Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas ao ejetar HD Externo da Samsung


CarolinaC

Posts recomendados

Comprei meu HD externo da Samsung (1TB) há mais ou menos um mês. Logo de cara, eu não conseguia ejetar ele pelo windows, precisei instalar um programa que veio com o HD (Samsung Drive Manager), que me permite ejetá-lo. No início não tive nenhum problema, usava o HD quando queria, por quanto tempo queria, e a qualquer momento abria o programa, clicava em ejetar, e pronto!

Porém, nos últimos dias, eu não estou conseguindo mais ejetar o HD, eu clico no botão, ele inicia o processo mas trava no caminho, o que me obrigava a reiniciar o computador pra conseguir ejetar. E é um saco ter que reiniciar o PC pra poder tirar o HD.

Já tentei duas soluções:

- Baixei o programa Unlocker, que mostra quais programas estão usando o HD para eu poder encerrá-los. Não funcionou.

- Já tentei alterar a configuração do dispositivo (Gerenciador de dispositivos > Unidades de disco > HD Externo > Diretivas > Melhor desempenho). Também não funcionou.

E também fiz um teste:

- Conectei o HD, simplesmente coloquei um arquivo nele e ejetei em seguida. Ejetou normal.

- Conectei o HD, abri o programa de músicas (que procura os arquivos no HD) e tentei ejetar, exibiu uma mensagem de erro falando que o HD estava sendo usado (e não simplesmente travou o processo). Fechei o programa e tentei ejetar, e deu certo.

- Agora vem o esquisito: conectei o HD, não coloquei nem tirei arquivos dele, somente abri o programa de músicas (que teoricamente é o único que estaria usando o HD), e deixei ele conectado o dia todo. A noite, fechei o programa de músicas e tentei ejetar, e ele novamente travou!

O que me parece é que algo começa a "usar" o HD depois de um certo tempo que ele fica conectado. Ele ainda está na garantia, mas antes de trocar eu gostaria de saber se alguém tem alguma solução, pode ser mais simples do que estou imaginando.

Obrigada!

P.S.: não sei se influencia, mas meu SO é o Windows 7, 64 bits. Processador Core i5, 4GB de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei qual você usa mas, no caso do antivirus, procure nele (se houver) a configuração de "escaneamento de midias removiveis" e no caso do desfragmentador, pergunto-lhe: usa algum externo ou o nativo do windows?

Em todo caso, verifique as configurações do mesmo, se está programado para alguma "desfragmentação automática".

GoodLuck!^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carolina,

Não funcionou! Ainda precisei reiniciar o computador para ejetar o HD externo, mesmo depois de desativar a desfragmentação automática. O estranho é que nem o unlocker aponta que existe algum programa/processo usando ele.

Faça um teste.

Menu iniciar > Executar (ou tecla Win+R), e digite services.msc.

Procure pelo serviço "Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player", pare o serviço e depois desative-o (através das propriedades). Dê uma olhada na imagem:

image.png

Se por acaso não resolver, basta voltar à configuração inicial "Automático (Atraso na inicialização)"

[]'s

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carolina,

Faça um teste.

Menu iniciar > Executar (ou tecla Win+R), e digite services.msc.

Procure pelo serviço "Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player", pare o serviço e depois desative-o (através das propriedades). Dê uma olhada na imagem:

image.png

Se por acaso não resolver, basta voltar à configuração inicial "Automático (Atraso na inicialização)"

[]'s

LNW

Fiz o teste, quando fui ejetar, o processo travou no mesmo lugar onde travava antes, mas dei um tempinho pra ele e ele conseguiu ejetar (das outras vezes que ele travava, eu deixava mais de meia hora aberto e mesmo assim não ejetava). Amanhã vou tentar novamente para ver se vai ejetar de novo, aí dou um feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também já tive esse problema, mas acontecia com Pen-Drives quando eu tinha um programa portable sendo usado. O que ocorre é que o SO identifica que há algum programa em execução mesmo após o mesmo ter sido fechado. Para agilizar o encerramento dos programas, o SO não encerra de fato, e vestígios destes permanecem na memória, o que ocasionar estes erros. Geralmente não tem o que fazer mesmo, já que é um problema do próprio sistema operacional. Mas você pode tentar desativar a gravação em cache, e em pior caso, fazer alguns diagnósticos em seu hd que pode estar começando a apresentar problemas. No meu caso eu só desconecto e boa, sem me preocupar com os dados, já que estes HD possuem um sistema de proteção de corte de energia (a cabeça é deslocada para a área segura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei os dois, e não funcionou, ainda não consigo ejetar.

