Ir ao conteúdo

4X4GB ou 2X8GB - ASROCK Z77 Pro3

WETON

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Tenho que decidir a compra de 16GB de memória para uma placa mãe ASROCK Z77 Pro3, ela possui 4 slots de memória que funcionam em dois canais, o processador é um Core i5-3570K.

Minha dúvida é qual configuração terá melhor desempenho:

2 módulos de 8GB ou 4 módulos de 4GB

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Sendo que a placa-mãe suporta "apenas" Dual Channel, eu diria que é indiferente, pensando-se em desempenho, mas a opção 2x8GB lhe confere ainda possibilidade de futuro upgrade pra 4x8GB.

Postado
Sendo que a placa-mãe suporta "apenas" Dual Channel, eu diria que é indiferente, pensando-se em desempenho, mas a opção 2x8GB lhe confere ainda possibilidade de futuro upgrade pra 4x8GB.

Grato pela informação, só mais uma dúvida, se é que pode ser respondida por aquí.

O processador é um Core i5-3570K e possui um controlador de memória integrado de dois canais. Por acaso seria dois canais que suportam cada um 2 x 8GB e no caso, se eu instalar 2 x 8GB, estaria utilizando apenas um canal do controlador de memória embutido no processador?

Não sei se me expressei bem mas, a arquitetura do controlador de memória do processador não foi bem entendida por mim.

Postado

Eu posso estar falando bobagem, mas como leigo, eu imagino que o gerenciamento da memória em dual channel se dá dividindo o total de memória em dois canais, por isso que para o dual channel funcionar é preciso colocar os pentes de memória nos slots corretos. Se sua MB tem dois slots, é só usar dois pentes, se tem quatro e voce vai usar dois pentes, eles tem que ser colocados nos slots 1 e 3, não 1 e 2. Geralmente as MBs vem até com os slots de memória em plástico de cores diferentes já identificando a colocação dos pentes pra facilitar.

Mas isso está bem explicado no manual da MB (se voce não tem o manual, é só entrar no site do fabricante e baixar o PDF).

• Membro VIP
Postado

O IMC (controlador de memória) do processador divide os bancos de memória disponíveis na placa-mãe e se organiza de tal forma que metade seja controlado por um canal e metade por outro.

2 slots / 2 canais = 1 slot por canal.

4 slots / 2 canais = 2 slots por canal.

Como foi citado acima pelo colega FCM, é preciso que os módulos de memória sejam instalados nos slots corretos, no caso da placa-mãe dispor de 4 slots e você for utilizar 2 módulos. Caso vá utilizar os 4, basta preenche-los e correr pro abraço.

Postado

Dieg@o, obrigado, muito bem explicado, era isso exatamente o que queria compreender.

Não tenho mais dúvidas a respeito, pode fechar tópico, Valeu!

• Membro VIP
Postado

Disponha, caro colega.

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...