Ir ao conteúdo

Monitor samsung 19" não está ligando

psagostinho

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, tenho um monitor aqui da samsung, é um 932bwe de 19 que começou a apagar a tela de repente e agora nem liga mais. Desmontei e já verifiquei alguns componentes da fonte mas não encontrei nada, não tenho muita experiencia nesse tipo de fonte por isso peço a ajuda de vocês pra encontrar o defeito. A fonte não apesenta nenhum componente em mau estado, apenas um capacitor estufado, estou enviando umas fotos pra vocês analisarem, por enquanto, obrigado.

post-524039-13884966999076_thumb.jpg

post-524039-13884966999737_thumb.jpg

post-524039-13884967000318_thumb.jpg

Postado

Voltou a ligar o aparelho porém não tem imagem, as lampadas não acendem por que não tem alta tensão na saida do trafo para elas, chega 18v em um transistor que entrega uma tensão de 5v ao primário do trafo, está correto? Medindo os dois secundários existe uma diferença grande entre eles um com 1.1k e o outro com 3.5k, talvez seja ai o problema, o proprio trafo do inverter.

Postado

Ok, vou verificar isso, estou postando uma imagem da placa do lado de baixo onde voce pode ver o transistor que eu citei acima, não consegui encontrar o datasheet em nenhuma lista: STU407D (ou STV407D não da pra ter certeza). Me parece um duplo mosfet ou equivalente, ele apresenta 18v no terminal que vem do ci de controle e entrega 5v ao primário do trafo. Como não tenho o diagrama, não sei se essa tensão de 5v está correta. Pode me informar qual a tensão média necessária para o primário do trafo num equipamento desse?

post-524039-13884967003511_thumb.jpg

• Coordenador
Postado

Eu também não sei as tensões que tem que ter nesses setores, mas você testou os trafos fora da placa?

Um outro detalhe é que as lâmpadas são extremamente sensíveis, as vezes elas se quebram na abertura do monitor!...

Postado

Sim testei o trafo e a diferença nos dois secundários (tem um pra cada conector de lampada)se mantem igual eu descrevi anteriormente. A questão de ser as lampadas acho difícil por que não tem tensão no secundario do trafo. Testei as lampadas com outro inverter fora da placa e acendeu normal. A grande dificuldade em reparar esses equipamentos é a dificuldade em conseguir o diagrama, as tensões e configurações mudam bastante de um modelo pra outro e não da pra pegar um esquema de outro modelo pra ter ideia. Se vocês souberem algum link onde eu possa achar esse esquema manda pra mim, o chassi da fonte é BN4400121NSK

Postado

Foi isso que eu tentei antes de examinar a minha fonte, só que não encontrei nada nem no ML, o monitor é 932BWE de 19 pol, a fonte é bem próxima dessa do link que voce enviou, tem alguns diodos do lado do primário do trafo que na minha está jampeado. Tudo bem, agradeço muito a atenção e o esforço em ajudar, vou pesquisar mais um pouco e tentar achar uma que possa ser usada nesse monitor, assim que resolver posto a solução ok?

Até mais.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!