Ir ao conteúdo

Computador para servidor e rede de computadores

Posts recomendados

Postado

Bom, tentei criar um tópico e foi apagado, li as regras e vamos ver se agora consigo...

Boa noite, preciso montar uma máquina para escritório, ela será usada como servidor para mais 4 máquinas. O PC/Servidor eventualmente será usado para acessar a internet e utiliza programas Office como Word, Excel e etc. Quero saber quais especificações tenho que me atentar para a compra dos componentes, digo, qual as características do HD é importante para usar no PC/Servidor? O mesmo para processador e memória ram. Os outros componentes acredito não serem muito importante para o desempenho do servidor. Lembrando que será usado um programa instalado no PC/Servido que será acessado pelas demais máquinas. Todos os arquivos serão salvos no PC/Servidor e não nas máquinas locais. Pretendo gastar até R$ 2000,00 neste PC/Servidor.

Espero não ter infligido nenhuma regra! Obrigado!!!

• Membro VIP
Postado

Faltou coisa will... mas vamos lá.

R$ até 2000,00 certo?

Você tens ideia que processador usar?

HD.. quanto de espaço? a partir de 1Tb? vai ter muito armazenamento?

Memoria e RAM... e HD, hoje.... conforme você disse:

O PC/Servidor eventualmente será usado para acessar a internet e utiliza programas Office como Word, Excel e etc.

que máquina é essa hoje? quais são as especificações dela?

Pelo que entendi, os arquivos/programas/etc serão mantidos no servidor apenas?

Seria interessante, caso já tenhas visto algumas peças (HD, mobo, processador, ram) postares para termos uma ideia....

Postado

Interessante também saber que tipo de aplicações irão rodar, qual o tipo de servidor (conexão remota, servidor de arquivos, usar IIS, e-mails)... Se fores aplicativos rotineiros, com acesso a banco de dados simples (tipo DBF), valeria mais a pena investir dinheiro na rede do que no servidor propriamente...

Postado

Um... Vejamos, respondendo ao mgflist, o tipo de servidor, acredito ser o banco de dados simples. Na pratica o que vai acontecer com esse PC/Servidor, será instalado um programa da Receita Federal (é um programa leve tanto quanto os office da vida) e as demais máquinas vão usar esse programa direto do PC/Servidor. Será usado para armazenar todo tipo de dados relacionado ao escritório (de contabilidade). A conexão será feita via roteador utilizando pasta compartilhada. E as impressoras serão conectadas ao PC/Servidor via USB.

Agora ao ilkyest, este PC/Servidor não vai rodar nenhum programa pesado só Internet, office e alguns programas relacionado a contabilidade que são leves.

Os arquivos serão salvos e mantidos no PC/Servidor e terá apenas o programa da RF sendo compartilhado para as demais máquinas.

Vou colocar as peças que tenho e vista, seus valores e especificações:

Placa-Mãe: R$ 199,88

- Marca: ASUS

- Modelo: P8H61-M LX3 R2.0

- Socket LGA 1155

- Memória 2 x DIMM, máximo de 16GB, DDR3 2200(O.C.)/2133(O.C.)/2000(O.C.)/1866(O.C.)/1600/1333/1066 MHz Non-ECC, Un-buffered

- Arquitetura de memória: Dois canais

- 4 x Porta(s) SATA 3Gb/s, azul

- Realtek® 8111F, 1 x Gigabit LAN

Processador: R$ 211,65

- Número do processador: G860

- Nº de núcleos: 2

- Nº de threads: 2

- Velocidade do clock: 3 GHz

- Cache inteligente: Intel® 3 MB

- Tamanho máximo de memória (de acordo com o tipo de memória): 32 GB

- Tipos de memória: DDR3-1066/1333

- Nº de canais de memória: 2

- Largura de banda máxima da memória: 21 GB/s

HD: R$ 329,29

- Seagate

- Interface SATA III (6Gb/s)

- Cache 64MB

- Capacidade 1TB

- Velocidade do eixo (RPM) 7200 RPM

Memória Ram: R$ 159,88

- Marca: Kingston

- Frequência: 1333Mhz

- Pinagem: 240-Pin

- Capacidade: 4GB (1 x 4GB)

- Latência CAS: DDR3

- Latência: 9

- Timing: 9-8-7-6

- Tensão: 1.5V

Fonte: R$ 257,90

- Marca: Corsair

- Modelo: 430W CMPSU-430CXV2

- Padrão: ATX12V v2.3

- AC inpout: 100 - 240V

- PFC Ativo (99%)

- Botão Liga/Desliga

- Cabos com malha de proteção

- Eficiência: 80%.

