Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OCZ SxS2 500W desarma Clone F8 Plus ao ligar


caioattili

Posts recomendados

A história é longa, vou tentar resumir!

Tudo começou depois que eu comprei um filtro Clone F8 Plus. Antes do Clone F8 Plus, eu ligava tudo em uma "régua" de tomadas sem proteção alguma (nem fusível tinha, só um botão liga-desliga) e quando não ia utilizar mais o PC, eu tinha o hábito de desligar o botãozinho da régua, tudo ok.

Hoje, como tenho mais coisas ligadas no F8 (modem, roteador e TV) e eu não gosto de deixar o PC ligado na energia enquanto não estou utilizando, eu o ligo uma outra régua simples e esta régua em uma das tomadas do F8 só para eu poder desligar o PC + Monitores sem desligar o resto das coisas ligadas ao F8, ficando mais ou menos assim:

Tomada da Parede <= Clone F8 Plus <= Régua 3 Tomadas <= PC + Monitores

O problema: Toda vez que eu aciono o interruptor desta régua de 3 tomadas, o fusível queima instantâneamente. Como a "caixa" da régua é grande, resolvi retirar a caixa e o fusível da mesma e coloquei um disjuntor DIN no lugar achando que como a ação é mais lenta o problema não aconteceria mais, resultado: Assim que eu aciono o interruptor da régua, o disjuntor desarma no mesmo instante... Detalhe importante: O disjuntor/fusível só se abre se a fonte do PC estiver conectada. Se a fonte estiver fora da tomada, os monitores ligam normalmente e o disjuntor/fusível só se abre exatamente no momento em que eu conecto o cabo de força (da fonte) na tomada ou conecto o mesmo na fonte.

Já fiz testes com fusíveis de 5, 6 e 10A e, com dois disjuntores de 6A e mais um de 16A. O único que não desarma/queima é o disjuntor de 16A. Ah, e se eu ligar a fonte diretamente na tomada do Clone F8 Plus, o micro-disjuntor dele também se desarma.

O engraçado é que depois que o disjuntor desarma pela primeira vez e eu o religo, daí em diante, eu posso ligar e desligar minha fonte da tomada quantas vezes eu quiser que não acontece mais, só depois de muitas horas desligada (da tomada) é que o problema volta.

Segue abaixo a configuração do PC:

Fonte OCZ StealthXStream II 500W

ECS A780GM-A AM2+

Atlhon II x4 640 3.0GHz AM3

4x 2GB DDR2 667MHz (8GB RAM)

Radeon HD5750 1GB GDDR5 Sapphire

SSD Corsair Force GT 60GB

HD Samsung 154UI 1,5TB

2x DVD-RW SATA Lite-On

Fazendo um cálculo rápido, sei que essa configuração não exige nem metade da potência dessa fonte, mesmo assim considerando que a fonte estivesse consumindo exagerados 500W, a corrente não passaria de 4A em 127V e 2,5A em 220V! Para desarmar um disjuntor de 6A, a fonte precisaria estar "puxando" mais de 760W em 127V ou 1400W em 220V!

Nem considero o consumo dos monitores, pois um deles (Samsung 932b plus) tem consumo máximo de 0,7A@100V e o outro (LG E2250) 0,25A@100V...

Desculpem-me o post enorme, pois como nunca vi nada igual, quis postar tudo com o máximo de detalhes possível.

Enfim, só queria saber se isso é normal acontecer com fontes de potência exagerada ou se realmente há alguma coisa errada...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente ligar a fonte diretamente no clone f8, e veja se funciona?

Então, isso eu já tinha feito e fazia o disjuntor do F8 desarmar também, porém eu testei fazer quase isso, só que desta vez com os 2 monitores desligados da tomada e, não dá problema!

Na verdade, o teste que eu fiz foi simplesmente tirar os 2 monitores da tomada e para minha surpresa o disjuntor da minha régua de 3 tomadas não desarmou e nem o do Clone F8...

Não entendo, alguma coisa acontece somente quando meus dois monitores e a fonte do PC são energizados ao mesmo tempo! Se eu ligar a fonte primeiro e os monitores depois ou vice-versa, tudo fica bem... Será possível que a corrente de pico que os monitores + fonte consomem no momento da "primeira energização do dia" seja tão intensa a ponto de queimar fusíveis e desligar disjuntores???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte sua está com defeito e gerando uma inrush current muito alta. É o que me parece. Vai acabar queimando, explodindo e levando seu Clone junto. Como aconteceu com o Clamper desse outro aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/812030/53

Ele reclama que o Clamper levou a fonte, mas eu aposta 99 em 100 como a fonte recondicionada levou o Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!