Se eu tirar sem ejetar, tem problema? O meu HD é da Samsung, M3 Portable, USB 3.0, não tem botão de desligar a energia. O rapaz que me vendeu ficou falando tanto que eu tinha que ejetar antes de desplugar que fico até com medo, é o primeiro HD externo que eu tenho, e tem arquivos que eu tenho nele e não tenho backup, porque meu disco rígido interno (próprio do PC) está quase cheio e não quero gravar tudo em CD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse problema de ejetar é uma coisa antiga... mas que ainda persiste dependendo da situação... acontece que alguns dados podem não ter sido copiados (sincronizados) de forma adequando, causando falhas e arquivos corrompidos...

você já tentou plugar em outro pc? tente isso.. e se ele pedir para instalar o Drive Manager, não instale... Faça a cópia de alguns arquivos e tente ejetar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei os dois, e não funcionou, ainda não consigo ejetar.

Se eu tirar sem ejetar, tem problema? O meu HD é da Samsung, M3 Portable, USB 3.0, não tem botão de desligar a energia. O rapaz que me vendeu ficou falando tanto que eu tinha que ejetar antes de desplugar que fico até com medo, é o primeiro HD externo que eu tenho, e tem arquivos que eu tenho nele e não tenho backup, porque meu disco rígido interno (próprio do PC) está quase cheio e não quero gravar tudo em CD.

O único problema em desligar direto é o cache de gravação. Desative-o e seja feliz!

Segue um tutorial de como ATIVAR o cache, mas no seu caso, o objetivo é DESATIVAR para permitir que você remova o disco sem precisar usar a "remoção segura"

http://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/5978-dicas-do-windows-7-como-habilitar-a-gravacao-em-cache-e-aumentar-a-velocidade-da-maquina.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Esse problema de ejetar é uma coisa antiga... mas que ainda persiste dependendo da situação... acontece que alguns dados podem não ter sido copiados (sincronizados) de forma adequando, causando falhas e arquivos corrompidos...

você já tentou plugar em outro pc? tente isso.. e se ele pedir para instalar o Drive Manager, não instale... Faça a cópia de alguns arquivos e tente ejetar....

Eu fiz o teste, coloquei em outro pc, copiei alguns arquivos e ejetou. Mas se faço isso no meu notebook, simplesmente conecto, copio os arquivos e logo em seguida já ejeto, também funciona. O problema é quando eu deixo o HD conectado o dia todo, por exemplo. Ai ele não ejeta, mesmo fechando todos os programas que supostamente estariam usando o HD. Eu simplesmente não sei o que não deixa eu ejetar o HD, porque mesmo fechando todos os programas só consigo ejetar se reiniciar o PC.

O único problema em desligar direto é o cache de gravação. Desative-o e seja feliz!

Segue um tutorial de como ATIVAR o cache, mas no seu caso, o objetivo é DESATIVAR para permitir que você remova o disco sem precisar usar a "remoção segura"

http://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/5978-dicas-do-windows-7-como-habilitar-a-gravacao-em-cache-e-aumentar-a-velocidade-da-maquina.htm

Não corro o risco de "queimar" o HD ou coisa assim, então? O problema é a perca de dados, somente? Já desativei a gravação em cachê, posso tirar sem ejetar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carolina, tudo bem?

Eu fiz o teste, coloquei em outro pc, copiei alguns arquivos e ejetou. Mas se faço isso no meu notebook, simplesmente conecto, copio os arquivos e logo em seguida já ejeto, também funciona. O problema é quando eu deixo o HD conectado o dia todo, por exemplo. Ai ele não ejeta.

Tente outro teste. Nas propriedades do disco, desmarque a opção:

"Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo"

:natal:

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente outro teste. Nas propriedades do disco, desmarque a opção:

"Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo"

Realizei um novo teste hoje, e ejetou novamente, pelo próprio windows! Não achei que a solução do meu problema seria uma configuração tão simples como essa. Obrigada! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!