- Refrigeração: Ventoinha de 120mm

- Certificações: 80Plus, UL, CUL, CE, CB, FCC Class B, TÜV, CCC, C-tick.

- Atuação ultra silenciosa com fan de 120mm

- Potência real de 430W

O Gabinete e o drive pegarei os mais baratos...

Bom, essas peças tem o desempenho suficiente para montar o PC/Servidor que preciso? É mais do que o suficiente? Ou deveriam ser melhores?

Quero dizer, tem uma outra placa mãe, segue os dados:

Custo R$ 176,90

-GigaByte

-Modelo Intel GA-H61M-S1-PH

-Soquet LGA1155

- 2 x sockets DIMM DDR3 1.5V com suporte até 16GB de memória

- Arquitetura memória Dual channel

- Suporte para módulos de memória DDR3 1333/1066/800 MHz

- 1 x Realtek RTL8111F LAN chip (10/100/1000 Mbit

- 4 x conectores SATA 3Gb/s com suporte para até 4 dispositivos SATA 3Gb/s

Talves eu posso ficar com essa que é mais barata que irá me atender muito bem. Tenho os outros componentes mais baratos, qualquer coisa eu coloco a descrição.

Postado

Bom eu tenho na minha empresa 15 máquinas acessando um servidor, sendo que este servidor é também utilizado. Destas 15 máquinas, 6 acessam remotamente e as outras localmente. Uso banco de dados com muitos acessos de leitura e escrita, além da navegação. Tudo isso num servidor Pentium E5700 com 4GB de RAM e Windows 7 64-bit.

O que quero dizer é que, pro teu uso, não há necessidade de investir tanto em uma máquina poderosa, mas sim em componentes de qualidade, que não te deixem na mão. Memória de qualidade, com CL baixo, dá muito mais retorno que o dobro de memória com CL mais elevado. Os processadores de hoje, até mesmo os Celeron, dão conta do recado deste tipo de aplicação, e não há necessidade de investimento em placa de vídeo (a menos que tu vejas no futuro algum uso mais pesado e intensivo de gráficos). Se é apenas para compartilhar o programa da Receita e usar aplicativos office comuns, dá pra comprar um com pouco mais da metade do valor do que te propões. Penso que a tua rede é que deve ser bem projetada, se possível pensar num roteador 10/100/1000 (que talvez até seja exagero, mas se no futuro tiveres mais máquinas, é "plug and play").

Agora mesmo comprei numa promoção um CCE E365 (eu sei, eu sei, é CCE, mas acreditei nos componentes), um i3 2ª geração e 6GB de RAM numa placa MSI para substituir o servidor, por apenas R$ 810 na PontoFrio. Não por algum problema, mas por prevenção (ficarei com a outra de "backup", pois não posso ficar nem 30 minutos sem o servidor durante o horário de trabalho).

Postado
Bom eu tenho na minha empresa 15 máquinas acessando um servidor, sendo que este servidor é também utilizado. Destas 15 máquinas, 6 acessam remotamente e as outras localmente. Uso banco de dados com muitos acessos de leitura e escrita, além da navegação. Tudo isso num servidor Pentium E5700 com 4GB de RAM e Windows 7 64-bit.

O que quero dizer é que, pro teu uso, não há necessidade de investir tanto em uma máquina poderosa, mas sim em componentes de qualidade, que não te deixem na mão. Memória de qualidade, com CL baixo, dá muito mais retorno que o dobro de memória com CL mais elevado. Os processadores de hoje, até mesmo os Celeron, dão conta do recado deste tipo de aplicação, e não há necessidade de investimento em placa de vídeo (a menos que tu vejas no futuro algum uso mais pesado e intensivo de gráficos). Se é apenas para compartilhar o programa da Receita e usar aplicativos office comuns, dá pra comprar um com pouco mais da metade do valor do que te propões. Penso que a tua rede é que deve ser bem projetada, se possível pensar num roteador 10/100/1000 (que talvez até seja exagero, mas se no futuro tiveres mais máquinas, é "plug and play").

Agora mesmo comprei numa promoção um CCE E365 (eu sei, eu sei, é CCE, mas acreditei nos componentes), um i3 2ª geração e 6GB de RAM numa placa MSI para substituir o servidor, por apenas R$ 810 na PontoFrio. Não por algum problema, mas por prevenção (ficarei com a outra de "backup", pois não posso ficar nem 30 minutos sem o servidor durante o horário de trabalho).

Bom... Então posso escolher alguns componentes mas enconta, talvez até comprar uma máquina pronta igual a que você comprou do ponto frio...

Por fim, o que eu entendi é que o mais importante seria a rede, digo, o roteador... Para garantir velocidade da rede, correto?

Postado

Por experiência própria, sim, baseado na intenção de uso que apresentastes.

