Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
The_Vicious

PC desliga e após alguns segundos liga novamente SOZINHO

Recommended Posts

Boa noite galera.

Gostaria de uma ajuda de vocês porque estou passando por uma situação um tanto quanto chata.

Quando eu solicito que o PC desligue, tanto através do Windows quanto usando o botão POWER, o PC desliga normalmente, todos os leds do gabinete apagam... porém após uns 2 ou 3 segundos, ele simplesmente liga de novo, SOZINHO :(

Mesmo se eu apertar o botão POWER na tela da placa-mãe, o mesmo processo se repete: desliga e liga novamente.

Já formatei o PC, já resetei a BIOS (tirei a bateria por uns 30min e coloquei de volta), já olhei o POWER MANAGEMENT da BIOS e não achei nada relacionado a ligament automático, já olhei se ta tudo encaixado conforme deveria estar na placa-mãe (sou leigo mas acho que tá tudo certo)...

Pra eu conseguir desligar o PC é só no dedoff, segurando o botão POWER por tantos segundos e o PC desligando bruscamente (o que **** tudo o SO).

Agora já não sei mais o que fazer :(

Alguma luz, por favor!!!

PS.: APARENTEMENTE, esse problema começou a ocorrer depois de cair um raio do lado de casa, queimar a placa de rede integrada com a placa-mãe e eu instalar uma nova placa de rede offboard... Não sei se isso tem a ver, mas ACHO que o problema começou a acontecer depois disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa que brabo !Já ouvi vários relatos de desligar sozinho, mas nunca de ligar.Já tentou chamar o exorcista ? Brinks

Acredito que seja problema do botão...para testar tenta desliga o PC usando um live CD do linux.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar desligar com o UbuntuLive e logo menos posto a resposta.

Update: instalei Fable 3 pra jogar aqui e chega em certa parte do game, o pc simplesmente reinicia... isso pode ser do game (não testei com outros games ainda) ou então a fonte que não está aguentando será? :/

Compartilhar este post

Link para o post

É galera, dos males que eu esperava, parece ser o pior...

Coloquei o Heaven Benchmark 4.0 pra rodar tudo no Ultra e passou uns 2 ou 3 minutos rodando e o PC reiniciou.

Pode-se concluir que é problema na Fonte?!

Compartilhar este post

Link para o post

Facilitaria se colocasse a configuração do seu PC/fonte. Usa estabilizador, no-break, filtro de linha?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, acho que ja conclui o problema do reiniciamento: minha fonte é uma corsair 430w e ela tava aguentando somente a configuração que eu fiz. Como a placa de rede integrada queimou e eu coloquei uma offboard, a fonte não aguentava qd alguma coisa pesada (no caso, um game) rodava e reiniciava. Fiz uns testes ontem:

-Rodei benchmark no ultra com a placa de rede instalada: reiniciava

-Rodei benchmark no ultra sem a placa de rede instalada: rodou lisinho ate o final

então acredito que realmente seja a fonte. Ja, inclusive, encomendei uma Corsair 600w Gaming Series que esta pra chega.

E espero também que o problema dele ligar sozinho esteja relacionado a fonte, porque ja nao sei mais o que fazer pra ele desligar normalmente (sem ser segurando o botao power ate desligar bruscamente).

Minha config:

- Intel Core I5 3450 3.10

- Gigabyte GA-B75M-D3H

- XFX ATI Radeon HD 7850 2GB DDR5 256

- 2x Kingston 4GB DDR3

- HD Hitachi 1TB 6GBS BUFFER 32MB

- Fonte ATX Corsair CMPSU430CX V2 (antiga, vou troca-la assim que chegar a nova)

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, acho que ja conclui o problema do reiniciamento: minha fonte é uma corsair 430w e ela tava aguentando somente a configuração que eu fiz. Como a placa de rede integrada queimou e eu coloquei uma offboard, a fonte não aguentava qd alguma coisa pesada (no caso, um game) rodava e reiniciava. Fiz uns testes ontem:

-Rodei benchmark no ultra com a placa de rede instalada: reiniciava

-Rodei benchmark no ultra sem a placa de rede instalada: rodou lisinho ate o final

então acredito que realmente seja a fonte. Ja, inclusive, encomendei uma Corsair 600w Gaming Series que esta pra chega.

E espero também que o problema dele ligar sozinho esteja relacionado a fonte, porque ja nao sei mais o que fazer pra ele desligar normalmente (sem ser segurando o botao power ate desligar bruscamente).

