faz com que a tensão de saída suba ao máximo, um valor alto mesmo. Se ela é uma fonte de 15V digamos que com este foto-acoplador em aberto a tensão suba para uns 25V.

Acontece que qualquer corrente que passe entre os terminais 1 e 2 do foto-acoplador MOC207, faz com que o CI PWM MAX5021 fique em stand-by, zerando a saída.

Então se você tem um diodo zener de 15V ligado em série com o foto-acoplador, a corrente só irá circular nele a partir do momento em que a tensão atingir 15V, então a tensão da fonte acaba estabilizando em 15V.

Se mudar o valor do zener a tensão de saída também muda.

Fazendo o esquema com o potenciômetro, você estará fazendo um divisor de tensão que fornecerá a referência do zener, mas podendo variar de 0 a 15V.

Fazendo com que o terminal do meio do potenciômetro se aproxime do GND, a tensão de saída da fonte estará abaixando.

Fazendo com que este mesmo terminal se aproxime do terminal 3 do zener, a tensão de saída estará aumentando.

Quando me refiro sobre aproximar, estou querendo dizer que a trilha interna do potenciômetro está diminuindo a resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...