Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
brunogribas

Topologia Rede GIGA

Recommended Posts

Topologia de rede GIGA

Boa Tarde a todos.

Vou fazer algumas mudanças na minha rede e tenho uma ideia e gostaria de saber se isso funcionaria na prática...

Minha rede atual:

Tenho 7 switch 10/100 de 24 portas, todos cascateados. Dois destes são os “principais”, onde estão cascateados os demais e conectados os servidores (12 servidores).

Minha NOVA topologia:

Um Switch 10/100/1000 24 portas – Gerenciável (Layer 2) e este seria o Switch PRINCIPAL, todos os seis switchs conectados nele e TODOS os 12 servidores também...

Objetivo desta nova topologia:

1- Aumentar o desempenho da rede como um todo, pois o gargalo seria menor;

2- Aumentar a velocidade de comunicação entre os servidores;

3- Diminuir o tempo de backup dos servidores;

4- Gerenciar o trafego de rede, de forma que possamos identificar qual servidor ou qual Switch (da cascata) está gerando mais trafego e assim poder identificar possíveis problemas.

Gostaria de saber se na pratica isso realmente irá funcionar e principalmente se conseguirei atingir o objetivo 4...

Muito obrigado pela ajuda...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como você vai ter um switch gerenciável na borda, eu recomendaria a criação de VLANs para a segmentação da rede, desta forma você diminuiria o tráfego de broadcast, consequentemente também aumentará a performance de sua rede.

De resto, tá correta a tua ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pense nas VLANs já que o switch é gerenciável.

1. Vai ter aumento da banda, logo a rede deve melhor como um todo.

2. A Velocidade deve diminuir, mas depende de cada servidor também.

3. Como citado, o backup pode não diminuir da mesma forma que a rede melhora. Isto porque já via alguns casos onde o sistema de backup tinha performance limitada. (Ex.: Um servidor NAS mais antigo pode ter performance menor que o gigabit)

4. Se você criar VLANs, pode monitorar quais são as redes que estão com maior vazão, mas nem sempre o problema de performance estão diretamente relacionados com a rede. Por exemplo, um servidor com banco de dados pode ter uma melhora maior usando um SSD do que trocando para Gigabit.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais