Ir ao conteúdo

Como transformar uma onda senoidal em retangular, triangular e dente de serra?

CA13

Posts recomendados

Postado

Já procurei em diversos topicos, mas sem sucesso.

Preciso transformar uma onda senoidal em ondas triangulares, retangulares e dente de serra, sendo todas com a mesma amplitude, mesma frequencia e mesma tensão offset.

Entendo que seja muita informação heheh mas gostaria pelo menos de ideias para tentar fazer esse projeto.

Transformar a senoidal em retangular, como visto em outros topicos, é relativamente fácil, a questão é que não consigo manter a mesma amplitude.

O mesmo vale para a transformação da retangular para triangular, fazendo um amplificador comparador e amplificador integrador, consegui transformar, mas quando a frequencia diminui, acaba dando errado.

Nunca tive muito contato com circuitos eletricos e eletronicos, logo, qualquer ajuda é bem vinda heheh

Postado

O amplificador derivador e integral nada mais é que filtros e funcionam bem para a frequência dimensionada, fora da faixa ocorre atenuação.

Se você quiser fazer um gerador de funções te dou duas sugestões

http://www.projetostecnologicos.com/Componentes/CIsAnalogicos/8038/8038.html

nesse CI gera a onda senoidal, quadrada e triangular. A frequência máxima de oscilação é 100kHZ

http://www.analog.com/static/imported-files/data_sheets/AD9834.pdf

Nesse outro gera onda senoidal, triangular e dependendo da configuração dente de serra, para gerar uma onda quadrada nesse CI só precisa colocar a ondoa senoidal na entrada de um bom comparador e sua saída será quadrada.

Frequência máxima de oscilação é 37.5MHZ

Postado

A sugestão do gerador com integrado é interessante.

O CI 8038 já não é encontrado com facilidade.

Uma outra opção seria gerar primeiro a onda triangular, com duas fontes de corrente e um capacitor. Uma fonte de corrente carregaria o capacitor e a outra, em seu tempo, descarregaria. Isso forma uma onda triangular.

Para transformar para quadrada, bastaria usar um comparador com pequena histerese.

Para transformar a onda triangular em senoidal, você utilizaria diodos e resistores.

Depois você atenua as maiores amplitudes e inclui um amplificador operacional para baixar a impedância e alterar o off set.

Dá trabalho, mas se você não quiser gerenciar o CI ADxxxx com um microcontrolador, esta opção passa a ser interessante. Mesmo que você utilize o CI XR-2206, vão ser necessários alguns amplificadores operacionais para obter as ondas com a mesma amplitude.

MOR_AL

Postado

Po valeu pelas dicas, mas no meu caso é um projeto de faculdade. É um projeto mais didático que prático.

Eu precisaria fazer com que meu sinal senoidal de entrada, se transformasse nessas outras ondas usando basicamente amplificadores, Mosfets, resistores, diodos, filtros... por isso o uso do amplificador comparador e integrador da retangular para triangular.

O que ajudaria muito é se eu conseguisse extrair o valor da tensão de offset da entrada da onda senoidal, a de pico eu consegui achar fazendo um retificador, com filtro capacitivo em seguida. Fica aproximado mas acho que já é o suficiente. Mas quando mudo o offset já atrapalha, não sei se é por causa do diodo do retificador.

Estou fazendo esse projeto no circuitlab:

https://www.circuitlab.com/circuit/8arc95/projeto2_4/

Ainda está no inicio, comecei ontem.

Postado

Estude este circuito e impressione seu professor!!!

Circuito_zps9fee52fa.jpg

As ondas geradas no Simetrix (free até muitos componentes. Este circuito não atingiu o limite)

Ondas_zpsb2876ee3.jpg

Hãã sim! Já ia me esquecendo. Esse circuito permite variar tanto a frequência como o delta (Ton/T).

MOR_AL

Postado
A sugestão do gerador com integrado é interessante.

O CI 8038 já não é encontrado com facilidade.

Uma outra opção seria gerar primeiro a onda triangular, com duas fontes de corrente e um capacitor. Uma fonte de corrente carregaria o capacitor e a outra, em seu tempo, descarregaria. Isso forma uma onda triangular.

Para transformar para quadrada, bastaria usar um comparador com pequena histerese.

Para transformar a onda triangular em senoidal, você utilizaria diodos e resistores.

Depois você atenua as maiores amplitudes e inclui um amplificador operacional para baixar a impedância e alterar o off set.

Dá trabalho, mas se você não quiser gerenciar o CI ADxxxx com um microcontrolador, esta opção passa a ser interessante. Mesmo que você utilize o CI XR-2206, vão ser necessários alguns amplificadores operacionais para obter as ondas com a mesma amplitude.

MOR_AL

TEm algum exemplo de para transformar em um senoide usando resistores e diodos?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...