Minha config:

- Intel Core I5 3450 3.10

- Gigabyte GA-B75M-D3H

- XFX ATI Radeon HD 7850 2GB DDR5 256

- 2x Kingston 4GB DDR3

- HD Hitachi 1TB 6GBS BUFFER 32MB

- Fonte ATX Corsair CMPSU430CX V2 (antiga, vou troca-la assim que chegar a nova)

Pode ser defeito na sua CX430 v2, era para ela aguentar o seu sem PC sem esforços. Tente mandar ela para a garantia, não custa nada ;)

Assim que a CX600 chegar, você poderia retornar ao tópico para informar o desfecho a historia?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que deve ser defeito na fonte... e nem tinha necessidade de outra mais potente.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera.

Bom, realmente o defeito dele reiniciar enquanto eu jogava parecia ser mesmo na antiga fonte, pois depois da nova instalada, nao reiniciou mais durante algum game ou benchmark.

Porém, o problema do PC desligar e após uns 2 ou 3 segundos ligar novamente ainda persiste :(

Já tentei de TUDO! Já dei um clear cmos, resetei bios, formatei o pc, mudei a tomada onde eu ligo a fonte, já tentei sem a placa de rede nova instalada, já configurei bios e windows para nao ligar com lan, já abri o pc e verifiquei se td está onde deveria estar, já olhei se tinha capacitor da placa mãe com algum defeito e NADA.... não sei o que fazer ou verificar :mad::mad:

Alguém tem uma luz?

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se tem um parafuso debaixo da placa-mãe. Já tentou atualizar o BIOS? Tente deixar apenas fonte, memória, HD e processador e veja o que acontece.

Fonte ou superaquecimento

E sobre o superaquecimento?

Compartilhar este post

Link para o post

Não notei se tinha parafuso embaixo da placa mãe, mas vou dar uma olhada...

E aproveitar e ir testando peça por peça como você sugeriu e posto os resultados aqui.

Sim, atualizei a bios com a versão mais recente do site da fabricante, porém tive que atualizar pelo pendrive, porque tentei direto do executável e deu erro de incompatibilidade do sistema por ser 64 bits e o instalador 32...

Pelo menos pelo HWinfo e os benchmarks, a temperatura está normal, nada de superaquecimento.

Galera, achei algo digamos que 'interessante', dependendo do ponto de vista, na placa-mãe... Parece que tem algum componente trincado, queimado ou qualquer coisa do tipo nela mas não sei dizer o que ao certo. Ele está perto da saida de rede e de usb:

http://img5.imageshack.us/img5/1458/qn54.jpg

http://img51.imageshack.us/img51/3825/n0mf.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
PS.: APARENTEMENTE, esse problema começou a ocorrer depois de cair um raio do lado de casa, queimar a placa de rede integrada com a placa-mãe e eu instalar uma nova placa de rede offboard... Não sei se isso tem a ver, mas ACHO que o problema começou a acontecer depois disso.

Então foi isso que aconteceu, deu um curto e queimou (talvez até afetou outro lugar), parece que o componente derreteu.Por acaso achou mais algum componente danificado? Tente desabilitar a rede onboard no Setup/BIOS, tire a placa de rede ou desativa pelo Gerenciador de Dispositivos e veja o que acontece. Se por acaso tem alguma coisa conectada na entrada lan usb, retire também. Tem garantia? ligou para a companhia elétrica para reclamar para ressarcimento?^_^

Obs> se bem que reclamar, acho que precisa ser logo quando começa o problema, mas não custa nada tentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas será que esse componente pode estar causando o ligamento automatico do PC?

Ja desabilitei sim a placa de rede na bios e no windows nao tem nada reconhecendo ela por ja estar desabilitada. E no USB nao tem nada conectado.

Ta na garantia sim e to entrando com um processo contra a companhia eletrica da minha cidade porque eles estão negando ressarcir tudo o que foi queimado la em casa (nao foi só a placa de rede do PC...)

E também abri um chmado na loja que comprei, mas acho que nao adiatara muita coisa :/

Compartilhar este post

Link para o post
Ta na garantia sim e to entrando com um processo contra a companhia eletrica da minha cidade porque eles estão negando ressarcir tudo o que foi queimado la em casa (nao foi só a placa de rede do PC...)