Um bom roteador muda muito. Eu usava um roteador da Xavi, depois um da Intelbras e agora estou com um da Linksys junto com um modem ADSL+ da TP-Link, e posso te dizer que este último é BEM mais confiável (os anteriores aqueciam e travavam, e a rede ficava mais lenta).

Um exemplo de roteador é o TP-LINK N600 Wireless Dual Band Gigabit Router TL-WDR3600, que inclusive tem duas portas USB para compartilhar um HD externo ou pendrive, ou até impressora. E se forem várias máquinas, um switch bom também ajuda, tem uns bons da D-LINK (o switch vai aumentar o número de portas físicas para conectar ao teu roteador). E se não quiseres fios, instale placas wireless nos computadores.

• Membro VIP
Postado

sem falar que o roteador agrega uma camada de segurança

Quanto ao roteador esquentar mgflist, kkkkkkkk, eu fiz uma gambiarra no meu... meti uma serra copo, e botei um ventiladorzinho. Não esquenta mais

Postado

Vai ai algumas dicas:

Compre 2 HDs e faça RAID1. Quando se fala de servidores comece sempre pensar em redundância.

Sobre CPU e memória creio que não vai precisar de nada muito forte mesmo.

Essa fonte CX430V2 da Corsair na verdade é o modelo antigo, procure o modelo atual sem o V2 no final.

Se as aplicações que você for utilizar forem compatíveis, use o windows server que vai te facilitar a vida.

Essa questão da rede é muito importante, qual a infra de rede que você tem hoje?

Postado
sem falar que o roteador agrega uma camada de segurança

Quanto ao roteador esquentar mgflist, kkkkkkkk, eu fiz uma gambiarra no meu... meti uma serra copo, e botei um ventiladorzinho. Não esquenta mais

Essa é forte! hehehe

Mas esse da Linksys que eu botei (E900), não aquece nada, bem diferente dos anteriores (o Xavi tá marrom de tanto que aqueceu).

Vai ai algumas dicas:

Compre 2 HDs e faça RAID1. Quando se fala de servidores comece sempre pensar em redundância.

Essa fonte CX430V2 da Corsair na verdade é o modelo antigo, procure o modelo atual sem o V2 no final.

Se as aplicações que você for utilizar forem compatíveis, use o windows server que vai te facilitar a vida.

Essa questão da rede é muito importante, qual a infra de rede que você tem hoje?

Caso queira considerar a ideia do bot, recomendo fortemente que busque auxílio de pessoa capacitada, pois montar redes com redundância e Windows Server sem conhecimento é dor de cabeça na certa!

Postado
Essa é forte! hehehe

Mas esse da Linksys que eu botei (E900), não aquece nada, bem diferente dos anteriores (o Xavi tá marrom de tanto que aqueceu).

Caso queira considerar a ideia do bot, recomendo fortemente que busque auxílio de pessoa capacitada, pois montar redes com redundância e Windows Server sem conhecimento é dor de cabeça na certa!

Cara, realmente, esses esquemas ai estão fora do meu conhecimento.. :confused:

Vai ai algumas dicas:

Tem como você dar uma explicada sobre o que é raid1? Já vi RAID na bios, mas não sei para que serve...

Sobre o windows server eu nunca mexi...

Postado
Cara, realmente, esses esquemas ai estão fora do meu conhecimento.. :confused:

Tem como você dar uma explicada sobre o que é raid1? Já vi RAID na bios, mas não sei para que serve...

Sobre o windows server eu nunca mexi...

O raid é um conjunto de discos, que pode ser montado de várias formas, pra visar segurança, desempenho, os 2 de forma balanceada e por ai vai...

No caso do RAID1 ele faz o espelhamento dos dados em 2 discos, que devem preferencialmente ter o mesmo tamanho, para que caso você tenha problema com algum deles o outro conserve a integridade dos dados.

Como comentei há vários outros tipos, o RAID0 pra desempenho, o RAID10 pra desempenho + segurança, RAID5 pra uma utilização mais balanceada (priorizando a velocidade de leitura). Essa história de raid vai longe... Sugiro dar uma pesquisada na internet pra ler melhor sobre.

O windows server tem menos segredos do que você imagina.. mas realmente precisa de uma certa pratica pra entender como ele funciona.. depois que aprender nunca mais vai querer voltar pra versão pra desktops...

Se você achar melhor não utilizar ele, instale em alguma maquina que você tem ai disponível e vai brincando... ai você pensa no próximo upgrade já com o windows server :D

Postado

Bom, obrigado galera pelas informações que foram úteis... Tenho uma base do que fazer... Vou pesquisar na net agora.

Obrigado ilkyest, mgflist e bot!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!