Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Estou com um Notebook A410-K.BE47P1(5300) que sempre enfrento problemas com refrigeração com ele, chegando sempre a 105ºC... Eu sempre realizo limpezas com o aspirador de pó nele rigorosamente, mas parece que sempre quando eu realizo a limpeza ele fica se superaquecendo ainda mais. Gostaria de saber como eu poderia resolver este problema... Sempre quando abro algum programa, como por exemplo o Photoshop ou After Effect, a tela simplesmente apaga, os aplicativos fecham (sim, depois que a tela apaga...) e ele desliga. Eu não sei mais o que faço. Qualquer programa que eu abra a temperatura dele eleva para 90ºC+...

O que eu deveria fazer?

Postado

Fala Tsui e seja bem-vindo ao fórum CdH!

Olhando aqui seu LG, por ter um processador i5 de 1ª geração, deve ter pelo menos 3 anos de uso. Talvez a causa deste superaquecimento seja devido a um ressecamento da pasta térmica do processador e também da solução gráfica (Geforce G310M).

Como um notebook típico, normalmente sua desmontagem é muito complicada até chegar ao sistema de arrefecimento do micro. Uma boa seria levá-lo a uma assistência técnica para efetuar tal manutenção.

Tsui, uma outra forma, paliativa é verdade, é adquirir uma base refrigerada para seu LG, mas apenas atenuará o problema.

Abraço!

• Curtir 1
Postado

Fala Lucas e seja bem-vindo ao fórum CdH!

Antes de mais nada, muito obrigado pelas fotos. Não fazia ideia de como chegar ao cooler deste modelo LG. Vi que é bastante simples, principalmente em relação aos HP.

Isso foi antes de eu realizar a limpeza, agora está tudo limpo, porém... continua se superaquecendo...

A poeira acumulada no sistema de arrefecimento, principalmente bloqueando a entrada/saída de ar da ventoinha realmente pode causar o superaquecimento, Lucas.

Há também o fato da pasta térmica (ou adesivo térmico em alguns casos) aplicados pela fábrica começar a perder o desempenho de transferência térmica entre o processador e GPU para o cooler ao longo da vida útil do aparelho. Por isso a necessidade de tempos em tempos fazer este tipo de manutenção preventiva, não só em Notes, como também em qualquer tipo de PC.

Pelo visto não é muito difícil realizar esse trabalho, mas uma vez desmontado o sistema de cooler, é primordial ter em mãos os elementos necessários para a limpeza (alcool isopropílico e guardanapo ou pano seco) e substituição completa dos aditivos térmicos (pasta e adesivo) de boa qualidade.

Se desmontar apenas para ver e montá-lo novamente sem qualquer manutenção, poderá agravar o superaquecimento, pois como a pasta provavelmente está ressecada, ela não terá fluidez suficiente para ocupar as imperfeições entre o heatpipe e o processador, fora que o adesivo térmico da GPU poderá se rasgar durante a extração do cooler.

Por isso, Lucas, uma opção mais segura seria mesmo levá-lo ao um técnico ou assistência técnica para o serviço, já supondo que eles tenham todo o material e conhecimento para realizá-lo. Se tiver realmente seguro em proceder com a manutenção, é só perguntar, ok?

Abraço!

• Curtir 1
Postado

Eu estava pensando em comprar a pasta térmica e colocar-la eu mesmo, pois um técnico cobra 80 reais e ainda por cima leva 1 semana para fazer a manutenção. Eles querem desmontar todo o notebook sendo que eu quero apenas que coloquem a pasta térmica e analisem o cooler. Segundo a imagem, em que lugar eu deveria aplicar a tal pasta térmica?

Postado

Desculpe a demora, pessoal!

Edição (7/11): Atenção: Desconecte a bateria do notebook para qualquer ocasião que necessite desmontá-lo ou trocar qualquer peça interna!

Segundo a imagem, em que lugar eu deveria aplicar a tal pasta térmica?

Tsui, não é tão complicado não em fazer a manutenção, mas antes de qualquer coisa é melhor ter em mãos:

-Chave Philips;

-Uma boa pasta térmica;

-Uma tira de adesivo térmico ou Thermal Pad;

-Álcool Isopropanol ou Isopropílico;

-Guardanapo ou pano seco;

-Pincel ou trincha (opcional).

Aqui vão algumas colocações sobre os produtos:

A pasta mais comum vendida é a Implastec, que custa umas R$ 5,00. Aconselho, porém, a investir em uma que seja de boa qualidade. Afinal, a diferença de performance pode chegar a 5º, 6ºC só pela qualidade da pasta.

O problema é que pelo sumiço do mercado de pastas boas causaram uma inflacionada no mercado. Eu mesmo já tô pesquisando uma para futura manutenção do possante aqui. Se quiser uma recomendação com bom custo x benefício: Arctic MX-2 ( https://www.guerradigital.net/coolers/acessorios/pasta-termica-arctic-cooling-mx-2-thermal-compound-or-mx2-ac-01.html )

Já o adesivo térmico, pelo que andei "caçando" um tempo atrás, só é encontrado mesmo pelo Mercado Livre por esse link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519074521-adesivo-termico-original-p-chipset-de-video-de-notebook-1mm-_JM#D .

Sobre a disponibilidade do álcool "iso" é facilmente encontrado em lojas de eletrônica ou até mesmo no Boadica.com. São vendidos em frascos de 100ml e não passam de R$ 10. Nem precisará de 1/4 desta quantidade para efetuar a manutenção.

O pano ou guardanapo é desnecessário dizer algo, só apenas que estejam limpos e secos. E o pincel (ou trincha) é apenas para retirar o excesso de poeira na ventoinha.

OK! Então vamos a foto gentilmente cedida pelo Lucas para mostrar os pontos de fixação do cooler aparentes:

ffq8.jpg

Depois de desmontar o "bicho", é só retirar a poeira da ventoinha com um pincel simples e com o pano umidecido com o "iso" limpar os pontos de contato do dissipador em relação a área do processador e GPU, assim como as próprias superfícies dos componentes (CPU e GPU) para retirar os resíduos da aplicação anterior.

Não precisa economizar no pano ou guardanapo com "iso". A razão para se usar esse tipo de álcool é porque ele praticamente não tem água em sua composição, ao contrário do álcool normal (e da cachacinha, uheauehuaeh!). Sua evaporação é muito rápida, acelerando o processo da manutenção.

Feito a limpeza, é só pegar uma tira de Thermal Pad, cortá-la de acordo com as dimensões da GPU e colocar em sua superfície. Posteriormente, a própria pressão do cooler instalado fixará-o em sua posição.

O cuidado maior é mesmo na aplicação da pasta térmica. Ao contrário do que possa parecer, tem uma medida certa para aplicação, sua falta ou excesso podem influenciar negativamente no desempenho térmico.

O certo seria um pingo de pasta pequeno (do tamanho de um grão de arroz) no centro do processador. A própria pressão do cooler depois de colocado espalhará naturalmente a pasta, cobrindo com eficiência toda a área de contato entre CPU e dissipador:

imageview.php?image=49690

Quer saber mais? https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291/1

Pronto, Tsui! Agora bastará fixar o cooler no notebook, lembrando em parafusar de maneira "cruzada" o cooler no CPU para que a pasta em seu interior se espalhe da melhor maneira possível. Aí é testar o possante pra ver se tudo está nos conformes.

Qualquer dúvida, manda pra cá! (eu não vou demorar tanto em responder desta vez, uhaeueaheauh!)

Abraço Tsui e rapaziada!

• Curtir 1
Postado

Na área!

No caso, onde eu iria aplicar a pasta térmica? Embaixo da CPU?

Peraí...opa! Depende do que seria o "debaixo do processador", caro Tsui. É um lance que, apesar de simples, demanda uma boa cautela. Vou então esmiuçar essa parada, ok?

Assim quando retirar o sistema do cooler, verá um cenário parecido com esse:

placa-me-e-processador-do-notebook-hp-pavilion-dv5-1125nr_MLB-F-3460724016_112012.jpg

Certamente o GPU terá o mesmo design, mas o processador pode ser assim ou ter uma "chapinha" cobrindo toda sua superfície como a do exemplo abaixo:

processador-de-notebook-intel-pentium-4-26-512-800-sl6wh_MLB-O-154409278_9007.jpg

Não precisará tirar a CPU do notebook, apenas limpe os resíduos de pasta térmica antiga de sua superfície metálica (e também da área do dissipador onde há essa pasta antiga) e aplique uma gota no centro desta parte metálica da CPU.

Lembre-se, quanto menor esta superfície, menos pasta usará. A pasta deve só espalhar até os limites de contato com o cooler. Pasta demais, principalmente no entorno da área de contato só piorará a situação:

Certo:

thermal_paste.jpg

Repare que a pasta, após a pressão do cooler no processador, está uniforme em ambas as superfícies, não transbordando para os lados.

Errado:

ati_chip_goop_02.jpg

Cagada completa, uehauaehueah!

Beleza, Tsui...Olha, só pra constar, quando for retirar o cooler de vez do Note, desconecte os fios da ventoinha da placamãe, tranquilo?

Obrigado pela resposta.

Não há de quê meu camarada, abraço!

Postado

Atenção!

Só para esclarecer uma coisa. Quando for fazer a manutenção em notes, antes de mais nada:

Desconecte a bateria do notebook para qualquer ocasião que necessite desmontá-lo ou trocar qualquer peça interna!

Muito tempo usando desk e acabei esquecendo alguns detalhes de Notes, tá ok?

Abraço rapaziada!

• 1 ano depois...
  • 2 anos depois...
Postado

Gente depois de muito penar tambem com este problema descobri o porque do aquecimento . na verdade é um erro de fabricação , se vcs virem na 2 foto onde tem a tampa com as saidas de ar vcs podem notar que a LG fez 2 filtros de plastico para evitar poeira (porcaria) na verdade estes plasticos so servem para esquentar é so tirar que vcs vão ver a diferença . na verdade Há um terceiro logo abaixo do leitor de cartão de memoria que esquenta muito , depois disso meu pc voltor a trabalher com temperaturas mais aceitáveis . espero ter ajudado 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!