Eu não sabia que existia ligamento automático do pc. Você pode verificar o botão de ligar, se há alguma conexão errada. Vá no Setup/BIOS/Avançado e veja se a opção: automatic power up tá desativada. Então o negócio foi bem feio... e pelo que eu saiba, mandam um perito ou sei lá, veem o que realmente aconteceu e dão um parecer... mas se negar é sacanagem. Ainda bem que tá na garantia também.

Link fonte: http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/351201-pc-ligando-sozinho.html

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em questão disso, já tentei de tudo, tudo mesmo!

Já despluguei e pluguei todos os conectores da placa-mãe, já tentei sem a placa de rede nova, já desabilitei a placa de rede integrada pelo bios, já tirei todos os wake on da bios e do windows, já removi os hardwares da placa de rede do windows, resetei bios, clear cmos, já atualizei ela também, já formatei o pc, já tentei trocar o cabo da fonte de tomada, já tentei ligar com estabilizador e sem também... Minhas idéias acabaram :(

Em questão a companhia eletrica, o processo ta correndo. Vamos ver no que dá... Agora minha casa ta no seguro, se caso acontecer de cair raio de novo, o seguro vai cobrir :D

E a loja que comprei ainda nao me respondeu o email sobre a garantia :(

Tudo me resta a crer que o problema é na parte física da placa mãe, porque esse tipo de problema, creio eu, que não seria causado por HD, placa de vídeo, processador ou memória.

Compartilhar este post

Link para o post

Possível problema com o botão de ligar do gabinete, tente retirar o plug do botão ligar e resetar da placa-mãe e tente ligar o pc dando um curto direto na placa-mãe, e depois desligue normalmente pelo SO e diga se resolve.

Mas só de o curto se tiver plena certeza do que estiver fazendo, pois pode danificar a placa-mãe. Já tive problema semelhante e se resolveu dessa forma.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nao é o botao nao, porque eu consigo desligar ele por dedoff: se ficar segurando o botao power ele vai desligar naquele modo hardcore e eai nao liga mais. Nao sei qual a diferença entre desligar pelo windows / apertando o power normal ou apertando o power ate desligar completamente.

Faz sentido?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu trabalho com PC a alguns anos, e cheguei a conclusão q nem tudo faz sentido de inicio.

Com relação ao seu problema, tive um pc q ligava sozinho, após fazer "tudo" o que me veio a mente, tudo o que você já fez, acabei chegando ao problema, q era justamente o botao de ligar do gabinete que dava curto, não sei por qual motivo e acava ligando, e também desligando, o pc sozinho.

Mas se achas que não é esse o seu caso, não tenho ideia de como poderei lhe ajudar.

Se achar o motivo desse seu problema, poste que estou, no mínimo, intrigado com esse problema.

Aguardo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkk fato!

Então, vou tentar sim o que você me sugeriu, só preciso achar alguém capacitado pra me ajudar a ligar o PC através de um curto porque eu não faço a minima ideia de como fazer isso. E também não quero que seja qualquer pessoa e acabe com a placa mãe.

Como e onde esse curto deve ser realizado? Nos próprios conectores de onde estavam o plug do power na placa-mãe?

Nao da pra eu ligar o PC normalmente e retirar os plugs do botao power/reset com ele ligado e tentar desligar depois?

E se caso for isso, o jeito é trocar o botao power?

Se isso nao resolver, ai provavelmente é problema na placa-mãe mesmo.

Independente dos resultados, eu posto aqui sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é complicado não, basta você verificar qual é o conector que esta plugado o botão de ligar, e com uma chave de fenda, ou similar, encostar nos dois pinos.

No meu caso para resolver o problema desliguei o botão de resete e coloquei no power, o único problema é que depois disso o pc ficou sem resete, melhor que ter um pc assombrado q liga e desliga quando queria. :lol:

Boa sorte.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

beleza, um camarada meu que manja mais que eu vai em casa hj e vamos testar ligar com curto, mas antes colocar o botao do reset no power e ver se o PC liga sozinho... Acho que se ligar ai nem precisa tentar ligar com curto, porque ai essa possibilidade de ser problema no botao ja vai ser descartada, correto?

Nao rola ligar o PC normalmente e, depois de ja ligado, retirar os plugs do botao power/reset e tentar desligar e ver o resultado?

Compartilhar este post

Link para o post

MUITO bem pensado, hehe.:D

Creio a possibilidade de dar errado é bem menor.

Com esse procedimento sem dúvida poderá excluir mais uma possibilidade para esse seu problema incomum.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais